Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MCOB

Cursos

Mestrado em Cirurgia Oral

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2021/2022.
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes, operacionalização dos objetivos e medição do seu grau de cumprimento:
Garantir competências relacionadas com a metodologia de investigação científica, com a análise de dados, com a resolução de problemas e planificação cirúrgica e terapêutica, e ainda com a comunicação e apresentação do trabalho em equipa pluridisciplinar.
Capacidade para entenderem o doente como um todo, manipulando com perícia os critérios clínicos de seleção de pacientes, assim como as indicações e contra indicações absolutas e relativas dos diversos procedimentos terapêuticos e especificamente das técnicas cirúrgicas a executar.
Estes objetivos são alcançados através de um ensino teórico de matérias no âmbito da cirurgia oral bem como seminários de apresentação e discussão de casos clínicos baseados na atividade clínica dos estudantes.
Essa atividade clínica é realizada na clínica da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, simulando em ambiente real com atendimento de pacientes com acompanhamento docente.

Objetivos

O Mestrado em Cirurgia Oral pretende que os estudantes:
- saibam aplicar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo de estudos da área científica na resolução de problemas num contexto alargado e multidisciplinar.
- sejam capazes de integrar os conhecimentos, saber comunicá-los de forma clara, tendo capacidade de aprendizagem ao longo da vida de um modo auto orientado e autónomo.
- assegurarem os conhecimentos adequados das ciências básicas de Cirurgia Oral para uma solução adequada dos melhores procedimentos de diagnóstico e cirúrgicos numa perspetiva baseada na evidência.
- proporcionem uma experiência clínica e cirúrgica adequada, adquirida sob uma supervisão convenientemente preparada para o desenvolvimento de competências que permitam realizar com precisão, técnicas de prevenção, de terapêutica e cirúrgicas das patologias e anomalias orais relacionadas com a ciência da cirurgia oral.
- garantam competências relacionadas com a metodologia de investigação científica, com a análise de dados, com a resolução de problemas e planificação cirúrgica e terapêutica, e ainda com a comunicação e apresentação do trabalho em equipa pluridisciplinar.
O estudante deve ainda estar habilitado a realizar uma dissertação de mestrado com componente de investigação relativa aos assuntos lecionados no âmbito do ciclo de estudos. Os estudantes deverão ter conhecimento dos fundamentos do processo de investigação na área da medicina dentária, dos sistemas e motores de pesquisa de informação relativa à investigação básica e clínica e ser capazes de preparar, apresentar e defender publicamente projetos de investigação.

Áreas de Especialização

Medicina Dentária - Cirurgia Oral

Competências Profissionais

Desenvolvimento de competências conducentes à realização com precisão de técnicas de prevenção e terapêutica das patologias e anomalias orais relacionadas com a Cirurgia Oral, assim como garantir habilitações relacionadas com a metodologia da investigação científica, com a análise de dados, com a resolução de problemas e sua planificação terapêutica e ainda com a comunicação e apresentação do trabalho em equipa pluridisciplinar.

Saídas Profissionais

A percentagem de diplomados que obtiveram emprego em sectores de atividade relacionados com a área do ciclo de estudos é total.

Informações

A capacidade de médicos dentistas, ao terminarem o mestrado em cirurgia oral, serem altamente especializados numa área importantíssima e difícil como é o caso da cirurgia oral, promove e facillita a sua inserção profissional, pela raridade de especialistas em cirurgia oral transformando o mestrado de cirurgia oral um ensini pós graduado muito procurado.

Comentários

Processo de Avaliação e Acreditação do Mestrado em Cirurgia Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto


Estando a especialidade em cirurgia oral regulada pela Ordem dos Médicos Dentistas, esta formação cria muitas das condições necessárias para o acesso ao título de especialista em Cirurgia Oral, conforme as normas internacionais aceites e adotadas pela Ordem dos Médicoa Dentistas.

Contactos

Unidade de Gestão Académica - Pós-Graduação
Dr.ª Carla Pinto
Amélia Gonçalves
Telefone FMDUP: +351 220 901 100 - Extensão 201
Telefone Direto FMDUP: +351 220 901 111
E-mail: masgoncalves@fmd.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 6049
Diretor: Germano Rocha
Sigla: MCOB
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2010/2011
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Cirurgia Oral (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Cirurgia Oral (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-30 às 11:22:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias