Go to:
Logótipo
Você está em: Start » News » Professora da FMUP coordena Semana dos Gémeos na U.Porto

News

Professora da FMUP coordena ''Semana dos Gémeos'' na U.Porto

Iniciativa irá decorrer entre os dias 14 e 18 de junho, na Reitoria da Universidade

semana gémeos
Foto: Tiago Martins
Durante uma semana, a comunidade académica da Universidade do Porto, e todos os demais interessados, vão ter a oportunidade de explorar todas as diferenças que envolvem os gémeos monozigóticos.

Entre os dias 14 e 18 de junho, a Semana dos Gémeos: One Event, Two Experiences, uma iniciativa coordenada por Alexandra Matias, professora da FMUP, vai aliar este tópico a várias manifestações culturais, desde uma exposição de fotografias até um ciclo de conferências que ligam os gémeos à arte, à cultura e ao cinema.

Organizado pela Casa Comum da U.Porto, o programa inicia-se já no dia 14 de junho, às 18 horas, com a inauguração da exposição “16 fotografias: a voz da alma – diferenças entre gémeos idênticos”, do autoria do fotógrafo Tiago Martins, na Galeria II da Casa Comum (entrada pela Praça Gomes Teixeira).

Nesse mesmo dia, mas no Pátio do Edifício Histórico da U.Porto (entrada pela Cordoaria), às 18h30, tem ainda lugar a mesa redonda “A multidisciplinaridade na orientação dos gémeos: muitos ainda são poucos”, que irá contar com a participação de Alexandra Matias, do pediatra Henrique Soares e da geneticista Ana Granjeia, também professores da FMUP, entre outros especialistas convidados.

No dia 15 e 16, o evento prossegue com outras duas mesas redondas subordinadas aos temas “Os Gémeos nas Artes e no Pensamento” e “Gémeos na Educação e Psicologia – singularidades e desafios”. Para fechar a semana de atividades, no dia 18 de junho, às 21h30, será exibido o filme La Double Vie de Veronique, de Krzysztof Kieslowsk, numa sessão comentada por Dario Oliveira, diretor do Porto/Post/Doc.

A ideia desta iniciativa surgiu a partir da obra Developmental and Fetal Origins of Differences in Monozygotic Twins, editada no último ano por Alexandra Matias e por Isaac Blickstein, e que reúne a visão de diferentes especialistas sobre o tema dos gémeos monozigóticos.

Todos os eventos têm entrada livre, ainda que sujeita a marcação prévia. Mais informações aqui.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2022-05-27 at 06:41:54