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Oclusão, ATM e Dor Orofacial II

Código: MD4807     Sigla: O II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 99 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 4 - 1,5 27 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II tem como objetivo a abordagem das diferentes terapêuticas dos distúrbios temporomandibulares. Tem, também, uma vertente eminentemente teórico-prática, na qual os estudantes devem desenvolver competências tendo em vista a montagem de modelos de estudo em articulador semi-ajustável.

Resultados de aprendizagem e competências

Prescrever uma terapêutica adequada para os DTM, de acordo com o diagnóstico efetuado.

Montagem e individualização de modelos de estudo em articulador semi-ajustável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares:

- fisioterapia;

- farmacologia;

- aparelhos intra-orais;

- desgastes selectivos.

 

Montagem de modelos de estudo em articulador semi-ajustável:

- confecção de modelos de estudo;

- confecção de um plano anterior + individualização da forqueta;

- confecção das ceras de registo intermaxilar;

- registo com arco facial;

- montagem do modelo maxilar;

- registos intermaxilares;

- montagem do modelo mandibular;

- individualização do articulador.

Bibliografia Obrigatória

Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Peter E. Dawosn; Functional Occlusion: From TMJ to Smile Design, Mosby Elsevier, Cop, 2007. ISBN: 0-323-03371-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II distribui-se por aulas teórico-práticas interativas,  com recurso a meios audiovisuais, com a finalidade de transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia, bem como despertar a motivação; serão, também, levadas a cabo aulas de cariz mais prático, onde os estudantes devem efectuar a montagem e individualização de um articulador semi-ajustável.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame 45,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

A frequência na UC de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II é obtida por:

- presença em 75% das aulas;

- trabalho laboratorial: montagem individualizada de modelos em articulador semi-ajustável

 Os estudantes abrangidos por regimes especiais que os dispense da presença nas aulas, terão de realizar uma prova escrita e uma prova oral, onde serão avaliadas as competências necessárias à aprovação à Unidade Curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórico: Exame final - nota mínima 9,0 valores (45%);

Componente prático: Avaliação distribuída - nota mínima 9,0 valores (45%);

Assiduidade: 10%

Provas e trabalhos especiais

Sem obrigatoriedade, os alunos que pretendam, podem fazer trabalhos de pesquisa, dentro do plano curricular, que será considerado na avaliação descontínua.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova escrita - 50% Prova oral - 50% (aplicável aos estudantes que obtiveram frequência, mas não aprovação, no ano lectivo transato)

Melhoria de classificação

Prova escrita - 50% Prova oral - 50%

Observações

Os estudantes com a Unidade Curricular em atraso, desde que tenham tido aprovação à componente prática, necessitam apenas de realizar o exame final, se assim o desejarem.

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