Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » Lançamento do livro Hernâni Monteiro - Figura Eminente da U.Porto acontece na FMUP
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Lançamento do livro Hernâni Monteiro - Figura Eminente da U.Porto acontece na FMUP

Apresentação da obra estará a cargo de Walter Osswald

No próximo dia 12 de março, às 18 horas, terá lugar na FMUP, o lançamento do livro “Hernâni Monteiro - Figura Eminente da Universidade do Porto”. Com coordenação de Amélia Ricon Ferraz, professora da FMUP e especialista em História da Medicina, o livro congrega o resultado de um ano de atividades em homenagem a Hernâni Monteiro, que recebeu o título de Figura Eminente da U.Porto em 2014, e procura perpetuar a riqueza dos eventos que decorreram ao abrigo dessas comemorações.

A apresentação da obra será feita por Walter Osswald, professor emérito de Farmacologia e Terapêutica na FMUP. Na sessão vão estar também presentes Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP; Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade e Artur Paiva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, em exercício.

O presente livro pretende realçar “o humanismo, competência científica, espírito de iniciativa e dimensão cultural do Professor Hernâni Bastos Monteiro”, refere Sebastião Feyo de Azevedo, antigo reitor da Universidade do Porto. “Os textos aqui compilados são de uma grande riqueza intelectual e epistemológica, servindo não apenas para memória futura, mas também, e sobretudo, para eventuais estudos historiográficos sobre a vida e obra do Professor Hernâni Bastos Moreira.

Entre os diversos eventos compilados no livro, destaca-se a exposição “Hernâni Monteiro e a Medicina na primeira metade do século XX” que marcou o arranque das comemorações. A exposição aconteceu na Reitoria da Universidade do Porto e foi um convite aos mais curiosos para conhecer a vida e obra científica, humanitária e cultural de Hernâni Monteiro. A exposição contou com uma amostra de instrumentos e equipamentos médicos contemporâneos da primeira metade do século XX.

No âmbito das atividades, realizou-se também um ciclo de conferências, do qual se destacam “Hernâni Bastos Monteiro, exemplo de liderança e inovação na gestão hospital”, comunicada por António Ferreira, antigo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar S. João; "Desenhos e Anatomias", proferida por Mário Augusto Bismarck, professor catedrático da Faculdade de Belas Artes da U. Porto e “O Professor Hernâni Monteiro e o Instituto da Anatomia”, pronunciada por António Coimbra, professor catedrático da Faculdade de Medicina.

A sessão de lançamento do livro “Hernâni Monteiro - Figura Eminente da U.Porto” está marcada para dia 12 de março, às 18 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A entrada é livre. Convida-se toda a comunidade académica e científica a estar presente.

Quem foi Hernâni Monteiro?

Natural da cidade do Porto, Hernâni Monteiro é um símbolo para a Medicina. Estudou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, de onde transitou em 1911, para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tornou-se professor de Anatomia na FMUP e foi um dos fundadores do Hospital São João (HSJ). Dirigiu ainda o Instituto de Anatomia (1947-1961) e o Centro de Estudos de Medicina Experimental da Faculdade de Medicina da U.Porto e foi Presidente da Associação Médica Lusitana. Hernâni Monteiro notabilizou-se também pela criação do Teatro Universitário Clássico do Porto  (1948) e, entre 1951 e 1954, tornou-se Vereador da Cultura na Câmara Municipal do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 19:12:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais