Projeto Individual
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2022/2023 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDSP |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
8 |
36 |
216 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Os estudantes deverão preparar um documento estruturado que contenha a justificação, os objectivos e os métodos previstos para levar a cabo a realização da tese de doutoramento. Os estudantes deverão saber identificar as questões de investigação e ter capacidade de justificar e planear um projeto de investigação nomeadamente adequando os métodos aos objetivos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos cobrem as ferramentas essenciais para o planeamento e desenvolvimento de uma investigação epidemiológica. Incluem ainda a aplicação desses conhecimentos e competências a exemplos de situações problema em áreas diversificadas, escolhidas pela sua frequência e gravidade, bem como pela diversidade de problemas metodológicos que levantam.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Como identificar um problema de investigação.
Fases do desenvolvimento de uma investigação.
Adequar desenhos de estudo aos objetivos.
Cálculo do tamanho amostral.
Limitações éticas.
Como identificar financiamentos.
Elaboração de protocolos de investigação.
Bibliografia Obrigatória
Day, R.A. & Gastel, B.;; How to write and publish a scientific paper. (8th edition), Greenwood,USA, 2016
Betty R. Kirkwood and Jonathan A. C. Sterne. ; Essential Medical Statistics, 2nd Edition, Blackwell Science Publishing 2003.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular tem 8 ECTS, correspondentes a um total de 216 horas de trabalho do estudante, das quais 36h são de contacto (16h de sessões teórico-práticas e 20h de orientação tutorial).
A avaliação da aprendizagem consistirá na redação de um protocolo de investigação em duas fases:1ª fase - realização de umprotocolo de investigação em grupo (40%) e 2ª fase - Realização de protocolo individual da tese a desenvolver (30%) e a sua apresentação e discussão pública (30%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Elaboração de projeto |
28,00 |
Estudo autónomo |
180,00 |
Total: |
216,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência pressupõe a presença em 75% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da aprendizagem consistirá na redação de um protocolo de investigação em duas fases:1ª fase - realização de umprotocolo de investigação em grupo (40%) e 2ª fase - Realização de protocolo individual da tese a desenvolver (30%) e a sua apresentação e discussão pública (30%).
Melhoria de classificação
Dado que a avaliação é contínua sem exame final a possibilidade de melhoria de classificação só é possível no ano letivo seguinte.