Toxicologia Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Saúde Ambiental |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 15-07-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSP |
4 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
27 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Aquisição de conhecimentos teóricos em Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Reconhecimento das ferramentas disponíveis de avaliação de Riscos nesta área através da análise de casos práticos
Resultados de aprendizagem e competências
As aulas teóricas deverão formar os alunos com conhecimentos essenciais teóricos que serão aplicados de forma crítica nas aulas teórico-práticas nas quais os alunos poderão desenvolver competências de interacção e comunicação dos temas debatidos nas referidas aulas. A avaliação individual em exame inclui não só a componente teórica referente à avaliação de aquisição de competências e conceitos teóricos mas também a análise crítica de casos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Exposição Ambiental; Classificação dos poluentes ambientais; Toxicocinética; Toxicodinâmica; Efeitos adversos na saúde; Avaliação da toxicidade; Avaliação de riscos; Estados seguros de exposição; Monitorização Ambiental; Monitorização Biológica; Casos Estudo
Bibliografia Obrigatória
Wright D., Welbourn P.(2002); Environmental Toxicology,.Cambridge University Press
Hughes WW (1996).; Essentials of Environmental Toxicology.Taylor and Francis. Washington DC
Chris Winder C., Stacey N. (2004) ; Occupational toxicology. CRC Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas em sessões teóricas e teórico-práticas semanais.
As sessões teóricas baseiam-se no método clássico de transmissão de conhecimentos em que a exposição das matérias é feita de forma oral, acompanhada por meios audiovisuais ilustrativos, recorrendo à utilização de sistemas multimédia. Serão estimuladas questões para uma exposição clara dos conteúdos programáticos e como indicativo do interesse e atenção dos estudantes.
As sessões teórico-práticas incluem discussão e análise de casos em grupo de forma a promover no aluno a capacidade de pesquisa, análise e síntese de informações; a valorização das competências necessárias para o trabalho em equipa; e promoção da adaptação criativa dos recursos gerais na resolução de problemas específicos.
Ao alunos serão avaliados através exame final com peso de 100% da nota final.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste final - 100%