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Estudos de Síntese - Revisões Sistemáticas e Meta-Análise

Código: DMDB03     Sigla: ESTSIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Gestão Académica Pós-Graduação
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 5 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021 1 - 3 24 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena Raposo Fernandes Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,50
Teorico-Prática: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,50
Maria Helena Raposo Fernandes 0,00
Teorico-Prática Totais 1 0,50
Maria Helena Raposo Fernandes 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extração de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados, incluindo meta-análise.

No final da unidade curricular os estudantes deverão estar habilitados a fazer a leitura crítica de trabalhos de revisão sistemática e a conduzir investigações desta natureza.

Resultados de aprendizagem e competências

Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extração de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados, incluindo meta-análise.

No final da unidade curricular os estudantes deverão estar habilitados a fazer a leitura crítica de trabalhos de revisão sistemática e a conduzir investigações desta natureza.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Âmbito, potencial e limitações das técnicas de revisão sistemática e meta-análise

Estrutura geral de uma revisão sistemática

Formatação de questões de investigação e desenvolvimento de protocolos para revisões sistemáticas

Pesquisa em bases de dados eletrónicas e outras estratégias para identificação de literatura relevante

Viés em estudos de revisão sistemática: tipologia e deteção

Gestão de pesquisas efetuadas em diferentes fontes de informação

Extração de dados e síntese de resultados (incluindo meta-análise e outros métodos)

Avaliação da qualidade de estudos incluídos em revisões sistemáticas

Exercícios práticos

Bibliografia Obrigatória

Higgins JPT, Green S (editors).; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.0.2 [updated September 2009]. The Cochrane Collaboration, 2009. Available from: www.cochrane-handbook.org.
Green S, Higgins J (editors).; Glossary. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions 4.2.5 [updated May 2005]. Available from: http://www.cochrane.org/sites/default/files/uploads/glossary.pdf.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular (3 ECTS) incluirá sessões presenciais teóricas e teórico-práticas, com diferentes tipos de exercícios, e trabalho autónomo, sob supervisão do docente.

Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 24 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

- Aulas teóricas (T): 12 h

- Aulas teórico-práticas (TP): 12 h

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 24,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será composta por um trabalho de grupo e um exame final. Cada um destes elementos de avaliação será classificado de 0 a 20 e a classificação final será a média das classificações obtidas em cada um dos componentes.
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