Seminários Temáticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2022/2023 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSP |
31 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Obs.: English
Objetivos
Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública na atualidade. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública nas arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os alunos adquiram uma visão vasta e multidisciplinar da teoria e prática da saúde pública. Nesta unidade, concebemos uma abordagem da saúde pública na sua expressão mais ampla, em oposição a outras unidades em que os currículos são necessariamente mais rígidos. Ao ouvir e discutir a experiência de um grande número de especialistas em vários tópicos que são definidos a cada ano, os alunos ganham acesso a um corpo de conhecimento e experiência que amplia os horizontes de sua perspetiva sobre a saúde pública.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sem pré-requisitos prévios.
Programa
Os Seminários Temáticos abordarão temas como a formulação de políticas, administração da saúde, impacto da crise económica e financeira na saúde da população, desafios na formulação e implementação de programas nacionais de saúde, efeitos das desigualdades na saúde da comunidade e pesquisa translacional em saúde pública (com ênfase especial nos desafios metodológicos na produção de evidências científicas da mais alta qualidade nas áreas de saúde pública e epidemiologia).
|
Bibliografia Obrigatória
-; To be provided in each Seminar.
Observações Bibliográficas
Material de suporte oa estudo será indicado em cada sessão.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões/palestras serão conduzidas por especialistas de diferentes áreas da saúde pública, permitindo aos estudantes contatar com experiências de investigação em saúde pública e políticas de saúde, o que é essencial, não apenas para a formação geral, mas também para a seleção de temas para a dissertação. A discussão com os convidados constitui uma oportunidade única para os alunos entenderem a integração das diferentes disciplinas envolvidas na saúde pública.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Exame |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
38,00 |
Total: |
38,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatória a presença em pelo menos 75% dos Seminários agendados.
Os estudantes com estatuto Trabalhador-Estudantes deverão contactar o Regente no inicio da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final desta UC inclui um exame escrito com perguntas abertas sobre qualquer um dos tópicos abordados durante os seminários. A assiduidade será considerada na nota final.
Os trabalhadores-estudantes que obtiverem o estatuto correspondente estão dispensados da participação nos seminários e, portanto, a nota final somente considerará o exame escrito (100%).
Será considerada aprovação com a classificação final mínima de 9,5 valores (em 20), obtida através da seguinte fórmula:
Nota final = Exame escrito (80%) + Assiduidade (20%).
Melhoria de classificação
Por exame de recurso.