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Notícias

Prazo para Matrícula e Inscrição - 2014/2015

2014/2015

Matrícula e inscrição

A matrícula e inscrição devem ser efectuadas no website da Faculdade www.fmup.up.pt.

- Os candidatos colocados e que tenham login e password temporários (utilizados no processo de candidatura) deverão solicitar ao Serviço de Informática (helpdesk@med.up.pt), o login/password definitivos e email institucional, referindo o seu nome completo e curso, de forma que em tempo útil possam obter a senha para a realização da matrícula dentro do prazo estipulado para o efeito;
- Os candidatos colocados e que já possuam credenciais do SIGARRA (atribuídos nesta ou noutra instituição da UP) poderão utilizar as mesmas para a realização da matrícula;
- poderão de acordo com o estipulado no artigo 32.º do Decerto Lei n.º 73/2014, ter de exibir o original ou documento autenticado nos casos em que tal resulte de lei especial ou, para conferência, quando haja dúvidas fundadas acerca do conteúdo ou autenticidade da cópia simples.
Antes de iniciar o processo de matrícula aconselha-se o estudante a ler as informações anexas


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Regime de Estudos


Regulamento de estudante a tempo parcial da UP aqui.

Tempo Integral ou Tempo Parcial - A opção pelo regime de estudos é efetuada única e exclusivamente no momento da matrícula/inscrição, após o qual não serão permitidas alterações a este regime, salvo na situação regularmente prevista para o caso dos estudantes com estatuto de trabalhador-estudante em que tal alteração poderá ser submetida apenas no 2.º semestre.
Tempo Integral - inscrição a um máximo de 60 ECTS, no ano letivo.
Tempo Parcial - inscrição a um máximo de 37,5 ECTS, no ano letivo.



Propinas

Regulamento das propinas da UP aqui.

ESTUDANTES CANDIDATOS A BOLSEIROS SASUP:

Nos termos do n.º 1, do artigo 6.º do Regulamento de Propinas da U. Porto, os estudantes que se matriculem pela primeira vez e que pretendam candidatar-se à bolsa de estudos dos SASUP deverão entregar, devidamente preenchida e assinada, a declaração de compromisso de honra aqui em como se candidatam a esse benefício.

NOTA: Após candidatura à bolsa deverão enviar comprovativo para o email: dafmup@med.up.pt.


ESTUDANTES CANDIDATOS A BOLSEIROS FCT:

Nos termos do artigo 13.º do Regulamento de propinas da U. Porto:
"4 - No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT tiver início, para efeitos de propinas, depois de passados 120 dias consecutivos sobre o inicio do programa doutoral, devendo o diretor da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atribuição da bolsa;
5 - Os estudantes de doutoramento que se tenham candidatado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a não tenham obtido, mas estejam e, pretendam manter-se matriculados e inscritos, num programa doutoral com componente curricular até à conclusão desta, deverão pagar os valores da propina correspondentes à duração do "Curso de doutoramento".
6 - Se a decisão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia for negativa e o estudante pretender anular a sua matrícula em consequência dessa decisão, deve formular pedido de anulação num prazo não superior a quinze dias úteis sobre a data de comunicação da decisão final, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, perdendo assim direito a qualquer certificação da eventual formação realizada."


NOTA: após candidatura à bolsa deverão enviar comprovativo para o email: dafmup@med.up.pt.


1.º e 2.º Ciclos/ANULAÇÕES
Nos termos do n.º 1, artigo 5.º do Regulamento de Propinas da U. Porto, em caso de anulação da matrícula/inscrição a pedido do estudante, fica o mesmo obrigado a:

"a. Até quinze dias úteis após a data do início do ano letivo, é devido o pagamento da 1.ª prestação da propina;
b. Até 31 de dezembro, é devido o pagamento de 50 % do valor fixado para a propina;
c. Em data posterior ao prazo fixado na alínea b), o valor devido é o total da propina.
d. No caso dos estudantes que no ato de inscrição requereram creditação de formação anterior, os prazos referidos nas alíneas anteriores são contados, em qualquer caso, a partir da data de comunicação ao estudante da decisão sobre o requerimento efetuado."



3.º Ciclos/ANULAÇÕES
Nos termos do artigo 15.º do Regulamento de propinas da U. Porto, em caso de anulação da matrícula/inscrição a pedido do estudante, fica o mesmo obrigado a:
"a) Até noventa dias após a data de inscrição, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina anual;
b) Em data posterior ao prazo fixado na alínea anterior o valor devido é o total da propina.
2- Excetua -se do disposto no número anterior o caso referido no n.º 6, do artigo 13.º..."


Nota: Anulação da matrícula/inscrição a pedido do estudante - deve formular pedido de anulação em requerimento dirigido ao Diretor da FMUP, sendo aplicado o disposto no regulamento das propinas da Universidade do Porto.


Estatuto de Trabalhador-Estudante da Universidade do Porto

Regulamento de Trabalhador Estudante da UP aqui.

Requisito:
1. Para usufruir das regras associadas ao estatuto de trabalhador-estudante, o estudante deve apresentar requerimento aqui instruído com a documentação necessária aos Serviços Académicos da FMUP, no ato da matrícula/inscrição ou, se tal não for possível, no prazo máximo de 20 dias úteis após a referida matrícula/inscrição.

* Se as condições necessárias à obtenção do estatuto de trabalhador estudante se reunirem já decorrido o prazo previsto no número 1, o estudante poderá requerer a concessão do estatuto para o 2.º semestre do respetivo ano letivo, desde que o requerimento e os documentos sejam apresentados no prazo máximo de 20 dias úteis após o início das aulas do 2.º semestre.


Creditação de Formação e de Experiência Profissional

Regulamento de creditação de formação e de experiência profissional aqui.

Documentos a entregar- creditações aqui.

Manual de procedimentos creditações aqui.

Nos termos do artigo 6.° do regulamento de creditação de formação e de experiência profissional:

Os pedidos de creditação só podem ser apresentados:
"...
c) No ato de inscrição do estudante em ano letivo, quando a formação ou experiência profissional ocorreu no ano letivo anterior ou;
d) Excecionalmente, por decisão do órgão competente da Faculdade poderá ser autorizada:
ii) No ato de inscrição do estudante em ano letivo, a apresentação do pedido de creditação de formação ou de experiência profissional realizada em anos anteriores ao último ano letivo, quando esta se situa claramente na(s) área(s) científica(s) das unidades curriculares em que o estudante se inscreve.

2 - No caso da formação ou experiência profissional relevante anterior ao ingresso no ciclo de estudos, o pedido de creditação deverá ser apresentado, por norma, uma única vez, aquando do ingresso neste, exceto na situação prevista no ponto ii) da alínea d) do número anterior.
..."


O pedido de creditação deve ser submetido online, após autenticação no SIGARRA, em "Opções", "Reconhecimentos", "Lista de pedidos de reconhecimentos", "Criar pedido de reconhecimento", no período igual ao estipulado para a realização da inscrição.

- Só será dado seguimento ao pedido de creditação após o pagamento dos respetivos emolumentos (consultar aqui).

NOTAS:
- Os Serviços Académicos podem solicitar documentos adicionais e, a apresentação dos originais dos documentos submetidos online.
- No caso dos estudantes inscritos em mestrados, informa-se que não serão aceites pedidos de creditações respeitantes a licenciaturas de Bolonha (3 anos ou 180 ECTS). Quando se trate de licenciaturas pré-bolonha apenas serão aceites pedidos de creditação que digam respeito aos seus 4.º e 5.º anos do plano de estudos.



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