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Diagnóstico e Planeamento Clínico

Código: MD5903     Sigla: DPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 67 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 5 - 2 36 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Rui Galrão Ribeiro de Melo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 4,00
Paulo Rui Galrão Ribeiro de Melo 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de competências por parte dos estudantes de forma a analisar os casos clínicos dos pacientes numa filosofia pluridisciplinar. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades que os capacitem a diagnosticar e a elaborar planos de tratamentos com graus de complexidade crescente e que envolvam várias áreas da Medicina Dentária. Simultaneamente o estudante desenvolverá competências na aquisição de iconografia e sua apresentação de forma que lhe permita expor sucinta e claramente um caso clínico desde a anamnese, passando pelo diagnóstico clínico, elaboração do plano de tratamento e realização do tratamento.

Pretende-se que durante as aulas teorico-praticas ocorra uma interação efetiva docente-estudantes. Por outro lado pretende-se que seja assimilada a variabilidade de opções de tratamento e reabilitação existentes, consubstanciada na preparação dos casos clinicos que os estudantes têm de apresentar, em que estes muitas vezes tentam discutir o diagnóstico e as diferentes opções de tratamento com vários docentes da faculdade. No final pretende-se que os estudantes sejam capazes de realizar um caso clínico com a recolha completa da informação, diagnóstico e apresentação das possíveis opções de tratamento.

Resultados de aprendizagem e competências

A apresentação de diferentes casos clínicos possibilita a junção das várias áreas da Medicina Dentária e um pensamento integrado por parte do estudante. A aprendizagem deste pensamento integrado permite o cumprimento dos objetivos dado que são discutidas e ensinadas metodologias que levem à planificação do tratamento a partir de um correto diagnóstico clinico e um prognóstico adequados à sua resolução.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Noções gerais sobre abordagem do paciente, diagnóstico e plano de tratamento em ambiente clínico. Apresentação de casos clínicos de complexidade crescente, com discussão do diagnóstico e plano de tratamento.

Na anamnese,  é dada especial importancia às patologias gerais que têm implicação direta na elaboração de um planos de tratamento como a hipertenção arterial, angina de peito, enfarte de miocárdio, acidente vascular cerebral, asma, DPCO, insuficiencia cardiaca, diabetes e doenças oncológicas. Análise da medicação que o paciente está a fazer e as respetivas interações, nomeadamente com os anestésicos locais. O perfil do paciente e do médico dentita e a interação médico dentista-paciente são analisadas tendo em conta o objetivo principal da planificação e realização de um tratamento que vá de encontro às expectativas do paciente, disponibilizando opções tecnica e cientificamente válidas que permitam uma decisão informada e adquada à disponibilidade económica do mesmo.

No diagnóstico é dado especial enfase à necessidade de ter uma abordagem metodológica que permita a análise do paciente como um todo, envolvendo as diferentes áreas da Medicina Dentária sem esquecer a sua interação com as doenças gerais.   A atenção particular é para o diagnóstico das doenças mais comuns, cárie dentária, periodontopatias e cancro oral, abordando também algumas patologias  emergentes que vão aumentando a sua prevalencia como a disfunção temporomandibular, a erosão entre outras. Valorização dos meios complementares de diagnóstico, nomeadamente os imagiológicos. A recolha de imagens e eventuais moldes de estudo podem ser determinantes para a planificação seguinte.

Na planificação do tratamento é realçada a necessidade de sequenciar corretamente as intervenções. É valorizada a importancia de procurar inicialmente estabilizar a doença e só depois avançar para as opções de reabilitação de molde a realizar tratamentos com expectativas duráveis e consistentes com os conhecimentos adquiridos ao longo da formação do estudante. Especial atenção é dada às intervenções de dentisteria, endodontia, periodontologia e cirurgia básica, discutindo depois as opções de reabilitação protéticas mais adequadas ao caso clínico e disponibilidade económica do paciente.  Nesta fase são também abordadas as situações de urgencia e as medicações mais comuns que o médico dentista pode ter de recorrer, nomeadamente, antibióticos, anti-inflamatórios e análgésicos.

No final são apresentados alguns casos clínicos que incluem também os tratamentos realizados.

 

Bibliografia Obrigatória

MELLOR A, SHEARER A. ; Treatment Planning in Primary Dental Care, Oxford University Press, 2003
Magne, Pascal; Restaurações adesivas de porcelana na dentição anterior. ISBN: 85-87425-47-1
Baratieri, Luiz Narciso, [et. al.]; Odontologia restauradora. ISBN: 85-7288-264-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas com participação ativa dos estudantes na discussão clínica dos casos apresentados. São discutidas as diferentes hipóteses de planos de tratamento a propor ao paciente em função de um diagnóstico clinico e um prognóstico adequados.

 

As horas de contacto acontecem nas aulas teórico-praticas  que decorrem na sala multimédia onde todos os estudantes têm acesso às apresentações, visualizando-as no computador. Esta particularidade permite uma real interpretação das imagens apresentadas em cada caso clínico e interação com os estudantes através de respostas as questões concretas durante a aula. Esta interação seria bastante dificil de obter se na aula apenas existisse projeção da apresentação em tela.

As horas de estudo da unidade curricular são dedicadas à seleção e preparação da apresentação do caso clínico em que o diagnóstico e o plano de tratamento são muitas vezes discutidos com vários docentes de outras disciplinas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 15,00
Trabalho de campo 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença a pelo menos 75% das horas de contacto das aulas teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final  em que serão consideradas a participação presencial com um fator ponderal de 10%, um teste de avaliação de conhecimentos teóricos  com um fator ponderal de 15% e a apresentação final de um caso clínico com um fator ponderal de 75%.

 

Provas e trabalhos especiais

sem aplicação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.

Melhoria de classificação

Exame teórico escrito com apresentação de um caso clínico em que o aluno terá que elaborar o diagnóstico e plano de tratamento.

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