Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » Mestrado » MES » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Mestrado em Educação para a Saúde

Dados Gerais

Código Oficial: M087
Sigla: MES

Diplomas

  • Mestrado em Educação para a Saúde (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Educação para a Saúde (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Comunicação e relação humana

ES19 - ECTS

Espera-se que do/da estudante demonstração de competências de:

Construção de quadros cognitivos para interpretação e análise de situações de comunicação e relação humana

Domínio de processos e técnicas de comunicação

 

Curriculo escolar e educação para a saúde

ES27 - ECTS

Aquirir conhecimentos na área da educação e do currículo relacionados com modelos teóricos sobre educação para a saúde no currículo escolar que levem à identificação de vantagens/desvantagens das diferentes abordagens na formação global dos alunos.
Desenvolver competências de análise de projetos  de saúde educação para a saúde na escola;
Conceber um projeto de educação para a saúde

Epidemiologia

ES33 - ECTS

Fontes de informação e revisão sistemática em educação para a saúde

ES35 - ECTS

Fundamentos de estatística aplicados à saúde

ES21 - ECTS

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e capacidades técnicas no sentido de identificar, classificar as vantagens, inconvenientes e limitações das principais ferramentas de inferência estatística;

Compreender e aplicar a interligação da investigação com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo.

Métodos de investigação qualitativa em saúde escolar

ES22 - ECTS


A UC oferece contato com o processo de investigação científica, focando-se numa introdução ao métodos de pesquisa qualitativa, nas suas componentes epistemológica, teórica e técnica. Esta introdução não se reduz a uma discussão técnica. A exposição e debate de perspetivas teóricas sobre modelos e modos de produção de conhecimento científico é acompanhada  do desenvolvimento de um pequeno projeto de pesquisa que poderá ter contato com o terreno.. A organização da UC em três secções – enquadramento epistemológico e reconhecimento dos paradigmas de produção científica; operacionalização do método ao nível das correntes, métodos e técnicas; a cientificidade e produção de conhecimento nas CE– permite a apropriação de diferentes modos de produzir conhecimento e de entender a ciência; de compreenderem a coerência interna que subjaz a uma pesquisa e a desenvolvê-la, acionando diferentes dispositivos técnico-metodológicos adequados aos objetos.

Seminários Temáticos

ES34 - ECTS
Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública nas arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.

Técnicas de promoção da Saúde

ES18 - ECTS

Ambiente e Saúde

ES02 - ECTS

- Adquirir competências fundamentais e aplicadas em Ambiente e todas as componentes que as determinam, incluindo a promoção de Saúde através de medidas preventivas;

- Estimular o uso de metodologias objetivadas para a recolha, análise e produção de conhecimento no âmbito da Saúde e Ambiente.

- Sensibilizar para a problemática da comunicação do risco às populações.

- Desenvolver as capacidades de pesquisa, selecção e síntese de informação científica e técnica

Desenvolver capacidades de autonomia, trabalho em equipa, integração de conhecimentos de diferentes áreas, incluindo a vertente da sua aplicação para abordar e resolver problemas aplicados.

 - Desenvolver as competências e capacidades de comunicação científica na forma oral e escrita

 

Determinantes e prevenção da violência

ES04 - ECTS

Conceptualizar as diversas formas de violência e discutir as metodologias mais adequadas para o seu estudo. Conhecer algumas estratégias de atuação sobre os problemas de violência.

Medicamentos e Saúde

ES08 - ECTS

Nutrição e atividade física na saúde

ES30 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é dar a conhecer as relações entre a nutrição e a atividade física e o desenvolvimento de doenças crónicas, assim como, obter conceitos sobre os métodos de investigação apropriados para o estudo destes comportamentos em populações.

 

Prevenção das dependências

ES12 - ECTS

Caraterizar o uso de substâncias passíveis de dependência, focando os aspetos da prevenção nos mais jovens.

 

Prevenção das doenças crónicas

ES13 - ECTS Conhecer as tendências temporais da carga das doenças crónicas mais frequentes e dos seus principais determinantes nas populações humanas.

As intervenções de especialistas em temas relacionados com a epidemiologia de diferentes grupos de doenças crónicas de elevada frequência (cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças reumáticas e diabetes) permitirão que os alunos conheçam as especificidades de cada grupo nosológico e as respectivas implicações no estudo da carga da doença na população. A intervenção específica de profissionais dos cuidados primarios de saúde possibilitarão o conhecimento da perspectiva do prestador na gestão da patologia crónica.

Prevenção de doenças transmissíveis

ES29 - ECTS

Projecto individual

ES15 - ECTS

Saúde sexual e reprodutiva

ES16 - ECTS

Unidade Curricular de Escolha Livre

ES36 - ECTS

Dissertação

ES28 - ECTS

Estágio

ES32 - ECTS

Projeto

ES31 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-02-23 às 01:20:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais