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Seminários Temáticos

Código: ES34     Sigla: ST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação para a Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MES 15 Plano de Estudos em vigor 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Lucia Nunes Henriques Regente

Docência - Horas

Seminário: 2,57
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,57
Carla Maria de Moura Lopes 0,142
Andreia Cristina Matos Oliveira 0,285
Teresa Isabel da Costa Leão 0,428
Ana Lucia Nunes Henriques 0,285

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública, epidemiologia e promoção da saúde na atualidade. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde das arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às estratégias dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas na prática da promoção da saúde e da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano. 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos adquiram uma visão vasta e multidisciplinar da teoria e prática da promoção da saúde, da saúde pública e da epidemiologia. Nesta unidade, concebemos uma abordagem mais ampla, em oposição a outras unidades em que os currículos são necessariamente mais rígidos. Ao ouvir e discutir a experiência de um grande número de especialistas em vários tópicos que são definidos a cada ano, os alunos ganham acesso a um corpo de conhecimento e experiência que amplia os horizontes de sua perspetiva sobre a saúde pública e a promoção da saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sem pré-requisitos prévios.

Programa

Os Seminários Temáticos abordarão temas como a formulação de políticas, administração da saúde, impacto da crise económica e financeira na saúde da população, desafios na formulação e implementação de projetos e programas nacionais de saúde, efeitos das desigualdades na saúde da comunidade e pesquisa translacional em saúde pública (com ênfase especial nos desafios metodológicos na produção de evidências científicas da mais alta qualidade nas áreas de saúde pública, promoção da saúde e epidemiologia).

Bibliografia Obrigatória

Detels, R. Beaglehole, R. Lansang, M. A. Gulliford, M. ; Oxford Textbook of Public Health, Oxford University Press, 2011. ISBN: 9780199218707

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões/palestras serão conduzidas por especialistas de diferentes áreas da saúde pública, promoção da saúde e epidemiologia, permitindo aos estudantes contatar com experiências de investigação em saúde pública, promoção da saúde e políticas de saúde, o que é essencial, não apenas para a formação geral, mas também para a seleção de temas para a dissertação. A discussão com os convidados constitui uma oportunidade única para os alunos entenderem a integração das diferentes disciplinas envolvidas na saúde pública e promoção da saúde.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Obrigatória a presença em pelo menos 75% dos Seminários agendados.

Os estudantes com estatuto Trabalhador-Estudantes deverão contactar o Regente no inicio da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final desta UC inclui um exame escrito com perguntas abertas sobre qualquer um dos tópicos abordados durante os seminários. A assiduidade será considerada na nota final.

Na nota final serão atribuídos 16 valores, no máximo, para o exame escrito e 4 valores para a assiduidade. A assiduidade será calculada proporcionalmente ao número de seminários a que o aluno assistiu (ex. assistência à totalidade dos seminários=4 valores; assistência a 80% dos seminários=3,2 valores).

Nota final = Exame escrito (80%) + Assiduidade (20%).

Provas e trabalhos especiais

Os trabalhadores-estudantes que obtiverem o estatuto correspondente estão dispensados da participação nos seminários e, portanto, a nota final somente considerará o exame escrito (100%).

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser realizada mediante exame escrito, no mesmo formato, em época de recurso.
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