Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Oferta Formação » Doutoramento » PDSP » Informação para Candidatos

Candidaturas

Programa Doutoral em Saúde Pública

Dados Gerais

Código Oficial: 5233
Sigla: PDSP

Diplomas

  • Doutoramento em Saúde Pública (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Saúde Pública (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Journal Club

PD_SP010 - ECTS

Melhorar a capacidade de crítica científica. Estimular a análise critica na interpretação de resultados publicados. Aumentar o conhecimento sobre metodologias de investigação. Melhorar a capacidade de divulgação de resultados científicos. Estimular a aprendizagem ao longo da vida. Proporcionar um fórum de discussão gerador de novas ideias de investigação.

Projeto Individual

PDSP12_4 - ECTS Os estudantes deverão preparar um documento estruturado que contenha a justificação, os objectivos e os métodos previstos para levar a cabo a realização da tese de doutoramento. Os estudantes deverão saber identificar as questões de investigação e ter capacidade de justificar e planear um projeto de investigação nomeadamente adequando os métodos aos objetivos.

Seminários Temáticos

PD_SP009 - ECTS

Administração e Sistemas de Saúde

PDSP12_3 - ECTS

Desafios em Investigação Epidemiológica

PDSP12_2 - ECTS Compreender e sentir os desafios que se colocam na implementação de estudos epidemiológicos na sociedade actual. Tirar partido dos sistemas de informação disponíveis, com crítica para a validade da informação aí contida

Ética e Filosofia da Ciência

PDSP12_1 - ECTS

Metodologia de Investigação em Saúde

PD_SP001 - ECTS

Métodos Estatísticos em Saúde I

PD_SP005 - ECTS

Métodos Estatísticos em Saúde II

PD_SP006 - ECTS

Revisão Sistemática e Meta-Análise

PD_SP008 - ECTS

Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas.

Esta unidade curricular pretende introduzir as questões metodológicas mais relevantes relacionadas com a realização de revisões sistemáticas, assim como as bases científicas para a síntese quantitativa por meta-análise.

Comunicação em Saúde

PDSP12_6 - ECTS

Demografia

PDSP12_7 - ECTS

Epidemiologia das Doenças Crónicas

PD_SP012 - ECTS

Epidemiologia de Campo

PDSP12_8 - ECTS

Estudos Sociais em Saúde Pública

PDSP12_5 - ECTS

Investigação em Serviços de Saúde

PD_SP011 - ECTS

Os investigadores em saúde pública e epidemiologia olham para as causas da doença usando modelos conceituais heterogéneos, interagindo os diferentes atores a vários níveis, que compreendem desde  vias fisiopatológicos a contextos sociais. Apesar deste reconhecimento qualitativo da complexidade, o paradigma 'exposição-resultados' tem claramente dominado as abordagens quantitativas na pesquisa em saúde pública, de uma forma reducionista que também moldou a organização dos cuidados e a sua avaliação. Os estudantes devem identificar as especificidades da organização, hierarquia e gestão de estruturas de saúde em diferentes níveis de complexidade (comunidade, centros de saúde, hospitais). Devem ainda adquirir uma perspectiva global.

Outro objetivo desta UC é proporcionar ao estudante o desenvolvimento de competências no domínio da operacionalização e da aplicação de instrumentos de avaliação capazes de potenciar a eficiência e a eficácia das organizações deste setor

Métodos Avançados de Sistemas de Informação Geográfica

PDSP12_16 - ECTS

Métodos Avançados em Análise de Dados Qualitativos

PDSP12_10 - ECTS

Métodos avançados em Epidemiologia

PD_SP003 - ECTS

Métodos Avançados em Meta-Análise

PDSP12_9 - ECTS

A meta-análise é um recurso com grande utilidade na síntese quantitativa de resultados, no contexto de revisões sistemáticas. A compreensão das diferentes abordagens metodológicas à meta-análise é necessária para uma interpretação adequada do número crescente de publicações que utilizam estas técnica, assim como para produzir estimativas conjuntas dos resultados obtidos em estudos diferentes.

Nesta unidade curricular serão exploradas as metodologias necessárias para a realização de meta-análises de resultados de investigações que disponibilizam diferentes tipos de medidas de efeito ou estruturas de dados, assim como com dados individuais dos participantes em cada estudo, para compreender a heterogeneidade dos resultados e para avaliar "efeitos de estudos pequenos”.

Nutrição e Saúde

PDSP12_11 - ECTS

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em métodos e determinantes alimentares relevantes em saúde pública.

Desenvolver nos alunos competências para o planeamento e desenvolvimento de investigação em nutrição e saúde.

Promoção da Saúde

PDSP12_12 - ECTS

Saúde Ambiental

PDSP12_13 - ECTS

Saúde Global

PDSP12_15 - ECTS

Saúde Ocupacional

PDSP12_14 - ECTS

Sistemas de Apoio à Decisão em Saúde

PD_SP019 - ECTS

Técnicas de Medição em Saúde

PD_SP004 - ECTS

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam quantificar medidas objetivas e subjetivas em Saúde.

 

 

Unidade curricular optativa livre 1

PDSP12_17 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 2

PDSP12_18 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 3

PDSP12_19 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 4

PDSP12_20 - ECTS

Tese

PDSP12TES - ECTS Pretende-se que a tese proporcione, para além da aquisição de conhecimentos, a capacidade dedesenvolver uma investigação original, através da aquisição de competências nas suas diferentes componentes (revisão da literatura, escolha e aplicação de metodologias, interpretação dos resultados, redação de artigos científicos). 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-01-22 às 03:51:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais