Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Mestrado » MSP » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2018/19

Mestrado em Saúde Pública

Dados Gerais

Código Oficial: 6239
Sigla: MSP
Descrição:
 

Diplomas

  • Mestrado em Saúde Pública (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Saúde Pública (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Seminários Temáticos

MSP17_1 - ECTS

Administração e Políticas de Saúde

MSP12_1 - ECTS

Bioestatística I

MSP12_2 - ECTS É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica.

Ética em Epidemiologia e Saúde Pública

MSP12_4 - ECTS

- Dotar os estudantes duma base sólida de conhecimentos no que respeita à ética e à filosofia da ciência, em particular no que respeita ao objeto da saúde pública.

- Enquadrar historicamente a emergência e a epistemologia da ética e da filosofia da saúde pública.

Fundamentos de Epidemiologia

MSP12_5 - ECTS

Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Reconhecimento das características, vantagens e limitações dos principais tipos de estudo e de aspetos relacionados com o seu planeamento. Domínio dos principais tipos de medidas epidemiológicas. Compreensão dos principais tipos de erro em epidemiologia.

Projeto Individual

MSP17_2 - ECTS

Técnicas de promoção da Saúde

MSP12_7 - ECTS

Bioestatística II

MSP12_14 - ECTS

O objetivo da disciplina é familiarizar o aluno com conceitos estatísticos relativos a modelos multivariáveis, habilitando-o a: (1) ter uma compreensão conceptual dos princípios e aplicações práticas desses modelos, (2) saber escolher a estratégia analítica e de construção do modelo apropriado, discutindo as diferentes opções para a inclusão de variáveis, (3) compreender e discutir os conceitos de confundimento e interação, (4) adquirir conhecimento prático do modo de efetuar uma análise e interpretar os resultados, com recurso a um programa estatístico.

O estudante deverá adquirir capacidades de selecionar o modelo estatístico multivariável mais apropriado para a questão científica em análise; saber construir o modelo e implementá-lo num software estatístico; analisar criticamente e interpretar os resultados obtidos.

Bioestística Aplicada

MSP12_13 - ECTS

Comunicação de Risco

MSP12_15 - ECTS

Controlo das doenças transmissíveis

MSP12_20 - ECTS Este programa tem como objetivo abordar os desafios colocados pelas doenças infecciosas no século 21 , discutindo estratégias de vigilância , prevenção e controle, bem como avaliar o seu impacto na saúde pública.

Demografia

MSP12_16 - ECTS

Aquisição de conhecimentos básicos de demografia e análise demográfica; aquisição de competências na utilização de fontes de dados e construção e interpretação de indicadores demográficos; aquisição de competências na aplicação de métodos e técnicas analíticas para análise de dados demográficos; aquisição de conhecimentos sobre a relação entre a transição demográfica e epidemiológica e impacto das dinâmicas populacionais na saúde das populações.

O aluno deverá ser capaz de utilizar diferentes fontes de dados; deverá estar apto a calcular indicadores de mortalidade, fecundidade, migração e de crescimento populacional e a utilizar diferentes métodos para a padronização destes indicadores; deverá ser capaz de interpretar tabelas de vida; deverá estar apto a descrever as transições demográfica e epidemiológica e a avaliar o efeito das características demográficas e do crescimento populacional na Saúde Pública.

Doenças Crónicas

MSP12_19 - ECTS Conhecer a carga e as tendências temporais das doenças crónicas mais frequentes e dos seus principais determinantes nas populações humanas.

As intervenções de especialistas em temas relacionados com a epidemiologia de diferentes grupos de doenças crónicas de elevada frequência (cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças reumáticas e diabetes) permitirão que os alunos conheçam as especificidades de cada grupo nosológico e as respectivas implicações no estudo da carga da doença na população. A intervenção específica de profissionais dos cuidados primarios de saúde possibilitarão o conhecimento da perspectiva do prestador na gestão da patologia crónica.

Economia e Gestão da Saúde

MSP12_17 - ECTS

Epidemiologia Genética

MSP12_18 - ECTS Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos fundamentais e métodos específicos da área da Epidemiologia Genética. Procurar-se-á introduzir e estimular nos alunos: (i) a importância da Epidemiologia Genética na Medicina e no quotidiano da investigação biomédica e (ii) a capacidade de interpretar os diferentes passos de um estudo de Epidemiologia Genética desde a avaliação da componente genética até à identificação dos factores genéticos responsáveis por uma doença.

Gestão em Serviços de Saúde

MSP12_21 - ECTS

Medições em Saúde: Questionários e escalas

MSP12_31 - ECTS

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam avaliar determinantes objectivos e subjectivos em Saúde.

 

Métodos Qualitativos em Saúde

MSP12_22 - ECTS

Esta unidade visa compreender o contributo dos métodos qualitativos para a investigação epidemiológica, explorando os contextos de aplicação e diferentes métodos de recolha de informação, análise e interpretação dos dados. Identificar contextos de aplicação da metodologia qualitativa em saúde. Desenhar uma investigação qualitativa. Identificar as técnicas de amostragem e métodos de recolha de informação. Avaliar a qualidade da investigação qualitativa.

Nutrição e Saúde Pública

MSP12_23 - ECTS

Qualidade Organizacional em Saúde

MSP12_24 - ECTS

Revisão Sistemática e Fundamentos de Meta-Análise

MSP12_25 - ECTS

Saúde ambiental e ocupacional

MSP12_8 - ECTS Adquirir conhecimentos relacionados com os principais problemas ambientais e seus efeitos na saúde. Entender a especificidade dos métodos de pesquisa nesta área, principalmente no que diz respeito à quantificação de exposições e avaliação de riscos. Entender os ambientes natural, construído e psicossocial como determinantes críticos para a saúde.

Saúde e Sociedade

MSP12_3 - ECTS

Diagnosticar e analisar as dimensões culturais, sociais, económica e políticas da saúde e da medicina.

Saúde Internacional

MSP12_26 - ECTS

Saúde Materno-Infantil

MSP12_27 - ECTS

Saúde Mental

MSP12_28 - ECTS

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

MSP12_29 - ECTS

Sistemas de Informação Geográfica

MSP12_30 - ECTS Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são cada vez mais usados em saúde pública para explorar a relação entre a saúde e o ambiente. Nesta unidade curricular abordar-se-ão os métodos e ferramentas SIG mais comumente utilizados em saúde pública e epidemiologia na análise de padrões espaciais de eventos de saúde, no estudo de desigualdades em saúde e de fatores de risco ambientais.

Toxicologia Ambiental

MSP12_32 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos em Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Reconhecimento das ferramentas disponíveis de avaliação de Riscos nesta área através da análise de casos práticos

Unidade curricular optativa livre 1

MSP12_33 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 2

MSP12_34 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 3

MSP12_35 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 4

MSP12_36 - ECTS

Vigilância e controlo de surtos

MSP12_10 - ECTS

Dissertação

MSP12_D - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-03-21 às 04:40:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais