FMUP
Você está em: Início » Notícias » Professor da FMUP é o investigador do ano na U.Porto

Esqueceu-se da senha?

Professor da FMUP é o investigador do ano na U.Porto

Prémio estimado em 5 mil euros

Helder Maiato, professor convidado da FMUP e investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), é o vencedor do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto. O prémio anual desenvolvido pela Universidade pretende reconhecer os docentes e cientistas que se destacam no âmbito da investigação científica.

Licenciado em Bioquímica (1998) e doutorado em Ciências Biomédicas pela U.Porto, Helder Maiato é um dos Coordenadores do Programa Integrativo em Cancro do i3S, instituto onde dirige o grupo de investigação «Dinâmica e Instabilidade Cromossómica». O estudo da divisão celular, essencial para entender inúmeras doenças, nomeadamente o cancro, tem lhe válidas inúmeras distinções. Contam-se as prestigiadas ERC Starting Grant (2010) e ERC Consolidator Grant (2015), ambas atribuídas pelo Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC).

Pelo seu percurso, a Universidade do Porto vai premiá-lo com 5 mil euros.  Para o investigador, este surge como “uma espécie de prémio acumulado” porque “premeia o trabalho continuado de uma equipa que contou com mais de 40 pessoas que passaram pelo laboratório nos últimos 15 anos”.  Além disso, destaca o facto de ser um dos mais especiais: “Ser reconhecido pela ‘minha’ Universidade é um patamar importante de reconhecimento do nosso trabalho dentro de portas e pelos nossos pares mais próximos. Ficamos satisfeitos porque tem sido para nós um objetivo desde que começamos o nosso trabalho no Porto poder elevar o nome e a visibilidade da U.Porto internacionalmente”, diz.

A entrega do prémio realiza-se no próximo dia 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2019. A primeira edição do galardão foi conquistada por Adelino Leite Moreira, professor catedrático da FMUP.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-25 às 17:04:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais