Repositório Aberto UP

Mudança de par instituição/curso - 2018/2019

2018/2019

Concurso Aberto:

AS INSCRIÇÕES SÓ PODEM SER EFETUADAS PRESENCIALMENTE NA FMDUP, PELO PRÓPRIO OU POR PROCURADOR.
NÃO SÃO ACEITES INSCRIÇÕES ON-LINE.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL: 9.30H-13H / 14H-15.30H

Definição:
Mudança    de    par    instituição/curso    é    o    ato    pelo    qual    um    estudante    se    matricula    e    ou    inscreve    em    par    instituição/curso    diferente    daquele(s)    em    que,    em    anos    letivos    anteriores,    realizou    uma    inscrição.    A    mudança    de    par    instituição/curso    pode    ter    lugar    com    ou    sem    interrupção    de    matrícula    e    inscrição    numa    instituição    de    ensino    superior.

PROVAS ESPECÍFICAS OBRIGATÓRIAS (NA APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA): Biologia e Geologia + Física e Química.
Situações de exceção, por favor, consultar Normativo e Tabela de correspondência de exames terminais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos das provas de ingresso:
Artº 20ºA + Tabela de correspondência de exames terminais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos das provas de ingresso

MUITO IMPORTANTE: Pedido de creditação de formação académica obtida em instituições estrangeiras:
Decreto-lei n.º 63/2016, 13 de setembro - artº. 45º: “são nulas as creditações realizadas ao abrigo das alíneas a) e d) do n.º 1 quando as instituições estrangeiras em que a formação foi ministrada não sejam reconhecidas pelas autoridades competentes do estado respetivo como fazendo parte do seu sistema de ensino superior.”
Para o efeito, deverão os interessados solicitar uma Declaração ao Centro NARIC Portugal, em

de acordo com as condições aí solicitadas e apresentá-la juntamente com o formulário de candidatura.
OU
Declaração emitida pelas autoridades competentes do país em que a habilitação foi obtida, reconhecendo a instituição como fazendo parte do seu sistema de ensino superior e apresentá-la juntamente com o formulário de candidatura.
Nota: Se os documentos solicitados forem emitidos em língua estrangeira, deverão ser acompanhados de uma tradução oficial devidamente reconhecida para Português, ser autenticados pelos serviços de educação competentes do País emissor e reconhecidos pelo Consulado Português no País de origem ou trazer a Apostilha da Convenção de Haia.

Vagas
VAGAS: a aprovação das vagas está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, no ano letivo 2018/2019, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e que poderá, consequentemente, sofrer alterações.
Vagas - 2018/2019

Calendário de ações

Critérios de Seleção e Seriação
Critérios de Seleção e Seriação - FMDUP - 18-19