Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Cursos/CE » Mestrado » MSP » Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Saúde Pública

Dados Gerais

Código Oficial: 6239
Sigla: MSP
Descrição:
 

Diplomas

  • Mestrado em Saúde Pública (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Saúde Pública (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Seminários temáticos

MSP12_9 - ECTS Discussão de tópicos de interesse em Saúde Pública, por especialistas de diferentes áreas.

Administração e Políticas de Saúde

MSP12_1 - ECTS

Bioestatística I

MSP12_2 - ECTS É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica.

Ética em Epidemiologia e Saúde Pública

MSP12_4 - ECTS

- Dotar os estudantes duma base sólida de conhecimentos no que respeita à ética e à filosofia da ciência, em particular no que respeita ao objeto da saúde pública.

- Enquadrar historicamente a emergência e a epistemologia da ética e da filosofia da saúde pública.

Fundamentos de Epidemiologia

MSP12_5 - ECTS

Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Reconhecimento das características, vantagens e limitações dos principais tipos de estudo e de aspetos relacionados com o seu planeamento. Domínio dos principais tipos de medidas epidemiológicas. Compreensão dos principais tipos de erro em epidemiologia.

Fundamentos de Saúde Pública

MSP12_6 - ECTS A unidade curricular tem como objetivo apresentar uma introdução ao conjunto de tópicos e conhecimentos indispensáveis para a definição e identificação dos grandes problemas de saúde pública, nacional e internacional, aos métodos mais comuns em investigação de problemas de saúde pública e as escolhas de políticas envolvidas na organização dos serviços de saúde.

Saúde ambiental e ocupacional

MSP12_8 - ECTS Adquirir conhecimentos relacionados com os principais problemas ambientais e seus efeitos na saúde. Entender a especificidade dos métodos de pesquisa nesta área, principalmente no que diz respeito à quantificação de exposições e avaliação de riscos. Entender os ambientes natural, construído e psicossocial como determinantes críticos para a saúde.

Técnicas de promoção da Saúde

MSP12_7 - ECTS

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes contactem com as diversas teorias, políticas e práticas que estão na base de actividades e programas de promoção de saúde adequados a populações distintas.

Bioestatística II

MSP12_14 - ECTS

O objetivo da disciplina é familiarizar o aluno com conceitos estatísticos relativos a modelos multivariáveis, habilitando-o a: (1) ter uma compreensão conceptual dos princípios e aplicações práticas desses modelos, (2) saber escolher a estratégia analítica e de construção do modelo apropriado, discutindo as diferentes opções para a inclusão de variáveis, (3) compreender e discutir os conceitos de confundimento e interação, (4) adquirir conhecimento prático do modo de efetuar uma análise e interpretar os resultados, com recurso a um programa estatístico.

O estudante deverá adquirir capacidades de selecionar o modelo estatístico multivariável mais apropriado para a questão científica em análise; saber construir o modelo e implementá-lo num software estatístico; analisar criticamente e interpretar os resultados obtidos.

Bioestística Aplicada

MSP12_13 - ECTS O objectivo geral desta disciplina de opção é complementar a discussão de conceitos e metodologia de análise estatística abordada nas disciplinas anteriores (Bioestatística I e Bioestatística II) tendo em consideração a área específica de investigação em que os alunos estão envolvidos.

Doenças Crónicas

MSP12_19 - ECTS Conhecer a carga e as tendências temporais das doenças crónicas mais frequentes e dos seus principais determinantes nas populações humanas.

As intervenções de especialistas em temas relacionados com a epidemiologia de diferentes grupos de doenças crónicas de elevada frequência (cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças reumáticas e diabetes) permitirão que os alunos conheçam as especificidades de cada grupo nosológico e as respectivas implicações no estudo da carga da doença na população. A intervenção específica de profissionais dos cuidados primarios de saúde possibilitarão o conhecimento da perspectiva do prestador na gestão da patologia crónica.

Epidemiologia Genética

MSP12_18 - ECTS Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos fundamentais e métodos específicos da área da Epidemiologia Genética. Procurar-se-á introduzir e estimular nos alunos: (i) a importância da Epidemiologia Genética na Medicina e no quotidiano da investigação biomédica e (ii) a capacidade de interpretar os diferentes passos de um estudo de Epidemiologia Genética desde a avaliação da componente genética até à identificação dos factores genéticos responsáveis por uma doença.

Estágio tutelado

MSP12_11 - ECTS Pretende-se que a unidade curricular proporcione o contacto com realidades específicas em saúde pública, permitindo confrontar ou colocar em prática conhecimentos adquiridos, para além da aquisição de novos conhecimentos, através do acompanhamento ou participação em atividades definidas no contexto de um estágio tutelado.

Gestão em Serviços de Saúde

MSP12_21 - ECTS Conhecer e apreciar criticamente ferramentas de gestão das unidades de saúde, na perspetiva do impacto que podem ter na saúde das populações.

Medições em Saúde: Questionários e escalas

MSP12_31 - ECTS

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam avaliar determinantes objectivos e subjectivos em Saúde.

 

Projeto individual

MSP12_12 - ECTS Pretende-se que a unidade curricular proporcione o contacto com realidades específicas em saúde pública, permitindo confrontar ou colocar em prática conhecimentos adquiridos, para além da aquisição de novos conhecimentos, através de treino intensivo numa área do conhecimento.

Revisão Sistemática e Fundamentos de Meta-Análise

MSP12_25 - ECTS

Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extracção de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados. Serão abordadas as bases científicas da meta-análise.

Saúde e Sociedade

MSP12_3 - ECTS

Diagnosticar e analisar as dimensões culturais, sociais, económica e políticas da saúde e da medicina.

Saúde Internacional

MSP12_26 - ECTS

Saúde Materno-Infantil

MSP12_27 - ECTS

Toxicologia Ambiental

MSP12_32 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos em Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Reconhecimento das ferramentas disponíveis de avaliação de Riscos nesta área através da análise de casos práticos.

Unidade curricular optativa livre 1

MSP12_33 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 2

MSP12_34 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 3

MSP12_35 - ECTS

Unidade curricular optativa livre 4

MSP12_36 - ECTS

Vigilância e controlo de surtos

MSP12_10 - ECTS

Dissertação

MSP12_D - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-08-10 às 02:53:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias