Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Oferta Formação » Mestrado » MFC » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2017/18

Mestrado em Fisiopatologia Cardiovascular

Dados Gerais

Código Oficial: M434
Sigla: MFC

Diplomas

  • Fisiopatologia Cardiovascular (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Fisiopatologia Cardiovascular (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Avaliação da Função Cardiovascular in vitro I

MFC18 - ECTS Os conteúdos desta unidade vão permitir tornar os discentes autonomos na montagem laboratorial e na interpretação dos modelos de avaliação da função muscular in vitro.  

 

Avaliação Invasiva da Função Cardíaca in vivo I

MFC19 - ECTS Transmitir as principais metodologias de avaliação acentuando-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas, desde o modelo animal à prática clínica.

Biologia Molecular

MFC16 - ECTS Adquirir conhecimentos e desenvolvam aptidões básicas para a participação em projetos científicos que necessitem do recurso a técnicas laboratoriais moleculares utilizadas na investigação cardiovascular.

Ciência em Animais de Laboratório

MFC17 - ECTS O objetivo principal deste módulo é a aquisição de conhecimentos e treino essenciais à prática de experimentação animal.

Mecanismos de Lesão Cardíaca

MFC20 - ECTS Esta formação será essencial para a compreensão dos princípios que presidem ao estabelecimento de novos alvos moleculares no tratamento das doenças cardíacas.

Morfofisiologia Cardiovascular - Nível I

MFC15 - ECTS Utilizando a linguagem própria da fisiologia e anatomia cardiovascular e os seus conceitos básicos e avançados, o programa pretende fazer a ponte para a aplicabilidade fisiopatológica e, portanto, clínica dos mesmos.

Avaliação da Função Cardiovascular in vitro II

MFC25 - ECTS O objetivo principal desta unidade curricular é a aquisição de conhecimentos e treino para preparar e interpretar os resultados dos vários modelos de estudo da função muscular cardíaca e lisa  no rato e ratinho.

Avaliação Invasiva da Função Cardíaca in vivo II

MFC27 - ECTS Transmitir as principais metodologias de avaliação, incluindo avaliação simples de pressão ventricular e avaliação conjunta de pressão e volume, salientando-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Biologia Celular e Histologia

MFC22 - ECTS No final da UC espera-se que os estudantes solidifquem conhecimentos e desenvolvam aptidões básicas para a participação em projetos científicos que necessitem do recurso a técnicas laboratoriais celulares e histológicas básicas utilizadas na investigação cardiovascular.

Comunicação e Publicação Científica - nível I

MFC23 - ECTS O objetivo principal deste modulo é a aquisição de conhecimentos e treino para melhoria da capacidade de transmissão dos resultodos experimentais que os alunos desenvolvam, quer na forma oral, quer na forma escrita.

Ecocardiografia Experimental

MFC24 - ECTS Abordar de uma forma completa, e até exaustiva, a avaliação ecocardiográfica do coração direito e esquerdo.

Mecanismos Moleculares na Insuficiência Cardíaca

MFC26 - ECTS Os conteúdos desta unidade curricular vão permitir aos discentes a obtenção de conhecimento em áreas emergentes relacionadas com a fisiopatologia da insuficiência cardíaca, em particular nos mecanismos moleculares envolvidos e as suas implicações terapêuricas do conhecimento destas vias moleculares.

Modelos Animais de Experimentação Cardiovascular

MFC21 - ECTS

Conhecer os modelos animais de doença cardiovascular.

Projeto de Dissertação de Mestrado

MFC29 - ECTS Apresentação do projeto de dissertação de mestrado, justificando a sua relevância científica com base numa revisão crítica da literatura.

Dissertação/Projeto

MF_Dissert - ECTS O estudante deverá desenvolver um trabalho original.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2017-09-23 às 22:56:39