Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » José Eduardo Guimarães dá "Última Lição" na FMUP
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

José Eduardo Guimarães dá "Última Lição" na FMUP

A sessão acontece no próximo dia 26 de março

No próximo dia 26 de março, às 12h30, José Eduardo Guimarães dá a sua “Última Lição”, intitulada “Dois Paradoxos, Três Paradigmas e Uma Parábola”, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).

Nascido em Matosinhos, José Eduardo Guimarães obteve os graus de licenciado (1974), doutor (1988) e agregado (1994) na FMUP. Na mesma instituição, alcançou os graus de professor auxiliar (1988), professor associado (1996) e professor catedrático (2008). Exerceu também funções administrativas, nomeadamente como Presidente da Assembleia de Representantes (atual Conselho de Representantes). Em 2002, foi convidado para atuar como Visiting Professor da Thomas Jefferson University, tendo-lhe sido conferida a categoria de Adjunct Professor do Departamento de Medicina (Divisão de Hematologia).

No ramo hospitalar, realizou o Internato Geral e da Especialidade no Hospital São João.   Exerceu também neste hospital cargos administrativos, nomeadamente como Diretor Clínico (2003-2004), Presidente do Conselho de Administração (2005-2007), Chefe de Serviço de Hematologia Clínica (desde 1997) e Diretor de Serviço (desde 2004).  Atualmente, integra o quadro de especialistas do Serviço de Hematologia deste Hospital, função que exerce desde 1983.

Trabalhou como consultor do IPO do Porto, onde integrou a equipa que realizou o primeiro transplante de medula no Norte do país (1989).  Foi também líder do grupo de Hematopoiese e Hematologia Oncológica do IPATIMUP entre 1988 e 2003. Trabalhou no Royal Free Hospital and School of Medicine (1981-1985) e no Jefferson Cancer Center da Thomas Jefferson University (1992). É diretor do Programa de Transplantação de Células Estaminais Hematopoiéticas desde 2001 e Académico Titular da Academia Portuguesa de Medicina. 

Obteve vários prémios e distinções, foi o investigador principal de vários projetos e ensaios clínicos assim como orientador e coorientador de estudantes de doutoramento e mestrado. Tem uma colaboração ativa em programas doutorais e mestrados. É autor (ou coautor) de mais de 140 publicações, livros e capítulos de livros e de inúmeras comunicações, posters e moderações de sessões ou de mesas-redondas.

Participa como membro em várias sociedades científicas e associações médicas nacionais e internacionais, tendo sido membro fundador da EHA (EuropeanHematologyAssociation) e da IACL (InternationalAcademy for ClinicalHaematology) e presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia de 2011 a 2017.

Além da sua carreira dedicada à medicina, publicou 2 livros de poesia (“Antes e Depois do Cais de Seixas” e “Nos Interstícios da Alma e Canções de Desamor”), com o pseudónimo de Martim Afonso de Redondo, estando outros dois para sair brevemente.

A entrada na “Última lição” de José Eduardo Guimarães é livre. Convidamos toda a comunidade académica e científica a estar presente.

Cartaz

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 08:55:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais