Código Oficial: | 6194 |
Sigla: | MMOM |
Descrição: | Ciclo de estudos conferente do grau de Mestre, orientado para o laboratório, constituído por uma parte lectiva e o desenvolvimento de um projecto, ambos focados nas áreas da Medicina Molecular e Oncologia Molecular. Compreende 90 créditos e está aberto a licenciados nas áreas das ciências da vida. |
Compreender os mecanismos e os factores principais envolvidos em angiogénese. Reconhecer o papel da angiogénese em várias situações fisiológicas, e em situações patológicas com particular ênfase no cancro. Identificar metodologias de avaliação do processo angiogénico (modelos in vitro e in vivo). Terapias pró- e anti-angiogénicas em utilização na clínica.
A angiogénese como um processo “multistep”; os processos que modulam a angiogénese como a hipoxia e a inflamação; os mecanismos moleculares envolvidos, as interações autocrinas, paracrinas e endócrinas implicadas neste processo, e as alterações da angiogénese em situações patológicas tais como o cancro, mas também em outras doenças com compnente inflamatório como a diabetes e doenças vasculares. Será discutido o papel da radioterapia no processo angiogénico. Serão tambem referidas as terapias pró-angiogénicas e anti-angiogénicas em uso na clínica.
Adquirir conhecimentos básicos estabelecidos sobre o significado e a regulação do ciclo celular (CC) e da morte celular por apoptose (MCA). Compreensão do papel do CC e da MCA na homeostasia.
Compreender e integrar os conhecimentos, em particular a desregulação do CC e da MCA na patogénese de entidades clínicas.
Conhecer os procedimentos técnicos empregues no estudo destas entidades. Colocar problemas e organizar estratégias metodológicas para a sua resolução.
Perceber as fronteiras do conhecimento nestas áreas e as potenciais perspectivas futuras de progresso, através do contacto directo com investigadores internacionalmente conceituados.
1.Reconhecer os principais tipos de mecanismos epigenéticos e suas implicações na regulação da expressão génica;
2.Compreender a complexidade das interacções entre os vários de mecanismos epigenéticos;
3.Identificar os principais genes e enzimas intervenientes na modelação epigenética;
4.Enumerar e caracterizar as principais alterações epigenéticas envolvidas no processo de transformação e progressão neoplásica;
5.Reconhecer as interações recíprocas entre mecanismos genéticos e epigenéticos envolvidos na tumorigénese;
6.Identificar as principais estratégias terapêuticas baseadas na reversibilidade das alterações epigenéticas, nomeadamente as que se baseiam no mecanismo de acção dos inibidores das metiltransferases do DNA, bem como das desacetilases e metiltransferases das histonas;
7.Compreender o potencial das alterações epigenéticas como biomarcadores moleculares para detecção de tumores, avaliação do prognóstico e predição de resposta à terapia.
Os objectivos gerais do módulo de Oncobiologia I inserem-se no objectivo principal do Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP que é o da aprendizagem de uma nova linguagem biomédica centrada nos genes e nos seus produtos. Com base nesta “nova” ciência biomédica pretende-se progredir na prevenção das doenças, no diagnóstico precoce dos processos lesionais, na avaliação prognóstica e na selecção terapêutica.
Os objectivos específicos deste Módulo podem ser sumariados da seguinte forma:
- Compreender e explicar os diversos mecanismos moleculares e celulares subjacentes ao desenvolvimento (iniciação e progressão) do cancro;
- Compreender e identificar os factores ambientais que causam o cancro e as suas interacções genético-ambientais, com ênfase na epigenómica e na metagenómica
- Compreender e identificar o papel dos biomarcadores moleculares como instrumentos para a avaliação do prognóstico e para a terapêutica dirigida no cancro.
No final da UC os estudantes deverão estar habilitados com ferramentas de descrição e análise apropriadas à compreensão das práticas laboratoriais nos domínios da Biologia Molecular básica e de translação, e ao posterior desenvolvimento dos seus projectos de investigação.
A Unidade Curricular justifica-se pela necessidade de oferecer aos estudantes do Doutoramento em Medidina e Oncologia Molecular da FMUP, conhecimentos em investigação em patologia molecular e desenvolvimento de novas competências em prática laboratorial. A UC pretende ter um forte componente “hands-on” que propicie aos estudantes competências nos domínios da investigação básica e de translação nomeadamente:
- Preparação científica para a compreensão dos conceitos e das práticas nos domínios da investigação básica e de translação.
- Adquirir conhecimentos sobre os pressupostos teóricos e metodológicos usados em investigação biomédica e reflectir sobre limitações associadas às várias metodologias.
- Aprender a desenhar estratégias de investigação em Biologia Molecular.