Estudos de Síntese - Revisões Sistemáticas e Meta-Análise
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias de Investigação |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extração de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados, incluindo meta-análise.
No final da unidade curricular os estudantes deverão estar habilitados a fazer a leitura crítica de trabalhos de revisão sistemática e a conduzir investigações desta natureza.
Resultados de aprendizagem e competências
Os trabalhos de revisão sistemática são cada vez mais frequentes na literatura científica, contribuindo para uma maior transparência e qualidade dos trabalhos de síntese nas diversas áreas. Com esta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para a interpretação e realização de revisões sistemáticas, designadamente: identificação de estudos para revisão através de diferentes fontes e gestão eficiente dos resultados das pesquisas; avaliação da qualidade dos estudos; extração de informação dos estudos originais; diferentes estratégias para síntese de resultados, incluindo meta-análise.
No final da unidade curricular os estudantes deverão estar habilitados a fazer a leitura crítica de trabalhos de revisão sistemática e a conduzir investigações desta natureza.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Âmbito, potencial e limitações das técnicas de revisão sistemática e meta-análise
Estrutura geral de uma revisão sistemática
Formatação de questões de investigação e desenvolvimento de protocolos para revisões sistemáticas
Pesquisa em bases de dados eletrónicas e outras estratégias para identificação de literatura relevante
Viés em estudos de revisão sistemática: tipologia e deteção
Gestão de pesquisas efetuadas em diferentes fontes de informação
Extração de dados e síntese de resultados (incluindo meta-análise e outros métodos)
Avaliação da qualidade de estudos incluídos em revisões sistemáticas
Exercícios práticos
Bibliografia Obrigatória
Higgins JPT, Green S (editors).; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.0.2 [updated September 2009]. The Cochrane Collaboration, 2009. Available from: www.cochrane-handbook.org.
Green S, Higgins J (editors).; Glossary. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions 4.2.5 [updated May 2005]. Available from: http://www.cochrane.org/sites/default/files/uploads/glossary.pdf.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular (3 ECTS) incluirá sessões presenciais teóricas e teórico-práticas, com diferentes tipos de exercícios, e trabalho autónomo, sob supervisão do docente.
Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 24 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
- Aulas teóricas (T): 12 h
- Aulas teórico-práticas (TP): 12 h
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com a legislação em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será composta por um trabalho de grupo e um exame final. Cada um destes elementos de avaliação será classificado de 0 a 20 e a classificação final será a média das classificações obtidas em cada um dos componentes.