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Técnicas de promoção da Saúde

Código: MSP12_7     Sigla: MSP12_7

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Comportamentais

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 17 Mestrado em Saúde Pública - Plano Oficial a partir 2012 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Conceição Pereira Ramos Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,85
Teorico-Prática: 1,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,85
Elisabete Conceição Pereira Ramos 0,85
Teorico-Prática Totais 1 1,71
Elisabete Conceição Pereira Ramos 1,71

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes contactem com as diversas teorias, políticas e práticas que estão na base de actividades e programas de promoção de saúde adequados a populações distintas.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante seja capaz de estruturar um programa de promoção de saúde, identificando todas as suas componentes, desde a definição dos objectivos e metas ao planeamento das acções e estratégias de avaliação do programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Contexto histórico e conceitos.

Modelos comportamentais e mudanças de comportamento na promoção de saúde.

Estratégias de promoção de saúde.

Desenvolvimento de políticas saudáveis e criação de ambientes promotores de saúde.

Promoção de saúde ao longo da vida.

Promoção de saúde na comunidade e na família.

Promoção de saúde em ambiente escolar.

Promoção de saúde em ambiente ocupacional.

Avaliação das necessidades, planeamento e avaliação de intervenções.

Dinâmicas de grupo e outras estratégias para intervenção.

O marketing na promoção da saúde.

Bibliografia Obrigatória

Edelman CL, Mandle CL; Health Promotion throughout the life span, 2005
McKenzie JF, Neiger BL, Thackeray R; Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs, 2012

Observações Bibliográficas

Em cada sessão será indicada bibliografia específica.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Sessões teóricas: 9h (9 sessões)

Sessões teórico-práticas: 27h (18 sessões)

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

 Assistência a pelo menos 75% das aulas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Desenho de um programa de promoção de saúde: apresentação (25%) + Trabalho escrito (75%)

 

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