Comunicação e relação humana
ES19 - ECTS
Espera-se que do/da estudante demonstração de competências de:
Construção de quadros cognitivos para interpretação e análise de situações de comunicação e relação humana
Domínio de processos e técnicas de comunicação
Curriculo escolar e educação para a saúde
ES27 - ECTS
Aquirir conhecimentos na área da educação e do currículo relacionados com modelos teóricos sobre educação para a saúde no currículo escolar que levem à identificação de vantagens/desvantagens das diferentes abordagens na formação global dos alunos.
Desenvolver competências de análise de projetos de saúde educação para a saúde na escola;
Conceber um projeto de educação para a saúde
Epidemiologia
ES33 - ECTS
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos sobre desenho de estudos epidemiológicos, medidas epidemiológicas utilizadas para quantificar a carga de doença e estimar efeitos, e principais erros que afectam as inferências neste âmbito.
Fontes de informação e revisão sistemática em educação para a saúde
ES35 - ECTS
Esta unidade curricular pretende preparar os alunos para localizar, interpretar e avaliar informação relevante sobre saúde, disponibilizada em revistas científicas de referência, bases de dados informáticas e sítios eletrónicos de organizações nacionais e internacionais de reconhecida idoneidade. Serão abordadas questões metodológicas essenciais para a realização e análise crítica de revisões sistemáticas.
Fundamentos de estatística aplicados à saúde
ES21 - ECTS
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e capacidades técnicas no sentido de identificar, classificar as vantagens, inconvenientes e limitações das principais ferramentas de inferência estatística;
Compreender e aplicar a interligação da investigação com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo.
Métodos de investigação qualitativa em saúde escolar
ES22 - ECTS
A UC oferece contato com o processo de investigação científica, focando-se numa introdução ao métodos de pesquisa qualitativa, nas suas componentes epistemológica, teórica e técnica. Esta introdução não se reduz a uma discussão técnica. A exposição e debate de perspetivas teóricas sobre modelos e modos de produção de conhecimento científico é acompanhada do desenvolvimento de um pequeno projeto de pesquisa que poderá ter contato com o terreno.. A organização da UC em três secções – enquadramento epistemológico e reconhecimento dos paradigmas de produção científica; operacionalização do método ao nível das correntes, métodos e técnicas; a cientificidade e produção de conhecimento nas CE– permite a apropriação de diferentes modos de produzir conhecimento e de entender a ciência; de compreenderem a coerência interna que subjaz a uma pesquisa e a desenvolvê-la, acionando diferentes dispositivos técnico-metodológicos adequados aos objetos.
Seminários Temáticos
ES34 - ECTS
Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública na atualidade. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública nas arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.
Técnicas de promoção da Saúde
ES18 - ECTS
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes contactem com as diversas teorias, políticas e práticas que estão na base de actividades e programas de promoção de saúde adequados a populações distintas.
Ambiente e Saúde
ES02 - ECTS
- Aquisição de competências para compreender e intervir nas áreas do Ambiente e Saúde, incluindo todas as componentes que as determinam;
- Estimular o uso de metodologias objetivadas para a recolha, análise e produção de conhecimento no âmbito da Saúde e Ambiente.
- Sensibilizar para a problemática da comunicação do risco às populações.
Determinantes e prevenção da violência
ES04 - ECTS
Conceptualizar as diversas formas de violência e discutir as metodologias mais adequadas para o seu estudo. Conhecer algumas estratégias de atuação sobre os problemas de violência.
Medicamentos e Saúde
Nutrição e atividade física na saúde
ES30 - ECTS
O principal objetivo desta unidade curricular é dar a conhecer as relações entre a nutrição e a atividade física e o desenvolvimento de doenças crónicas, assim como, obter conceitos sobre os métodos de investigação apropriados para o estudo destes comportamentos em populações.
Prevenção das dependências
ES12 - ECTS
Caraterizar o uso de substâncias passíveis de dependência, focando os aspetos da prevenção nos mais jovens.
Prevenção das doenças crónicas
ES13 - ECTS
Conhecer as tendências temporais da carga das doenças crónicas mais frequentes e dos seus principais determinantes nas populações humanas.
As intervenções de especialistas em temas relacionados com a epidemiologia de diferentes grupos de doenças crónicas de elevada frequência (cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças reumáticas e diabetes) permitirão que os alunos conheçam as especificidades de cada grupo nosológico e as respectivas implicações no estudo da carga da doença na população. A intervenção específica de profissionais dos cuidados primarios de saúde possibilitarão o conhecimento da perspectiva do prestador na gestão da patologia crónica.
Prevenção de doenças transmissíveis
ES29 - ECTS
Descrição de doenças infeciosas mais comuns tratamento e prevenção
Importância em Saúde Pública.
Sistemas de Vigilância e Boletim epidemiológico e sua importância
Estratégias de Prevenção e eliminação
Projecto individual
ES15 - ECTS
Pretende-se que esta unidade curricular contribua para o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para planear uma investigação original, através da aquisição de competências nas diferentes componentes do planeamento (revisão da literatura, escolha e discussão de metodologias, estratégia de análise de dados, considerações éticas, proteção de dados).
Saúde sexual e reprodutiva
ES16 - ECTS
Aquisição de conhecimentos sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor, desenvolvimento sexual, e principais problemas de saúde sexual e reprodutiva.
Unidade Curricular de Escolha Livre
Dissertação
Estágio
Projeto