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Oclusão, dor e disfunção temporomandibular

Código: EORTO 22     Sigla: OCLDDT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 2 18 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar competências aos estudantes dentro dos seguintes temas:

- a importância da oclusão e da articulação temporomandibular na Medicina Dentária;

- a importância dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular no diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temporomandibulares;

- a relação entre prematuridade e interferência oclusal com músculos dolorosos à palpação;

- as particularidades da articulação temporomandibular fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares;

- a cinemática mandibular e a importância destes movimentos na etiologia, diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares;

- compreensão do Sistema PROTAR como meio auxiliar de diagnóstico.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar competências aos estudantes dentro dos seguintes temas:

- a importância da oclusão e da articulação temporomandibular na Medicina Dentária;

- a importância dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular no diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temporomandibulares;

- a relação entre prematuridade e interferência oclusal com músculos dolorosos à palpação;

- as particularidades da articulação temporomandibular fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares;

- a cinemática mandibular e a importância destes movimentos na etiologia, diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares;

- compreensão do Sistema PROTAR como meio auxiliar de diagnóstico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Anatomia e Fisiologia do Complexo Cranio-cervico-mandibular:

- Revisão anatomo-fisiológica do Complexo Cranio-cervico-mandibular

- Estudo da articulação temporomandibular

- Fisiopatologia oclusal

- Relações inter-maxilares

- Estudo da cinemática mandibular

Sistema PROTAR e ARCUS DIGMA

Bibliografia Obrigatória

Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Dawson Peter E.; Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Sobotta, Johannes 1869-1945; Sobotta. ISBN: 3-437-41940-4
Netter Frank H.; Atlas of human anatomy. ISBN: 1-929007-11-6
Manfredini Daniele; Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340; Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias.
As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores e utilização da axiografia).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Frequência das aulas Frequência das aulas 18
Estudo autónomo Estudo autónomo 36
Total: 54,00

Obtenção de frequência

 De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final. No entanto, os estudantes também serão avaliados individualmente durante as aulas teóricas e teórico-práticas, através de testes escritos e participações orais.

Provas e trabalhos especiais

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

Exame escrito (50%) + Exame oral (50%)

Observações

-
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