Código Oficial: | 6239 |
Sigla: | MSP |
Descrição: |
- Dotar os estudantes duma base sólida de conhecimentos no que respeita à ética e à filosofia da ciência, em particular no que respeita ao objeto da saúde pública.
- Enquadrar historicamente a emergência e a epistemologia da ética e da filosofia da saúde pública.
Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Reconhecimento das características, vantagens e limitações dos principais tipos de estudo e de aspetos relacionados com o seu planeamento. Domínio dos principais tipos de medidas epidemiológicas. Compreensão dos principais tipos de erro em epidemiologia.
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes contactem com as diversas teorias, políticas e práticas que estão na base de actividades e programas de promoção de saúde adequados a populações distintas.
O objetivo da disciplina é familiarizar o aluno com conceitos estatísticos relativos a modelos multivariáveis, habilitando-o a: (1) ter uma compreensão conceptual dos princípios e aplicações práticas desses modelos, (2) saber escolher a estratégia analítica e de construção do modelo apropriado, discutindo as diferentes opções para a inclusão de variáveis, (3) compreender e discutir os conceitos de confundimento e interação, (4) adquirir conhecimento prático do modo de efetuar uma análise e interpretar os resultados, com recurso a um programa estatístico.
O estudante deverá adquirir capacidades de selecionar o modelo estatístico multivariável mais apropriado para a questão científica em análise; saber construir o modelo e implementá-lo num software estatístico; analisar criticamente e interpretar os resultados obtidos.Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam avaliar determinantes objectivos e subjectivos em Saúde.
Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extracção de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados. Serão abordadas as bases científicas da meta-análise.
Diagnosticar e analisar as dimensões culturais, sociais, económica e políticas da saúde e da medicina.