Go to:
Logótipo
Você está em: Start » News » Investigadora da FMUP vence Bolsa Pepe

General news

Investigadora da FMUP vence Bolsa Pepe

toggle layout

Bárbara Caetano da Mota recebe 18 mil euros para projeto na área da saúde

Pepe e Bárbara Mota

A jovem cientista Bárbara Caetano da Mota, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é a grande vencedora da Bolsa Pepe, atribuída pelo Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde, com o apoio do ex-jogador da seleção portuguesa de futebol.

A Bolsa foi entregue no âmbito do RISE Day 2024, no dia 23 de outubro, no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto), numa cerimónia com a presença do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, do coordenador do RISE, Fernando Schmitt, e do próprio Pepe.

Bárbara Caetano da Mota contará com 18 mil euros para desenvolver o seu projeto de investigação ao longo de um ano. O objetivo do trabalho é compreender os efeitos do tratamento da diabetes nas alterações provocadas por dietas de alto teor de gordura e açúcar no cérebro dos adolescentes. 

A investigadora da FMUP e CINTESIS@RISE reagiu com “surpresa, alegria e orgulho” à atribuição da Bolsa Pepe, afirmando que a iniciativa “terá um impacto significativo” no seu projeto de investigação.     

“Como investigadora, considero que estas iniciativas culminam na vontade de querer continuar, uma vez que realçam o valor dos trabalhos de investigação, fomentando o avanço médico e a melhoria da saúde e qualidade de vida da população em geral”, defende a vencedora.   

O trabalho, que deriva da investigação em degeneração e regeneração neuronal, é, na visão de Fernando Schmitt, coordenador do júri da Bolsa Pepe e líder do Laboratório Associado RISE, “um trabalho muito relevante e atual”.

“Nós temos hoje, do ponto de vista farmacológico, a capacidade de impedir a absorção desse tipo gorduras e açúcares a nível intestinal. O projeto de investigação da vencedora irá investigar se, diminuindo a absorção desse tipo de compostos, existe influência a nível cognitivo e emocional nos adolescentes”, esclarece o também Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Bárbara Caetano da Mota é licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, tendo feito o Mestrado em Neurobiologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente, a vencedora da Bolsa Pepe frequenta o Programa Doutoral em Neurociências da FMUP.

Lançada em 2023, a Bolsa Pepe é promovida pelo Laboratório Associado RISE em parceria com o defesa português Pepe. A iniciativa pretende atrair talento científico para contribuir para a produção científica e os resultados de investigação.

Sediado na FMUP, o Laboratório Associado RISE foi criado em 2021 através da união do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da UnIC – Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular, duas unidades de investigação instaladas na FMUP, com o CCUL – Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e o CI-IPOP (Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto – IPO-Porto). Atualmente, conta com mais de 460 investigadores integrados doutorados.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Last update: 2025-02-12 I  Page created on: 2025-04-28 at 02:46:50
Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital