Seminários Temáticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MES |
15 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública, epidemiologia e promoção da saúde na atualidade. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde das arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às estratégias dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas na prática da promoção da saúde e da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os alunos adquiram uma visão vasta e multidisciplinar da teoria e prática da promoção da saúde, da saúde pública e da epidemiologia. Nesta unidade, concebemos uma abordagem mais ampla, em oposição a outras unidades em que os currículos são necessariamente mais rígidos. Ao ouvir e discutir a experiência de um grande número de especialistas em vários tópicos que são definidos a cada ano, os alunos ganham acesso a um corpo de conhecimento e experiência que amplia os horizontes de sua perspetiva sobre a saúde pública e a promoção da saúde.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sem pré-requisitos prévios.
Programa
Os Seminários Temáticos abordarão temas como a formulação de políticas, administração da saúde, impacto da crise económica e financeira na saúde da população, desafios na formulação e implementação de projetos e programas nacionais de saúde, efeitos das desigualdades na saúde da comunidade e pesquisa translacional em saúde pública (com ênfase especial nos desafios metodológicos na produção de evidências científicas da mais alta qualidade nas áreas de saúde pública, promoção da saúde e epidemiologia).
Bibliografia Obrigatória
Detels, R. Beaglehole, R. Lansang, M. A. Gulliford, M. ; Oxford Textbook of Public Health, Oxford University Press, 2011. ISBN: 9780199218707
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões/palestras serão conduzidas por especialistas de diferentes áreas da saúde pública, promoção da saúde e epidemiologia, permitindo aos estudantes contatar com experiências de investigação em saúde pública, promoção da saúde e políticas de saúde, o que é essencial, não apenas para a formação geral, mas também para a seleção de temas para a dissertação. A discussão com os convidados constitui uma oportunidade única para os alunos entenderem a integração das diferentes disciplinas envolvidas na saúde pública e promoção da saúde.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatória a presença em pelo menos 75% dos Seminários agendados.
Os estudantes com estatuto Trabalhador-Estudantes deverão contactar o Regente no inicio da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final desta UC inclui um exame escrito com perguntas abertas sobre qualquer um dos tópicos abordados durante os seminários. A assiduidade será considerada na nota final.
Na nota final serão atribuídos 16 valores, no máximo, para o exame escrito e 4 valores para a assiduidade. A assiduidade será calculada proporcionalmente ao número de seminários a que o aluno assistiu (ex. assistência à totalidade dos seminários=4 valores; assistência a 80% dos seminários=3,2 valores).
Nota final = Exame escrito (80%) + Assiduidade (20%).
Provas e trabalhos especiais
Os trabalhadores-estudantes que obtiverem o estatuto correspondente estão dispensados da participação nos seminários e, portanto, a nota final somente considerará o exame escrito (100%).
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser realizada mediante exame escrito, no mesmo formato, em época de recurso.