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Supervisão em Educação Académica e Clínica

Código: MEAC16_10     Sigla: SEAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 15-07-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 15 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Ângela Silva Soares Lino Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC de Supervisão em Educação Académica e Clínica é destinada a um público adulto, com experiência nas suas valências profissionais específicas, mas igualmente no trabalho de docência e aprendizagem de formações complexas de nível superior. Parte-se, pelo facto, de uma valorização prévia dos saberes científicos, mas igualmente experienciais deste público para os problematizar à luz, quer de práticas rotinizadas, quer da interpelação que saberes de outros campos científicos – no âmbito da educação como das práticas pedagógicas – poderão aportar a esta reflexão.

O forte peso da análise de situações concretas das práticas profissionais no cômputo da programação desta UC visa, pelo facto, inscrevê-la numa dinâmica de educação de adultos, a qual se distancia de uma formação básica e/ou elementar para a equacionar mais segundo um paradigma de educação contínua. Tem-se, por outro lado, presente que, no plano educativo, a formação não pode dissociar os seus conteúdos como as suas práticas da dimensão replicadora que lhe está implícita, pelo que essa é uma dimensão inscrita na própria planificação da formação.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos

- Compreender a influência da supervisão nos processos de construção e desenvolvimento profissional;

- Compreender a influência dos contextos (e sua articulação) nos processos de construção e desenvolvimento profissional.

Aptidões

- Ser capaz de analisar a relação ‘profissional de saúde/paciente’ na complexidade das relações entre saberes peritos e saberes profanos;

- Ser capaz de problematizar a formação de profissionais de saúde enquanto prática de questionamento continuado, que articula complementarmente saberes especializados com saberes relacionais e comunicacionais.

Competências

- Desenvolver modos de supervisão pedagógica que privilegiem as trajetórias formativas dos estudantes universitários numa prática de educação contínua;

- Mobilizar noções das ciências da vida e da saúde na sua articulação com situações de trabalho, visando o incremento de uma prática de reflexão e produção científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I – A supervisão como dispositivo pedagógico (T)

  1. a) Observação e compreensão dos contextos de ação
  2. b) Relação profissional de saúde/paciente como uma relação de perito a perito
  3. c) Praxis ou a prática reflexiva: para a construção de uma identidade profissional

II – A supervisão como prática profissional (TP)

  1. a) O incidente crítico como dispositivo de trabalho formativo

III – A supervisão como experiência profissional (S)

a) O valor heurístico da experiência na análise e compreensão de casos

Bibliografia Obrigatória

Alarcão, I.; Canha, B.; Supervisao e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. , Porto Editora, 2013
Alarcão, I.; Roldão, M.; Supervisão: uym contexto de desenvolvimento profissional dos professores. , Mangualde: Ed. Pedago, 2008
Battegay, A.; Coelho, O.; Vaz, H. (Coords); Cuidar, tomar parte, viver com questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade: que mediações?, Porto: Livpsic., 2012
Sá-Chaves, I. ; Formação, conhecimento e supervisão. Contributos nas áreas de formação de professores e de outros profissionais. , Aveiro: UA Editorial., 2011
Sá Chaves, I.; Portfolios reflexivos : estratégia de formação e de supervisão. , Aveiro: UA Editorial., 2000
Schön, D. ; Educating the Reflective Practitioner: Toward a new Design for Teaching and Learning in Professions. , San Francisco: Jossey-Bass Punlishers., 1987

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição teórica, a qual carreia um conjunto de saberes pedagógicos inscritos nas práticas de supervisão

- Prática instrumental, construída a partir de situações profissionais entendidas enquanto incidentes críticos, i.e., as quais inscrevem no seu âmago olhares renovados sobre esse mesmo exercício profissional

- Análíse, a qual procura articular as propostas de reflexão adiantadas com situações identificadas pelos estudantes/profissionais  ao longo das suas práticas académicas e/ou clínicas

Avaliação:  incidirá sobre o resultado da análise de um artigo científico em pequeno grupo, proposto pelos docentes envolvidos na UC e seguindo uma estrutura específica (60%), e sua apresentação e discussão oral (40%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: resultado da análise de um artigo científico em pequeno grupo, proposto pelos docentes envolvidos na UC e seguindo uma estrutura específica (60%), e sua apresentação e discussão oral (40%).
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