Saltar para:
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: Início » Oferta Formação » Mestrado » MMOM » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular

Dados Gerais

Código Oficial: 6194
Sigla: MMOM
Descrição:
Ciclo de estudos conferente do grau de Mestre, orientado para o laboratório, constituído por uma parte lectiva e o desenvolvimento de um projecto, ambos focados nas áreas da Medicina Molecular e Oncologia Molecular.
Compreende 90 créditos e está aberto a licenciados nas áreas das ciências da vida.

Diplomas

  • Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular (45 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
1 Entrada em 2º ciclos de estudo Entrada em 2º ciclos de estudo 6 2020-01-02 a 2020-02-27

Unidades Curriculares

Angiogénese na inflamação e cancro I

MMOM13_7 - ECTS

Compreender os mecanismos e os factores principais envolvidos em angiogénese. Reconhecer o papel da angiogénese em várias situações fisiológicas, e em situações patológicas com particular ênfase no cancro. Identificar metodologias de avaliação do processo angiogénico (modelos in vitro e in vivo). Terapias pró- e anti-angiogénicas em utilização na clínica.

 

A angiogénese como um processo “multistep”; os processos que modulam a angiogénese como a hipoxia e a inflamação; os mecanismos moleculares envolvidos, as interações autocrinas, paracrinas e endócrinas implicadas neste processo, e as alterações da angiogénese em situações patológicas tais como o cancro, mas também em outras doenças com compnente inflamatório como a diabetes e doenças vasculares. Será discutido o papel da radioterapia no processo angiogénico. Serão tambem referidas as terapias pró-angiogénicas e anti-angiogénicas em uso na clínica.

Biologia Molecular I

MMOM13_2 - ECTS A) Adquirir conhecimentos sobre as bases moleculares do funcionamento do neurónio e da célula glial, nomeadamente no que respeita aos mecanismos de regulação da expressão genética, sinalização e tráfego intracelular de proteína. B) Adquirir conhecimentos básicos sobre técnicas de biologia molecular num contexto de resolução de problemas biológicos ou clínicos C) Proceder à avaliação crítica de documentação científica

Ciclo Celular e Apoptose I

MMOM13_3 - ECTS

Adquirir conhecimentos básicos estabelecidos sobre o significado e a regulação do ciclo celular (CC) e da morte celular por apoptose (MCA). Compreensão do papel do CC e da MCA na homeostasia.

Compreender e integrar os conhecimentos, em particular a desregulação do CC e da MCA na patogénese de entidades clínicas.

Conhecer os procedimentos técnicos empregues no estudo destas entidades. Colocar problemas e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.

Perceber as fronteiras do conhecimento nestas áreas e as potenciais perspectivas futuras de progresso, através do contacto directo com investigadores internacionalmente conceituados.

Citogenética Molecular I

MMOM13_6 - ECTS Adquirir conhecimentos sobre as várias metodologias de citogenética; Conhecer as vantagens e limitações destas metodologias em vários modelos de carcinogénese; Compreender a relevância da informação genética para o diagnóstico, prognóstico, tratamento e seguimento de doenças neoplásicas; Conhecer a teoria da mutação somática do cancro, com ênfase para a relevância de genes de fusão para a carcinogénese; Aulas práticas sobre análise de FISH.

Epigenética e Cancro I

MMOM13_11 - ECTS

1.Reconhecer os principais tipos de mecanismos epigenéticos e suas implicações na regulação da expressão génica;

2.Compreender a complexidade das interacções entre os vários de mecanismos epigenéticos;

3.Identificar os principais genes e enzimas intervenientes na modelação epigenética;

4.Enumerar e caracterizar as principais alterações epigenéticas envolvidas no processo de transformação e progressão neoplásica;

5.Reconhecer as interações recíprocas entre mecanismos genéticos e epigenéticos envolvidos na tumorigénese;

6.Identificar as principais estratégias terapêuticas baseadas na reversibilidade das alterações epigenéticas, nomeadamente as que se baseiam no mecanismo de acção dos inibidores das metiltransferases do DNA, bem como das desacetilases e metiltransferases das histonas;

7.Compreender o potencial das alterações epigenéticas como biomarcadores moleculares para detecção de tumores, avaliação do prognóstico e predição de resposta à terapia.

Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular I

MMOM13_8 - ECTS O objectivo geral da disciplina é apresentar uma visão atual da Farmacogenómica e o seu papel na Medicina Moderna como vectores de uma individualização do tratamento ou da quimioprevenção, alterando comportamentos e incentivando o exercício da medicina baseada na evidência. É tambem focalizada a importancia da Epidemiologia Molecular e da Ecogenética na evolução da Farmacogenómica. A componente teórica envolve a revisão e discussão actual do conhecimento em Farmacogenómica com particular ênfase na sua importância para o desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde na compreensão das várias estratégias adequadas a uma Medicina Personalizada

Genética Humana e Doença I

MMOM13_4 - ECTS Fornecer aos alunos os esquemas fundamentais relativos à herança das características que definem o ser humano nas suas manifestações normais e patológicas utilizando modelos particulares de doença para discussão.

Gerontologia I

MMOM13_10 - ECTS Adquirir conhecimentos básicos sobre o processo do envelhecimento, em particular as suas causas prováveis e mecanismos intervenientes.

Conhecer conceitos-chave da gerontologia, o percurso histórico do tema, a sua evolução e as fronteiras actuais, com recurso a investigadores internacionalmente conceituados.

Colocar problemas da área da biogerontologia e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.

Compreender modelos experimentais do envelhecimento, em especial modelos celulares de envelhecimento.

Insuficiência Cardíaca I

MMOM13_9 - ECTS Gerar um ambiente de aquisição de conhecimentos e de discussão em áreas emergentes da insuficiência cardíaca.

Oncobiologia I

MMOM13_5 - ECTS

Os objectivos gerais do módulo de Oncobiologia I inserem-se no objectivo principal do Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP que é o da aprendizagem de uma nova linguagem biomédica centrada nos genes e nos seus produtos. Com base nesta “nova” ciência biomédica pretende-se progredir na prevenção das doenças, no diagnóstico precoce dos processos lesionais, na avaliação prognóstica e na selecção terapêutica.

Os objectivos específicos deste Módulo podem ser sumariados da seguinte forma:

- Compreender e explicar os diversos mecanismos moleculares e celulares subjacentes ao desenvolvimento (iniciação e progressão) do cancro;

- Compreender e identificar os factores ambientais que causam o cancro e as suas interacções genético-ambientais, com ênfase na epigenómica e na metagenómica

- Compreender e identificar o papel dos biomarcadores moleculares como instrumentos para a avaliação do prognóstico e para a terapêutica dirigida no cancro.

Patologia Endócrina I

MMOM13_12 - ECTS Espaço de aquisição, debate e aprofundamento de matérias de Endocrinologia, as de sempre e as actuais, com ênfase no diagnóstico molecular e nos mecanismos moleculares das terapias.

Preparação da Dissertação

MMOM015 - ECTS Esta UC, de tipo orientação tutorial, destina-se a preparar um projecto de investigação e fazer a sua apresentação. É de esperar que os estudantes saibam pesquisar a bibliografia sobre um assunto, estudá-la e organizá-la na forma de uma actualização integrada e sobre esta saibam colocar questões e identificar problemas. Terão também de desenhar uma estratégia para abordar essas questões ou problemas e encontrar-lhes soluções. Todos estes dados serão redigidos num documento-síntese que será suporte de uma apresentação e uma avaliação por um júri qualificado.

Técnicas de Biologia Molecular

MMOM13_1 - ECTS

No final da UC os estudantes deverão estar habilitados com ferramentas de descrição e análise apropriadas à compreensão das práticas laboratoriais nos domínios da Biologia Molecular básica e de translação,  e ao posterior desenvolvimento dos seus projectos de investigação.

A Unidade Curricular justifica-se pela necessidade de oferecer aos estudantes do Doutoramento em Medidina e Oncologia Molecular da FMUP, conhecimentos em investigação em patologia molecular e desenvolvimento de novas competências em prática laboratorial. A UC pretende ter um forte componente “hands-on” que propicie aos estudantes competências nos domínios da investigação básica e de translação nomeadamente:

- Preparação científica para a compreensão dos conceitos e das práticas nos domínios da investigação básica e de translação.

- Adquirir conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e metodológicos usados em investigação biomédica e reflectir sobre limitações associadas às várias metodologias.

- Aprender a desenhar estratégias de investigação em Biologia Molecular.

Dissertação

MM58 - ECTS Colocação de uma hipótese científica e elaboração de uma estratégia laboratorial para lhe responder.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-05-15 às 04:26:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais