Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Repositório Aberto UP
Você está em: Início >
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Principal

Apresentação

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, designada por FMDUP é, como referem os estatutos da Universidade, uma unidade orgânica de ensino e de investigação com autogoverno, com autonomia estatutária, científica, pedagógica, cultural, administrativa, financeira e com uma personalidade tributária.

A sua missão é a educação universitária, visa a formação e a investigação na área da saúde oral, obedecendo aos modelos de ensino internacionalmente reconhecidos, tendo como finalidade, a preparação profissional e inserção social, dentro de padrões humanistas e culturais.

É também sua missão a transmissão e divulgação da cultura, da ciência e da tecnologia, colocando-a ao ser viço do homem, respeitando todos os seus direitos. Ainda neste âmbito, é dotada de uma prestação de serviços à comunidade, os quais se regulam pelo interesse científico-pedagógico.

Teve o seu inicio como Escola Superior de Medicina Dentária, criada pelo Decreto-Lei nº 368, de 15 de agosto de 1976 e entrou em funcionamento em novembro do mesmo ano, tendo constituído, em Portugal, a primeira instituição de ensino médico-dentário de nível universitário.

A Escola Superior de Medicina Dentária funcionou em instalações provisórias, desde 1976, num pré-fabricado anexo ao Hospital de S. João, até à construção de um edifício próprio, situado na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva - Paranhos.

Foi integrada na Universidade do Porto a 6 de janeiro de 1989, através da Lei nº 10, de 6 de janeiro de 1989, que cria a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

A mudança de Instalações para o atual edifício ocorreu em 15 de julho de 1997.

A aposta no modelo Bolonha/Lovaina, o Regime Jurídico para as Instituições de Ensino Superior e os consequentes novos modelos organizativos, decorrentes da passagem da Universidade do Porto ao Regime Fundacional e os novos objetivos de avaliação praticados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, são geradores de um novo ciclo na vida universitária.

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto é hoje uma instituição de prestígio a nível nacional e internacional.

O seu Corpo Docente integra presentemente 89 Docentes. O número de Estudantes é de 585 e o de Funcionários não Docentes 35.

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (U. Porto) prossegue entre outros fins, os seguintes:

  • Ministrar os cursos relativos à Licenciatura em Ciências Básicas em Saúde Oral, ao Mestrado Integrado em Medicina Dentária, bem como outros cursos que por lei venham a ser atribuídos;
  • Organizar os planos de estudo e ministrar os cursos de primeiro ciclo e mestrado integrado, segundo e terceiro ciclo, bem como os cursos de pós-graduação, de especialização, de atualização e de aperfeiçoamento nos domínios das áreas científicas que lhes são inerentes;
  • Estruturar e ministrar cursos de ensino continuado, de modernização e de aperfeiçoamento técnico-profissional e outros que considere necessários ou úteis;
  • Manter, promover e desenvolver a investigação científica;
  • Assegurar, desenvolver e rentabilizar o serviço clínico, tendo em atenção o binómio sustentabilidade institucional/benefício comunitário, traduzido na manutenção e aperfeiçoamento da consulta externa de Medicina Dentária, sempre dependente da componente pedagógica e científica dos vários cursos ministrados;
  • Desenvolver todas as formas de cooperação com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, universitárias ou não, desde que de interesse para a FMDUP e para a U. Porto.

Graus e outros Cursos

A U. Porto confere o Grau de licenciatura a quem tiver cumprido as obrigaçõescurriculares que constituem os programas correspondentes ao nível de Primeiro Ciclo do Mestrado Integrado da FMDUP.

A U. Porto confere graus de mestre a quem tiver cumprido as obrigações curriculares que constituem os programas de Segundo Ciclo ou de Mestrado Integrado da FMDUP.

Aos que prossigam estudos integrados em programas de Terceiro Ciclo e sejam aprovados nas respetivas provas públicas regulamentares realizadas na FMDUP, é conferido pela U. Porto o grau de doutor.

Aos doutores que obtenham aprovação em provas de agregação realizadas na FMDUP, é atribuído pela U. Porto o título de agregado.

A FMDUP poderá ainda organizar outros cursos não conferentes de grau, com atribuição, pela U. Porto, dos correspondentes diplomas ou certificados em conformidade com a legislação em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2011-11-22 I  Página gerada em: 2018-05-26 às 20:56:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais