Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MSP12_25

Revisão Sistemática e Fundamentos de Meta-Análise

Código: MSP12_25     Sigla: MSP12_25

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Epidemiologia

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 8 Mestrado em Saúde Pública - Plano Oficial a partir 2012 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Sousa Lunet Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,71
Teorico-Prática: 1,28
Práticas Laboratoriais: 0,57
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,71
Nuno Miguel Sousa Lunet 0,71
Teorico-Prática Totais 1 1,28
Nuno Miguel Sousa Lunet 1,28
Práticas Laboratoriais Totais 1 0,57
Nuno Miguel Sousa Lunet 0,57

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extracção de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados. Serão abordadas as bases científicas da meta-análise.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes deverão estar habilitados a fazer a leitura crítica de trabalhos de revisão sistemática e a conduzir investigações desta natureza.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Âmbito, potencial e limitações das técnicas de revisão sistemática e meta-análise

Estrutura geral de uma revisão sistemática

Formatação de questões de investigação e desenvolvimento de protocolos para revisões sistemáticas

Pesquisa em bases de dados electrónicas e outras estratégias para identificação de literatura relevante

Viés em estudos de revisão sistemática: tipologia e deteção

Gestão de pesquisas efectuadas em diferentes fontes de informação

Extracção de dados e síntese de resultados (incluindo meta-análise e outros métodos)

Avaliação da qualidade de estudos incluídos em revisões sistemáticas

Exercícios práticos

Bibliografia Obrigatória

Higgins JPT, Green S (editors). ; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.0.2 [updated September 2009]. The Cochrane Collaboration., 2009
Green S, Higgins J (editors). ; Glossary. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions 4.2.5 [updated May 2005]., 2005 (Disponivel em: http://www.cochrane.org/sites/default/files/uploads/glossary.pdf)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular incluirá sessões presenciais teóricas, teórico-práticas/práticas, com diferentes tipos de exercícios, e trabalho autónomo, sob supervisão do docente. Deverá corresponder a uma quantidade de trabalho equivalente a 4 ECTS.

Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

- Aulas teóricas (T): 10 h

- Aulas teórico-práticas (TP): 18 h

- Aulas Práticas Laboratoriais (PL): 8 h

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será composta por um trabalho de grupo. Este trabalho será apresentado em duas partes, a concluir em momentos diferentes, com uma apresentação intercalar. Cada um destes elementos de avaliação será classificado de 0 a 20 e a classificação final será a média das classificações obtidas em cada um deles.

Melhoria de classificação

Reapreciação do trabalho proposto após revisão face aos comentários do docente, à semelhança do processo habitual para publicação de trabalho científicos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 01:52:11
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital