Código: | MD5903 | Sigla: | DPC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMD | 67 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 5 | - | 2 | 36 | 54 |
Docente | Responsabilidade |
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Paulo Rui Galrão Ribeiro de Melo | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 4,00 |
Paulo Rui Galrão Ribeiro de Melo | 4,00 |
Aquisição de competências por parte dos estudantes de forma a analisar os casos clínicos dos pacientes numa filosofia pluridisciplinar. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades que os capacitem a diagnosticar e a elaborar planos de tratamentos com graus de complexidade crescente e que envolvam várias áreas da Medicina Dentária. Simultaneamente o estudante desenvolverá competências na aquisição de iconografia e sua apresentação de forma que lhe permita expor sucinta e claramente um caso clínico desde a anamnese, passando pelo diagnóstico clínico, elaboração do plano de tratamento e realização do tratamento.
Pretende-se que durante as aulas teorico-praticas ocorra uma interação efetiva docente-estudantes. Por outro lado pretende-se que seja assimilada a variabilidade de opções de tratamento e reabilitação existentes, consubstanciada na preparação dos casos clinicos que os estudantes têm de apresentar, em que estes muitas vezes tentam discutir o diagnóstico e as diferentes opções de tratamento com vários docentes da faculdade. No final pretende-se que os estudantes sejam capazes de realizar um caso clínico com a recolha completa da informação, diagnóstico e apresentação das possíveis opções de tratamento.
A apresentação de diferentes casos clínicos possibilita a junção das várias áreas da Medicina Dentária e um pensamento integrado por parte do estudante. A aprendizagem deste pensamento integrado permite o cumprimento dos objetivos dado que são discutidas e ensinadas metodologias que levem à planificação do tratamento a partir de um correto diagnóstico clinico e um prognóstico adequados à sua resolução.
Noções gerais sobre abordagem do paciente, diagnóstico e plano de tratamento em ambiente clínico. Apresentação de casos clínicos de complexidade crescente, com discussão do diagnóstico e plano de tratamento.
Na anamnese, é dada especial importancia às patologias gerais que têm implicação direta na elaboração de um planos de tratamento como a hipertenção arterial, angina de peito, enfarte de miocárdio, acidente vascular cerebral, asma, DPCO, insuficiencia cardiaca, diabetes e doenças oncológicas. Análise da medicação que o paciente está a fazer e as respetivas interações, nomeadamente com os anestésicos locais. O perfil do paciente e do médico dentita e a interação médico dentista-paciente são analisadas tendo em conta o objetivo principal da planificação e realização de um tratamento que vá de encontro às expectativas do paciente, disponibilizando opções tecnica e cientificamente válidas que permitam uma decisão informada e adquada à disponibilidade económica do mesmo.
No diagnóstico é dado especial enfase à necessidade de ter uma abordagem metodológica que permita a análise do paciente como um todo, envolvendo as diferentes áreas da Medicina Dentária sem esquecer a sua interação com as doenças gerais. A atenção particular é para o diagnóstico das doenças mais comuns, cárie dentária, periodontopatias e cancro oral, abordando também algumas patologias emergentes que vão aumentando a sua prevalencia como a disfunção temporomandibular, a erosão entre outras. Valorização dos meios complementares de diagnóstico, nomeadamente os imagiológicos. A recolha de imagens e eventuais moldes de estudo podem ser determinantes para a planificação seguinte.
Na planificação do tratamento é realçada a necessidade de sequenciar corretamente as intervenções. É valorizada a importancia de procurar inicialmente estabilizar a doença e só depois avançar para as opções de reabilitação de molde a realizar tratamentos com expectativas duráveis e consistentes com os conhecimentos adquiridos ao longo da formação do estudante. Especial atenção é dada às intervenções de dentisteria, endodontia, periodontologia e cirurgia básica, discutindo depois as opções de reabilitação protéticas mais adequadas ao caso clínico e disponibilidade económica do paciente. Nesta fase são também abordadas as situações de urgencia e as medicações mais comuns que o médico dentista pode ter de recorrer, nomeadamente, antibióticos, anti-inflamatórios e análgésicos.
No final são apresentados alguns casos clínicos que incluem também os tratamentos realizados.
Aulas teorico-práticas com participação ativa dos estudantes na discussão clínica dos casos apresentados. São discutidas as diferentes hipóteses de planos de tratamento a propor ao paciente em função de um diagnóstico clinico e um prognóstico adequados.
As horas de contacto acontecem nas aulas teórico-praticas que decorrem na sala multimédia onde todos os estudantes têm acesso às apresentações, visualizando-as no computador. Esta particularidade permite uma real interpretação das imagens apresentadas em cada caso clínico e interação com os estudantes através de respostas as questões concretas durante a aula. Esta interação seria bastante dificil de obter se na aula apenas existisse projeção da apresentação em tela.
As horas de estudo da unidade curricular são dedicadas à seleção e preparação da apresentação do caso clínico em que o diagnóstico e o plano de tratamento são muitas vezes discutidos com vários docentes de outras disciplinas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 15,00 |
Trabalho de campo | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Presença a pelo menos 75% das horas de contacto das aulas teórico-práticas
Avaliação distribuída sem exame final em que serão consideradas a participação presencial com um fator ponderal de 10%, um teste de avaliação de conhecimentos teóricos com um fator ponderal de 15% e a apresentação final de um caso clínico com um fator ponderal de 75%.
sem aplicação
Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.
Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.