A estudante de doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Carla Luís venceu o 2º Prémio na área temática “Ciências básicas”, na 5th Breast Cancer Weekend, que decorreu a 3 e 4 de fevereiro, no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto).
O trabalho premiado intitula-se: “Um estudo retrospetivo de características tumorais e resultados clínicos de mulheres com sobrepeso e obesas com cancro de mama”.
“Este poster é a apresentação dos resultados de uma parte do meu programa doutoral, que tem como tema principal a obesidade e o cancro de mama. Os resultados apresentados já foram publicados na revista científica Breast Cancer Research and Treatment, esclarece Carla Luís, doutoranda da FMUP.
Este estudo, que acompanhou mais de duas mil doentes, indica que “as mulheres com sobrepeso e obesas são diagnosticadas numa idade mais avançada e têm menos história familiar” de cancro da mama. Observou-se, neste grupo, que estas têm também “menor sobrevida total, embora sem significância estatística”.
De acordo com Carla Luís, as mulheres com excesso de peso têm “maior probabilidade de desenvolverem carcinoma ductal invasivo e cancro bilateral e menor probabilidade de desenvolverem metástases à distância”. Por outro lado, “as mulheres obesas têm maior probabilidade de possuírem tumores maiores, pouco diferenciados e de recetor progesterona positivo”.
“Estas conclusões revelam que a obesidade está maioritariamente associada a um pior prognóstico. A hipótese do meu plano doutoral propõe que a agressividade do cancro de mama está associada a alterações do metabolismo energético central, nomeadamente às vias da glicólise e da gliconeogénese”, explica a investigadora.
Neste momento, acrescenta, estão em curso avaliações em cultura celular e em amostras de pacientes com cancro de mama com ensaios in situ de tumores com a técnica de imunohistoquímica e em ensaios sistémicos com avaliação metabolómica de soros dos pacientes”.
No futuro, a equipa espera obter financiamento para prosseguir com outros estudos, nomeadamente sobre o papel da progesterona no cancro de mama.
São coautores deste trabalho Carla Luís, João Dias, Rute Fernandes, Deolinda Pereira, João Firmino-Machado, Pilar Baylina, Rúben Fernandes e Raquel Soares.
Carla Luís é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), tendo feito o mestrado em Medicina e Oncologia Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Está no último ano do programa doutoral “Metabolismo – clínica e experimentação”, usufruindo de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).