Hoje é domingo

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO

Regulamento estudantes mobilidade da UP

Mobilidade 2018_2019 / Destinos

Pré-candidaturas no sistema SIGARRA - Cooperação - Pré-candidaturas para o Ano Académico de 2018/2019

Datas: 15/12/2017 até 30/12/2017 (1º semestre de mobilidade)

Preenchimento da ‘Ficha de pré-candidatura

Submissão de Candidaturas:

Convocatória: 15/01/2018 até 15/02/2018

IMPORTANTE!

¨    Preencher o ‘Formulário de Candidatura on-line’

¨    Preencher o ‘Compromisso de Reconhecimento Académico’ (após a aceitação por parte do coordenador, do plano de estudos proposto. Professora Doutora Cristina Pollmann)

1. Fotocópia do BI/ Cartão de Cidadão ou Passaporte para países não pertencentes à UE.
  2. Fotocópia do Cartão de Saúde Europeu ou Seguro de saúde. ATENÇÃO: no caso de estudantes que vão para países não pertencentes à UE, é obrigatório fazerem um seguro pessol numa companhia de seguros à escolha do próprio.
  3. Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  4. Documento comprovativo do NIB passado pela agência do Banco e com a morada respetiva
  5. Curriculum vitae (em formato Europass), em Inglês ou na língua do país de destino
  6. Fotografias tipo passe a cores (para levarem /ou apresentarem se a Universidade de destino o exigir)
  7. colocação do PDF do Certificado de nível linguístico quando exigido pela Universidade de destino em "Outros"
  8. Todos estes documentos são colocados pelo estudante no sistema e em formato PDF (não se aceitam imagens/fotografias dos documentos)
  9. Preencher ‘Formulários de Candidatura’ da universidade parceira, quando aplicável, enviar e colocar FDF no SIGARRA onde diz: "Formulário Académico" . Exactamente no mesmo sítio onde colocam o Formulário Académico da UP depois de assinado.

Entregar documentação no GRI da FMDUP originais do formulário de candidatura, Nib bancário.

Antes de partir:¨

Assegurar alojamento, datas, requisitos, etc., junto da universidade parceira

Assinar o ‘Contrato de Estudante Erasmus’ no Serviço de Cooperação Internacional/Reitoria

Preparar Procuração (entregar original ao Procurador)

Fazer upload da Procuração em ‘Cooperação Internacional/Mobilidades’

Fazer o upload da declaração de Bolseiro para candidatura a Bolsa Suplementar (Bolseiros SASUP apenas)

Proceder à inscrição na FMDUP (MUITO IMPORTANTE pois continuam a ser estudantes da FMDUP)

Durante a Mobilidade:

Fazer upload do ‘Statement of Period of Studies’ assinado no SIGARRA em : "Statment Period of Studies" e avisar da colocação o GRI/FMDUP

Fazer upload do ‘Contrato de Estudos Original’ assinado (caso não o tenha recebido anteriormente) em ‘Cooperação Internacional/Mobilidades’ e informar o GRI/FMDUP ou SRI/Reitoria

Acordar alterações de Plano de Estudos via e-mail com professor responsável pela mobilidade até 30 dias após a chegada à universidade parceira

Preparar e imprimir ‘Alterações ao Contrato de Estudos’ e novo ‘Compromisso de Reconhecimento Académico’ a partir do Sigarra

Solicitar assinaturas das ‘Alterações’ na Universidade Parceira

Enviar (ou submeter no SIGARRA o PDF) ‘Alterações’ e novo ‘Compromisso de Reconhecimento Académico’ ao GMRI da FMDUP até ao final do 1º mês depois de ter chegado à Universidade parceira.

No final da Mobilidade:

Entregar documentação na Reitoria:

‘Statement of Period of Studies’ (original)

‘Relatório de Estudante Erasmus’ (online)

Entregar documentação no GMRI da FMDUP:

‘Statement of Period of Studies’ (cópia)

‘Transcrição/Certificado de notas obtidas’ (original)

FINANCIAMENTO

O programa "Erasmus+ Estudos" prevê a atribuição de uma Bolsa de Mobilidade para a realização de um período de estudos que pode ser de (5) cinco, ou (10) dez meses.

Não se tratam de bolsas de estudo, visam essencialmente cobrir as despesas decorrentes da mobilidade em si (viagem e diferença de custo de vida).
O valor é definido em função do país de destino e do nº de meses de estadia.

Para além desta bolsa, os/as estudantes podem candidatar-se, cumulativamente, às seguintes bolsas, atribuídas pela Agência Nacional:

Bolsas para estudantes com dificuldades socio-económicas: Bolsa adicional atribuída a estudantes com bolsa dos SASUP.

MOBILIDADE DE ESTÁGIOS PARA RECÉM DIPLOMADOS

Resultado de imagem para imagens  estágios erasmus+ Pós licenciados

Para realização de um estágio em contexto profissional, no final do curso, que poderá ser desenvolvido em qualquer empresa, centro de formação e investigação, Instituição Ensino Superior ou outras organizações da UE, privadas ou públicas, por um período de 2 a 5 meses.

FINANCIAMENTO

O programa Erasmus+ Estágio (recém licenciados) prevê a atribuição de uma Bolsa de Mobilidade para a realização de estágio  (normalmente cobre 5 meses...):

Visam essencialmente, cobrir as despesas decorrentes da mobilidade em si (viagem e diferença de custo de vida).
O valor é definido em função do país de destino e do nº de meses de estadia.

Quem pode Candidatar-se?

Recém Diplomados: estudante inscritos no último ano da FMDUP

Documentos:

TRAINING AGREEMENT
Procuração
Europasse_Formulário de Candidatura
Declaração de Diplomado

Estudantes IN - Candidatura Online

PROGRAM ERASMUS+

For the english version of this document, please follow this link

Política Linguística

Reconhecimento académico