Diagnóstico e Terapêutica II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem no diagnóstico dos distúrbios temporomandibulares, bem como no diagnóstico diferencial com outras patologias orofaciais, com sinais e sintomas sobreponíveis.
Disponibilizar aos estudantes informação sobre as metodologias mais adequadas e os meios atualmente disponíveis para elaborar projetos de investigação que envolvam a área do Diagnóstico e/ou da Terapêutica em Dentisteria.
Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica destes grupos particulares de pacientes, incluindo o diagnóstico diferencial e as diferentes opções de tratamento de patologias dentomaxilofaciais.
Resultados de aprendizagem e competências
A exposição teórica dos conteúdos programáticos acompanhada da demonstração prática permite ao estudante reconhecer a importância das matérias lecionadas. Esta exposição referentes aos métodos de diagnóstico e terapêutica, desde a sua equação e adequação nas diferentes patologias, será acompanhada da demonstração prática, quer no que diz respeito à sua seleção, bem como à sua implementação, permitirão ao estudante reconhecer a importância das matérias lecionadas na sua prática clínica futura.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Diagnóstico dos distúrbios temporomandibulares.
- Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares.
- Análise do capitulo da metodologia de artigos de Dentisteria publicados em revistas científicas.
- Investigação em Dentisteria do Diagnóstico à Terapêutica.
- Técnicas de controlo psicológico em Odontopediatria.
- Análise de metodologias de trabalhos de investigação.
- Investigação em Odontopediatria e em Pacientes com Necessidades Especiais.
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Ratner Buddy D., 1947-;
Biomaterials science. ISBN: 978-0-12-582463-7
Craig Robert G. 340;
Restorative dental materials. ISBN: 0-8151-1920-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teórico-práticas. Avaliação distribuída sem exame final.
No final do semestre, os estudantes terão de apresentar um trabalho escrito sobre um dos temas lecionados nas aulas da unidade curricular Diagnóstico e Terapêutica II.
A classificação final desta unidade curricular terá em consideração a avaliação do trabalho escrito (70%) e respetiva apresentação oral (30%).
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
72,00 |
| Frequência das aulas |
36,00 |
| Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final desta unidade curricular terá em consideração a avaliação do trabalho escrito (70%) e respetiva apresentação oral (30%).