Saúde e Sociedade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais e Comportamentais |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSP |
32 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Identificar, explorar e analisar as dimensões culturais, sociais, económicas e políticas da saúde e da medicina
Resultados de aprendizagem e competências
1. Compreender os impactos das transformações teóricas, políticas, económicas e socioculturais nas definições de saúde, doença e cuidados de saúde.
2. Conhecer, avaliar e refletir sobre os diferentes determinantes sociais da saúde e identificar formas distintas de medição de posição socioeconómica e desigualdade social.
3. Compreender a relação entre vulnerabilidade social e envelhecimento no contexto da saúde pública.
4. Saber posicionar-se criticamente face às questões de género, etnia, cultura e estigma vigentes na sociedade e perceber como influenciam a saúde das populações, nomeadamente das mais vulneráveis.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Determinantes sociais da saúde e as complexidades da sua medição
2. Desigualdades e solidariedade em saúde pública
3. Variações culturais e étnico-raciais na experiência de saúde e doença
4. Desigualdade de género na saúde
5. Vulnerabilidade social e envelhecimento
6. Corpos, sexualidade e a incorporação da desigualdade social
7. Literacia em saúde e cuidados centrados na pessoa
8. Saúde mental e estigma
9. Capital Social e Saúde
Bibliografia Obrigatória
Berkman, L. F., Kawachi, I., & Glymour, M. M; Social Epidemiology (2nd Ed.), Oxford University Press, 2014
Bhopal, R.S.; Ethnicity, race, and health in multicultural societies, Oxford University Press
Bradby, H.; Medicine, Health and Society: A Critical Sociology, SAGE Publications Ltd, 2012
Kawachi I, Subramanian SV, Kim D; Social Capital and Health, New York: Springer, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
Uma aula teórica semanal de 120 min (total: 12 sessões teóricas)
Uma aula teórico-prática semanal de 60 min (total: 12 sessões teórico-práticas)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Prova oral |
45,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
12,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
O processo de avaliação da aprendizagem considera a preparação de um trabalho individual (50%) e uma apresentação oral em grupo (45%). 5% são reservados à participação nas aulas/assiduidade.