Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Oferta Formação » Doutoramento » PDCCV » Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Candidaturas 2017/18

Ciências Cardiovasculares

Dados Gerais

Código Oficial: 5792
Sigla: PDCCV

Diplomas

  • Doutor em Ciências Cardiovasculares (240 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências Cardiovasculares (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biologia Molecular e Celular I

PDCCV_4 - ECTS Os conteúdos lecionados nesta unidade curricular abordam diversas metodologias desde boas práticas laboratoriais a histologia e cultura celular de forma a permitir aos estudantes identificarem alterações genotípicas e fenotípicas miocárdicas inerentes à doença cardiovascular.

Ecocardiografia

PDCCV_10 - ECTS Transmitir conhecimentos da técnica, sua aplicação clínica às principais patologias cardíacas.

Insuficiência Cardíaca

PDCCV_32 - ECTS Adquirir conhecimento da epidemiologia da Insuficiência Cardíaca (IC); e desenhar um programa terapêutico para doentes com IC.

Introdução à Epidemiologia

PDCCV_2 - ECTS Atualizar os conhecimentos em epidemiologia essencial, e demonstrar (T) ou trabalhar com os estudantes (TP) a sua aplicação para avaliação dos cuidados de saúde de forma válida.

Mecanismos de lesão cardíaca

PDCCV_12 - ECTS Transmitir conhecimentos dos mecanismos moleculares de lesão celular em patologia cardíaca.

Métodos Estatísticos em Saúde

PDCCV_3 - ECTS

Aquisição de conhecimentos no que se refere aos primeiros conceitos teóricos, modelos e técnicas mais usados na análise estatística de estudos em Saúde. Aprendizagem sobre a escolha e aplicação adequada das metodologias estatísticas em diferentes contextos. Desenvolvimento de espírito crítico na interpretação dos resultados obtidos das análises estatísticas (quer em trabalhos próprios, quer em trabalhos de outrém). De forma sumária, pretende-se que o estudante seja autónomo no que diz respeito às análises estatísticas usuais. 

 

Morfofisiologia Cardiovascular - nível II

PDCCV13_1 - ECTS

Transmitir um conhecimento detalhado da morfologia e função do aparelho cardiovascular, bem como alguns princípios de fisiopatologia.

Risco Cardiovascular

PDCCV_8 - ECTS 1. Definição e caracterização dos principais factores de risco cardiovascular e a explicação dos mecanismos fisiopatológicos subjacentes a estes factores de risco no desenvolvimentos de patologia cardiovascular

2. Abordar o tema estado nutricional e doença cardiovascular, que permitirá a aquisição de conhecimentos adicionais na área da alimentação/nutrição e sua associação com a etiologia, a prevenção e o tratamento da doença cardiovascular

Seminários I

PDCCV13_2 - ECTS Oferecer aos estudantes mais informação na área das ciências cardiovasculares, nomeadamente no que diz respeito a metodologias disponíveis e grupos de estudo nacionais e internacionais para eventuais colaborações.

Apneia do sono: fronteira cardiovascular

PDCCV_21 - ECTS Permitir aos estudantes a obtenção de conhecimento em áreas emergentes relacionadas com a Síndrome da Apneia do Sono.

Avaliação da função muscular cardíaca e vascular in vitro

PDCCV_14 - ECTS Os conteúdos programáticos desta unidade curricular vão permitir tornar os discentes autónomos na montagem laboratorial e na interpretação dos modelos de avaliação da função muscular cardíaca e lisa in vitro.

Avaliação hemodinâmica invasiva

PDCCV_15 - ECTS Abordar as principais metodologias de avaliação de pressões, fluxos e volumes no sistema cardiovascular, incluindo avaliação simples de pressão ventricular e avaliação conjunta de pressão e volume, salientando-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Biologia Molecular e Celular II

PDCCV_16 - ECTS Dotar os estudantes de conceitos teóricos e práticos necessários para compreender, aplicar e ultrapassar problemas práticos inerentes à execução de técnicas de biologia molecular e celular fundamentais à investigação cardiovascular.

Cardiopatia Valvular e Isquémica

PDCCV_9 - ECTS Abordar diversas temáticas da doença cardíaca valvular e isquémica, desde a fisiopatologia até aos alvos de tratamento.

Comunicação e Publicação Científica - nível II

PDCCV13_4 - ECTS O objetivo principal deste módulo é a aquisição de conhecimentos e treino para melhoria da capacidade de
transmissão dos resultados experimentais que os estudantes desenvolvam, quer na forma oral, quer na forma
escrita.

Desenvolvimento Cardiovascular e Cardiopatias Congénitas

PDCCV_7 - ECTS

Doença Cardiovascular e Rim

PDCCV_31 - ECTS Conhecer os fatores de risco, tradicionais e não tradicionais, que justificam o risco cardiovascular aumentado na doença renal crónica e a fisiopatologia dos eventos e complicações mais frequentes nesta população de doentes.

Doença Vascular

PDCCV13_8 - ECTS Os conteúdos dotarão os estudantes dos conceitos necessários para compreender e aplicar os conhecimentos a que a unidade curricular se propõe.

ECMO no Doente Crítico

PDCCV13_9 - ECTS Os conteúdos programáticos têm por objetivo principal a atualização nas diferentes aplicações atuais do ECMO no tratamento da falência cardíaca e respiratória grave do doente crítico.

Epidemiologia Cardiovascular

PDCCV_20 - ECTS Dotar os estudantes de conhecimentos para serem capazes de formar opinião crítica sobre as causas de determinados padrões de doença nas populações, bem como avaliar o efeito de políticas/intervenções de saúde.

Epidemiologia Clínica

PDCCV_19 - ECTS Transmitir metodologias que se utilizam para avaliar quantitativamente a validade e precisão das provas de diagnóstico, permitindo assim aos estudantes tomar decisões baseadas na evidência relativamente à utilidade de utilizar determinada prova de diagnóstico num doente em concreto.

Experimentação Animal

PDCCV_13 - ECTS

Preparar os estudantes para o uso adequado de animais em investigação científica, através da aquisição de conhecimentos sobre os princípios fundamentais da Experimentação Animal.

Hemodinâmica feto-placentar

PDCCV_6 - ECTS

Hipertensão arterial

PDCCV_28 - ECTS Pretende-se compreender o papel dos diferentes sistemas homeostáticos cardiovascular, sendo a tensão arterial uma forma de expressão dos mesmos

Hipertensão Pulmonar

PDCCV_29 - ECTS Obter conhecimento dos mecanismos celulares e moleculares subjacentes à progressão da doença e de modelos experimentais da doença.

Imagiologia Cardiovascular

PDCCV_11 - ECTS Aquisição de conhecimentos e uma abordagem crítica do uso das técnicas de imagem em medicina cardiovascular.


Insuficiencia Cardíaca Grave

PDCCV_33 - ECTS

Modelos Animais e Ecocardiografia Cardiovascular

PDCCV13_11 - ECTS Esta unidade curricular pretender dar aos estudantes um conhecimento teórico robusto sobre modelos experimentais que lhes permita no futuro escolher o modelo que mais de adequa ao projeto de investigação que irão desenvolver.

Projeto de Tese de Doutoramento

PDCCV13_5 - ECTS Tornar o estuante mais autónomo no seu projeto de tese, guiando-o no seu processo de pesquisa e análise de dados e na elaboração do projeto

Psicossomática e Psiquiatria de Ligação na área Cardiovascular

PDCCV_25 - ECTS Abranger as temáticas mais recentes e nucleares da Psicossomática e Psiquiatria de Ligação na Área Cardiovascular, e dotar os estudantes com os conhecimentos teóricos e teórico-práticos necessários para a sua formação aprofundada.

Seminários II

PDCCV13_6 - ECTS Proporcionar aos aos estudantes informação mais variada assim como um contacto privilegiado com "experts" de várias área cardiovasculares, nomeadamente no que diz respeito a metodologias disponíveis e grupos de estudo para eventuais colaborações. Ao assistir a estes seminários os alunos treinarão a sua capacidade de síntese e resumo de informação nova.

Seminários III

PDCCV13_10 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito das Ciências Cardiovasculares e específicos do tópico de interesse do projeto de tese do aluno.

Sistema Nervoso Autónomo e Doença Cardiovascular

PDCCV_24 - ECTS Conhecer as principais metodologias de avaliação do sistema nervoso autónomo através de sinais biológicos simples como as variações subtis da pressão arterial e da frequência cardíaca. A variabilidade no domínio do tempo e da frequência será detalhada e discutida com os alunos. O impacto do controlo autonómico na manutenção da postura ortostática será focada e com avaliações presenciais em doentes durante a realização de testes de tilt.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2017-12-17 às 02:08:10