Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » Especialização » PGMD » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Medicina Desportiva

Dados Gerais

Sigla: PGMD

Diplomas

  • Medicina Desportiva (36 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Avaliação funcional e controlo do treino

MD13_1 - ECTS

Avaliação Funcional e controlo de treino tem como grande objetivo conduzir à aprendizagem da metodologia teórica e prática na avaliação do atleta nas componentes fisiológicas, de forma a otimizar as suas capacidades e o seu rendimento desportivo.

Bioenergética

MD15_06 - ECTS A unidade curricular Bionergética visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam entender i) o exercício físico como um importante veículo desregulador da homeostasia orgânica, ii) as diferentes alterações metabólicas, nos músculos esqueléticos recrutados e nos sistemas de regulação homeostática, consequentes das diferentes variantes de exercício físico e iii) os mecanismos subjacentes às alterações fenotípicas musculares esqueléticas induzidas pelo treino físico.

Cardiologia

MD13_3 - ECTS

Cardiologia visa o desenvolvimento de competências clínicas de diagnóstico e tratamento nas doenças cardíacas mais prevalentes na população desportiva. Assim, os assuntos abordados serão os seguintes: Electrocardiografia - princípios gerais e critérios e realização de mini-curso; o ecg normal e as variantes mais frequentes em jovens e atletas - padrões comuns (benignos) e incomuns (anormais); interpretação de electrocardiogramas; testes genéticos em cardiologia; imagiologia; síncope; eco em medicina desportiva, genética e doenças cardiovasculares; a importância do aconselhamento médico; morte súbita durante a prática desportiva; provas de esforço e Holter; contra-indicações para a prática desportiva.

Clinica médica

MD13_4 - ECTS

Na unidade Clínica Médica serão desenvolvidas as competências clínicas de diagnóstico e tratamento de doenças e situações clínicas com implicações na prática desportiva: hipertensão arterial, gravidez, doenças dermatológicas, doenças gastrointestinais e doenças infecciosas.

Estágios e Seminários

MD15_04 - ECTS

Realização de estágios em centros dedicados à medicina desportiva de forma que o aluno se familiarize com a prática dos conceitos aprendidos durante o curso. Os seminários são sobre temas não abordados na pós-graduação mas que a completam, podendo ser aberto a outros públicos.

Ética e dopagem

MD13_5 - ECTS

Na disciplina Ética e Dopagem serão abordados os seguintes temas: Legislação relativa à Luta contra a Dopagem no Desporto; Lista de substâncias e métodos proibidos; As estratégias educativas e informativas na Luta contra a Dopagem no Desporto; Os malefícios orgânicos das substâncias dopantes; A utilização de substâncias dopantes fora do desporto de competição; Organização do plano nacional antidopagem e do sistema informático de selecção de competições e praticantes desportivos; Novos caminhos da Luta contra a Dopagem; Simulação de uma sessão de controlo antidopagem.

Exame Médico Desportivo

MD15_01 - ECTS

Nesta UC será abordado o exame de aptidão médico-desportiva: legislação, avaliação do atleta, eletrocardiograma do desportista, meios complementar de diagnóstico e desporto.

Fisiologia do exercício

MD13_8 - ECTS

Em Fisiologia do Exercício são abordados tópicos de diferentes áreas da fisiologia do exercício a situações concretas da prática profissional em medicina desportiva. Desta forma, esta UC pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem uma intervenção profissional mais fundamentada na área da medicina desportiva.

Medicina preventiva

MD13_10 - ECTS

Na disciplina Medicina Preventiva será abordado o estado da arte sobre estratégias de prevenção e dos benefícios da actividade desportiva, sendo exploradas as seguintes áreas: doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, lesões orofaciais e oculares

Nutrição no Desporto

MD15_02 - ECTS

Na disciplina Nutrição serão tratados os conhecimentos sobre as matérias versadas nas áreas da nutrição e metabolismo considerado necessário à formação na área da medicina desportiva. Assim, serão tratados as seguintes temáticas: Interacção entre nutrição, genes e exercício, Balanço energético, Aminoácidos e metabolismo proteico para o exercício, Gordura, saúde e performance, Necessidades de Hidratos de carbono em atletas, Fluidos e electrólitos, Micronutrimentos e desporto, Periodização nutricional, Desafios fisiológicos ambientais (temperatura, humidade, altitude, jet lag), Populações especiais (religião, vegetarianismo, etc.), Particularidades da atleta adolescente e feminina, Suplementos alimentares e Substâncias ergogénicas.

Pneumologia e imunoalergologia do desporto

MD13_12 - ECTS

Na unidade curricular Pneumologia e Imunoalergologia do desporto será proporcionado o conhecimento dos princípios básicos da fisiologia respiratória do exercício físico, mas também o desenvolvimento de competências clínicas de diagnóstico e tratamento das principais doenças respiratórias e alérgicas relacionadas com a actividade desportiva.

Prescrição de exercício

MD13_13 - ECTS

O exercício como terapêutica. Avaliação do doente. Princípios gerais da prescrição do exercício. Exercício e doenças (diabetes, hipertensão, doença coronária, obesidade…).

Prevenção de Lesões

MD15_05 - ECTS

Dotar o aluno da capacidade de identificar desequilíbrios musculo-esqueléticos e ser capaz de atuar e prevenir eventuais lesões do mesmo.

Psicologia Desportiva

MD15_03 - ECTS

Os principais objectivos da unidade curricular Psicologia são os seguintes: Conhecer as áreas e domínios de aplicação da Psicologia aos diferentes contextos desportivos, conhecer os principais factores psicológicos envolvidos no rendimento desportivo, conhecer os efeitos psicológicos do exercício físico em situações de alta competição e de recreação e conhecer as estratégias psicológicas de intervenção em situações de lesões desportivas.

Temas e debates em medicina desportiva

MD13_15 - ECTS Temáticas multidisciplinares com interesse em Medicina Desportiva

Traumatologia do desporto

MD13_16 - ECTS Traumatologia do desporto visa a formação em semiologia, patologia, tratamento e reabilitação das lesões mais frequentes em traumatologia do desporto.

Urgências em medicina desportiva

MD13_17 - ECTS

Possibilitar a aquisição de conhecimentos e desempenho prático necessários para o manuseio de vítima em paragem cardíaca ou severamente doente e em risco de paragem cardíaca até à chegada de equipa de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-02-18 às 14:58:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais