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Mira no Infinito e Mira no Outro Espaço, uma reflexão sobre as (in)visibilidades do gesso e do molde na produção artística.

Título
Mira no Infinito e Mira no Outro Espaço, uma reflexão sobre as (in)visibilidades do gesso e do molde na produção artística.
Tipo
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Ano
2021-11-09
Autores
Grécia Matos
(Autor)
FBAUP
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Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Artes ; Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
FOS: Humanidades > Artes
Outras Informações
Assunto: Escultura, Gesso, Moldagem, (in)visibilidades, Produção artística
Resumo (PT): O artigo dedica-se ao estudo da condição de (in)visibilidade do gesso e dos processos de moldagem na criação artística. Na articulação entre criação e investigação, parte-se da produção artística autoral para pensar as motivações operativas e metodológicas da presença/ausência do gesso e da moldagem na arte contemporânea, particularmente, no processo e resultado. Para tal, o estudo alicerça-se em duas esculturas: «Mira no Infinito» (2018) e «Mira no Outro Espaço» (2019). A primeira é corpo-contentor esférico em gesso intencionalmente deixado visível. Na segunda escultura, o gesso permanece invisível (ausente) do produto final, mas constitui-se como determinante no processo de moldagem que o antecede. O artigo examina o engenho técnico da moldagem enquanto processo estratégico, silencioso e invisível na construção das formas e dos múltiplos e nas características dúcteis e poéticas do gesso que conduzem à sua incorporação em objetos artísticos. Correlacionam-se opções plásticas, conceptuais e filosóficas basilares na problematização do gesto, (in)visibilidade e relação imagem-escultura. Teoricamente, identifica-se Aby Warburg nas preocupações sobre força, repetição e multiplicação de gestos e sua relação com a moldagem, capacidade de resiliência e condição de (in)visibilidade. Com Walter Benjamin a (in)visibilidade da escultura segundo o valor do processo e do valor de exposição aproxima-se das preocupações em torno do lugar visível do gesso como matéria, contentor poético e porta para o invisível; e do invisível do gesso e da técnica da moldagem no processo criativo para solucionar desafios projetuais. Plasticamente, a potência do gesto impressa na forma e no molde, força inesgotável (in)visível em determinado processo ou forma, relaciona visível-invisível com memória e esquecimento. Entre gestos e corpos visíveis ou esquecidos, Marie-José Burki e Charlotte Moth contrastam com as duas esculturas por tratarem a imagem escultórica por meio da imagem bidimensional. Com Burki, «Petit grand monde» aborda corpos escultóricos acumulados na gipsoteca do Musée du Louvre que permanecem invisíveis para o fruidor. Moth com «La Réserve» regista videograficamente os cheios-vazios de corpos em gesso esquecidos, propondo uma abordagem à visibilidade do espaço expositivo e à invisibilidade inerente às formas, objetos e corpos que permanecem na reserva.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Tel. [+351] 213 252 108 comunicacao@belasartes.ulisboa.pt
Notas: Conferência: A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
Nº de páginas: 2
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
E_2021_Livro-de-resumos- ARTE DO GESSO 21 1162.62 KB
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