Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Oferta Formação » Doutoramento » PDBM » Informação para Candidatos

Candidaturas

Programa Doutoral em Biomedicina

Dados Gerais

Código Oficial: 5447
Sigla: PDBM
Descrição:
 

Diplomas

  • Doutoramento em Biomedicina (240 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Biomedicina (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Bioquímica Clínica da inflamação

PD_ME05 - ECTS

Ciclo Celular e Apoptose II

PDMOM13_3 - ECTS

Rever conhecimentos fundamentais sobre a regulação do ciclo celular (CC) e a morte celular por apoptose (MCA), enquanto fenómeno contribuinte da homeostasia.

Integrar conhecimentos acerca da desregulação do CC e da MCA, na patogénese e no diagnóstico de entidades clínicas. Exemplos ilustrativos.

Habilitar ao conhecimento de procedimentos técnicos empregues no estudo destas entidades.

Colocar problemas e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.

Perceber as fronteiras do conhecimento nestas áreas e as potenciais perspectivas futuras de progresso. Em especial, áreas de potencial intervenção terapêutica.

Citogenética Molecular II

PDMOM13_6 - ECTS Adquirir conhecimentos sobre as várias metodologias de citogenética; Conhecer as vantagens e limitações destas metodologias em vários modelos de carcinogénese; Compreender a relevância da informação genética para o diagnóstico, prognóstico, tratamento e seguimento de doenças neoplásicas; Conhecer a teoria da mutação somática do cancro, com ênfase para a relevância de genes de fusão para a carcinogénese; Aulas práticas sobre análise de FISH.

Cronobiologia

PD_ME010 - ECTS

São objetivos específicos desta Unidade Curricular:

  • Compreender como os ritmos circadianos podem afetar a vida, desde o genoma até ao complexo comportamento do indivíduo.
  • Avaliar o papel da Cronobiologia em várias situações fisiológicas e patológicas.
  • Avaliar a relação entre os ritmos circadianos e a terapia.

 

Cultura de células animais

PD_MCE016 - ECTS

Estágio

PD_Biom03 - ECTS Durante a unidade curricular, o estudante deverá desenvolver e adquirir competências na área do estágio realizado. A UC Estágio poderá ser desenvolvida no contexto de uma atividade laboratorial (num laboratório ou rotação por mais do que um laboratório) ou clínica, sendo os objetivos de aprendizagem específicos de cada uma das opções.

Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular II

PDMOM13_8 - ECTS O objectivo geral da Unidade Curricular é apresentar uma visão avançada da Farmacogenómica e o seu papel na Medicina de Precisão e Personalizada como vector de uma individualização do tratamento ou da quimioprevenção, alterando comportamentos e incentivando o exercício da medicina baseada na evidência. É tambem focalizada a importancia da Epidemiologia Molecular e da Ecogenética na evolução da Farmacogenómica/Medicina de Precisão.
A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento com particular ênfase na sua importância para o desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde na compreensão das várias estratégias adequadas a uma Medicina Personalizada e de Precisão. O impacto das novas tecnologias na Medicina de Precisao e Farmacogenómica potencia um melhor diagnóstico, tratamento e prevençao de doença tendo em conta a variabilidade individual, genética e nos estilos de vida/ambiente.
Na contribuiçao da Farmacogenómica para a Medicina de Precisão obtemos maior eficácia dos diagnósticos e orientaçao terapeutica, o que resulta em utilização racional e eficiente dos recursos disponíveis, melhoria dos resultados clínicos (eficacia terapeutica/reduçao de efeitos adversos), melhor acesso equitativo a cuidados de saúde personalizados e melhor cidadania com a promoçao da literacia em saude e consequente participaçao ativa do cidadão na medicina personalizada.

Fundamentos e métodos da biologia molecular

PDN13_3 - ECTS

A UC fornece conhecimentos teórico-práticos sobre bases moleculares do funcionamento do neurónio e glia e metodologias atuais disponíveis para o estudo dos processos moleculares. O estudante fará uma aprendizagem “hands on” em laboratório das diversas abordagens experimentais, seus fundamentos, aplicação, requisitos práticos, vantagens e limitações. Pretende-se que o estudante seja capaz de planear corretamente a abordagem experimental com vista a responder adequadamente ao objetivo do estudo. Estas competências ajudarão o estudante no desenho e no desenrolar da sua tese, e permitir-lhe-ão compreender melhor o trabalho de outros investigadores e proceder à avaliação crítica de dados científicos.

Genética Humana e Doença II

PDMOM13_7 - ECTS Fornecer aos alunos os esquemas fundamentais relativos à herança das características que definem o ser humano nas suas manifestações normais e patológicas utilizando modelos particulares de doença para discussão.

Metabolismo e doenças metabólicas

PD_MCE021 - ECTS

Oncobiologia II

PDMOM13_4 - ECTS

Os objectivos gerais do módulo de Oncobiologia inserem-se no objectivo principal do Doutoramento em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP que é o da aprendizagem de uma nova linguagem biomédica centrada nos genes e nos seus produtos. Com base nesta “nova” ciência biomédica pretende-se progredir na prevenção das doenças, no diagnóstico precoce dos processos lesionais, na avaliação prognóstica e na selecção terapêutica.

Os objectivos específicos deste Módulo passam pelo aprofundamento das vertentes da Oncobiologia e Oncologia do MIMED (Mestrado Integrado em Medicina), numa perspectiva de patologia molecular, que podem ser sumariados da seguinte forma:

- Compreender e explicar os diversos mecanismos moleculares e celulares subjacentes ao desenvolvimento (iniciação e progressão) do cancro;

- Compreender e identificar os factores ambientais que causam o cancro e as suas interacções genético-ambientais, com ênfase na epigenómica e na metagenómica

- Compreender e identificar o papel dos biomarcadores moleculares como instrumentos para a avaliação do prognóstico e para a terapêutica dirigida no cancro.

Projeto de Tese

PD_Biom04 - ECTS No final da unidade curricular, o estudante deverá apresentar a proposta do seu projeto de tese, após a concordância do seu orientador e coorientador para posterior avaliação da Comissão Científica do ciclo de estudos.

Stresse: biologia, ambiente e saúde

PD_MCE005 - ECTS

Bioestatística I

PDICSS13_2 - ECTS Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos da aplicação de métodos de análise estatística básicos e adaptados a objetivos de investigação clínica, de avaliação de tecnologias e de investigação em serviços de saúde.  O estudante deverá desenvolver as aptidões necessárias à correta aplicação e interpretação das metodologias apresentadas utilizando software estatístico.

Comunicação e Publicação Científica

PDICSS013_5 - ECTS - Explicar os fundamentos da comunicação e divulgação em ciência; - Descrever os principais formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde; - Caracterizar o artigo científico; - Descrever o processo editorial; - Explicar a contribuição do processo de avaliação pelos pares para a garantia da qualidade da investigação científica; - Elaborar artigos científicos, sumários (abstracts), comunicações orais, posters e protocolos de investigação; - Descrever os critérios fundamentais de organização, estruturação e escrita de uma tese de mestrado e de doutoramento; - Apresentar comunicações orais; - Elaborar slides e posters.

Desafios em Investigação Epidemiológica

PDSP12_2 - ECTS Compreender e sentir os desafios que se colocam na implementação de estudos epidemiológicos na sociedade actual. Tirar partido dos sistemas de informação disponíveis, com crítica para a validade da informação aí contida

Ética e legislação

PDICSS013_4 - ECTS

-Conhecer a legislação relevante relativa aos principios éticos na investigação em Saúde;

-Debater questões éticas fundamentais em investigação na área da saúde;

-Submeter protocolos às Comissões de Ética;

-Debater a relação entre a Ética e os custos dos cuidados de Saúde;

-Analisar as questões fundamentais em Biodireito;

-Satisfazer as exigências éticas e legais no desenvolvimento de um trabalho de investigação em Saúde.

Metodologia de Investigação em Saúde

PD_SP001 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-01-20 às 03:08:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais