Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » Doutoramento » PDMOM » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular

Dados Gerais

Código Oficial: 5196
Sigla: PDMOM
Descrição:

O Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular é um ciclo de estudos conducente ao Grau de Doutor em Medicina com um plano de estudos que totaliza 210 créditos.

Diplomas

  • Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular (210 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular (não conferente de grau) (30 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Angiogénese na inflamação e cancro II

PDMOM13_5 - ECTS

Biologia Molecular II

PDMOM13_2 - ECTS

Ciclo Celular e Apoptose II

PDMOM13_3 - ECTS

Rever conhecimentos fundamentais sobre a regulação do ciclo celular (CC) e a morte celular por apoptose (MCA), enquanto fenómeno contribuinte da homeostasia.

Integrar conhecimentos acerca da desregulação do CC e da MCA, na patogénese e no diagnóstico de entidades clínicas. Exemplos ilustrativos.

Habilitar ao conhecimento de procedimentos técnicos empregues no estudo destas entidades.

Colocar problemas e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.

Perceber as fronteiras do conhecimento nestas áreas e as potenciais perspectivas futuras de progresso. Em especial, áreas de potencial intervenção terapêutica.

Citogenética Molecular II

PDMOM13_6 - ECTS

Epigenética e cancro II

PDMOM13_9 - ECTS

Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular II

PDMOM13_8 - ECTS

Formações de Nível Avançado

PDMOM13_14 - ECTS Esta UC destina-se a reconhecer o valor das acções de formação de elevada qualidade,que contribuam para o processo educativo dos estudantes de doutoramento. De facto, dado que todos estes são médicos, é comum frequentarem acções formativas, habitualmente internacionais e organizadas por sociedades científicas, dedicadas a assuntos específicos, tratados com notável profundidade.

Genética Humana e Doença II

PDMOM13_7 - ECTS Fornecer aos alunos os esquemas fundamentais relativos à herança das características que definem o ser humano nas suas manifestações normais e patológicas utilizando modelos particulares de doença para discussão.

Gerontologia II

PDMOM13_12 - ECTS

Adquirir conhecimentos básicos sobre o processo do envelhecimento, em particular as suas causas prováveis e mecanismos de actuação.

Conhecer conceitos-chave da gerontologia, o percurso histórico do tema, a sua evolução e as fronteiras actuais, com recurso a investigadores internacionalmente conceituados.

Colocar problemas da área da biogerontologia e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.

Integrar manifestações fenotípicas do processo de envelhecimento com causas celulares ou génicas associáveis.

Insuficiência Cardíaca II

PDMOM13_10 - ECTS Os principais objetivos desta unidade curricular são a obtenção de conhecimento em áreas emergentes relacionadas com a fisiopatologia da insuficiência cardíaca, em particular nos mecanismos moleculares envolvidos  e as suas implicações terapêuticas do conhecimento destas vias moleculares.

Oncobiologia II

PDMOM13_4 - ECTS

Os objectivos gerais do módulo de Oncobiologia inserem-se no objectivo principal do Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP que é o da aprendizagem de uma nova linguagem biomédica centrada nos genes e nos seus produtos. Com base nesta “nova” ciência biomédica pretende-se progredir na prevenção das doenças, no diagnóstico precoce dos processos lesionais, na avaliação prognóstica e na selecção terapêutica.

Os objectivos específicos deste Módulo passam pelo aprofundamento das vertentes da Oncobiologia e Oncologia do MIMED (Mestrado Integrado em Medicina), numa perspectiva de patologia molecular, que podem ser sumariados da seguinte forma:

- Compreender e explicar os diversos mecanismos moleculares e celulares subjacentes ao desenvolvimento (iniciação e progressão) do cancro;

- Compreender e identificar os factores ambientais que causam o cancro e as suas interacções genético-ambientais, com ênfase na epigenómica e na metagenómica

- Compreender e identificar o papel dos biomarcadores moleculares como instrumentos para a avaliação do prognóstico e para a terapêutica dirigida no cancro.

Patologia endócrina II

PDMOM13_11 - ECTS

Prática Laboratorial

PDMOM13_13 - ECTS Esta UC destina-se a reconhecer o valor das acções de formação laboratorial de elevada qualidade,que contribuam para o processo educativo dos estudantes de doutoramento. No seu percurso, alguns dos estudantes poderão desejar aprofundar os seus conhecimentos e práticas laboratoriais, estagiando para o efeito em laboratórios de prestígio, por tempo relevante.

Projecto de Tese

PDMOM13_16 - ECTS

Técnicas de Biologia Molecular

PDMOM13_1 - ECTS UC do Programa Doutoral que tem por finalidade a realização de trabalhos práticos «hands on» em ambiente de facto laboratorial.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-04-26 às 11:51:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais