Comunicação e Divulgação Científica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Comunicação da Ciência |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
UC do 1.º semestre (3 ECTS), com os seguintes objetivos de aprendizagem:
- Identificar os vários géneros de comunicação científica e técnica e a sua função na comunidade académica, industrial e público em geral;
- Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação;
- Saber organizar e apresentar a informação de acordo com as boas regras de comunicação oral e escrita em ciência.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resultado da aprendizagem nesta UC, os estudantes devem ficar competentes em identificar os vários géneros de comunicação científica e técnica, em refletir criticamente acerca do processo de investigação e em organizar e apresentar a informação de acordo com as boas regras de comunicação oral e escrita em ciência.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Fundamentos da comunicação e divulgação em ciência.
Formatos de comunicação, divulgação e publicação científicas na área da saúde.
Bases de dados bibliométricas e fator de impacto.
Artigo científico:
- O artigo científico e o processo editorial;
- Processo de avaliação pelos pares como garante da qualidade da investigação científica;
- Organização, estruturação e escrita do artigo científico;
- Organização, estruturação e escrita de um sumário (abstract);
- Questões fundamentais de linguagem e estilo em divulgação científica;
- Referências e software de gestão de referências;
- Revisões e correções;
- O artigo de divulgação científica e relatório técnico – comunicação com o público não especializado.
Organização, estruturação e escrita de um protocolo de investigação, e tese de doutoramento.
Comunicações orais:
- Iconografia e formatos visuais de comunicação – Slides e Poster.
Bibliografia Obrigatória
Hofmann, A.H.; Scientific Writing and Communication: Papers, Proposals, and Presentations (4th Edition) ISBN-10: 0-19-006328-9, 2019.
Wang, G.T., Park, K.; Student Research and Report Writing: From Topic Selection to the Complete Paper, 2016.
Lesaffre, E., Feine, J., Leroux, B., Declerck, D.; Statistical and Methodological Aspects of Oral Health Research, 2009.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino desta unidade curricular inclui uma componente letiva teórico-prática e uma componente de orientação tutorial, com grande ênfase na aplicação prática das boas técnicas de comunicação científica, sob a forma escrita e oral. O estudante deverá redigir um trabalho científico escrito de um dado género (relatório técnico, artigo científico, artigo de divulgação, etc.) que será objeto de discussão, revisão e avaliação, bem como uma apresentação em painel que serão discutidos, comentados e avaliados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com a legislação em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
Componentes da avaliação:
- Participação presencial: 30%
- Trabalho científico escrito: 40%
- Apresentação em painel: 30%