Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FMDUP
Você está em: Início > 1001
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Principal

Diagnóstico e Terapêutica I

Código: 1001     Sigla: DTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 5 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena Raposo Fernandes Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de competências na abordagem do paciente médico-dentário nas componentes psicológica, radiológica e terapêutica, na ausência e presença de patologia sistémica associada. Será dada primazia ao desenvolvimento de competências no âmbito da abordagem de casos complexos e multidisciplinares.

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular visa desenvolver nos estudantes capacidades de abordagem clínica ao paciente dentário, com ênfase nas áreas de diagnóstico e tratamento com recurso à psicologia, radiologia, microbiologia e farmacologia clínica.

A lecionação em formato interactivo, com a participação dos estudantes na discussão e resolução dos casos problema visa ser o ponto de partida para a aquisição de competências de abordagem a situações complexos nas áreas de intervenção médico-dentária. Pretende-se que os estudantes, através da simulação de casos problema, desenvolvam as suas competências de diagnóstico, planeamento, e abordagem terapêutica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo I: Psicologia - A relação terapêutica na Medicina Dentária; A abordagem psicológica ao paciente em Medicina Dentária.

Módulo II: Radiologia - A abordagem radiográfica ao paciente em Medicina Dentária.

Módulo III: Microbiologia - Microbiologia oral e patologia infeciosa da cavidade oral; Técnicas de colheita e identificação de amostras da cavidade oral.

Módulo IV: Farmacologia clínica - Exame físico e avaliação do risco; Situações de emergência em medicina dentária; Diagnóstico laboratorial.

Bibliografia Obrigatória

Odell, E.; Clinical Problem Solving in Dentistry., Elsevier B.V. - Health Sciences - 3ª edição, 2010. ISBN: 10: 0443067848

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões semanais de 2 horas de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas serão organizadas em 4 módulos temáticos, e serão lecionadas em formato interativo, partindo da apresentação e discussão crítica de casos clínicos complexos para a aquisição e sedimentação de novos conhecimentos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame final Exame 100,00
Total: - 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por exame final (100%).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-26 às 12:08:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias