Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
Repositório Aberto UP
Você está em: Início > Cursos/CE > Especialização > EENDO
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Principal

Cursos

Especialização em Endodontia

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto não possui formação pós-graduada em Endodontologia, havendo necessidade de formar profissionais com conhecimentos aprofundados em Endodontia, ao nível de especialista, para uma prática clínica diferenciada. A formação pós-graduada está incluída como um dos objetivos da formação da U.Porto, possibilitando o conhecimento das novas tecnologias relacionadas com o tratamento endodôntico, a aquisição de competências na avaliação e seleção de casos clínicos, no modo de referir pacientes e numa prática clínica autónoma em situações de maior complexidade.

Objetivos

O curso tem por objetivo a formação em Endodontia num nível de especialista
São objetivos específicos:
- Saber selecionar os casos a tratar segundo uma avaliação abrangente do estado de saúde geral do paciente num plano de tratamento global, integrado com as áreas de Medicina Dentária afins e adequado às solicitações do paciente.
- Aprofundar a formação e prática de técnicas de tratamento em Endodontia abordadas no programa de especialização em Endodontia.
- Proporcionar um ensino com nível de aprendizagem segundo os critérios da especialidade em Endodontologia definidos a nível europeu
- Conhecer as técnicas pedagógicas de apresentação pública de temas e casos clínicos.
- Compilar um portfólio de casos clínicos completos, integrando um conjunto de temas endodônticos variados, abrangidos pelo programa de especialização.

Áreas de Especialização

Especialização em Endodontia

Competências Profissionais

No final do curso pretende-se que os estudantes:
- Sejam competentes na aquisição de conhecimentos científicos sólidos que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a planificação de casos clínicos complexos.
- Saibam utilizar as técnicas e instrumentos necessários para efetuar tratamentos endodônticos convencionais e tenham conhecimento das indicações e técnicas avançadas de tratamento endodôntico convencional e cirúrgico.
- Sejam competentes no desenvolvimento das capacidades psicomotoras e de sensibilidade para a aplicação das técnicas propostas.
- Sejam capazes de fazer apresentações públicas de temas e casos clínicos.
- Sejam capazes de organizar um portfólio de casos clínicos abrangendo uma diversidade dos vários temas abordados no curso de especialização.

Informações

Podem candidatar-se ao curso de Especialização em Endodontia os titulares de Licenciatura ou de Mestrado Integrado em Medicina Dentária ou de graus académicos superiores, Médicos Estomatologistas ou Internos da Especialidade em Estomatologia.
A candidatura será realizada online através do sistema de informação da FMDUP. Os candidatos devem anexar ao formulário de candidatura o Curriculum Vitae e respetivos anexos.

12 Vagas
O curso de especialização funcionará com um mínimo de 7 e um máximo de 12 estudantes.
A seleção dos candidatos será efetuada tendo em consideração os seguintes critérios:
Avaliação Curricular – 70% (Anexo III)
Entrevista – 30%
- Disponibilidade: 0 – 5 Valores
- Motivação: 0 – 5 Valores
- Espírito crítico e capacidade de inter-relacionamento:  0 – 5 Valores
- Aptidão psico-motora:  0 – 5 Valores
Total: 0 – 20 Valores
Nota: Na entrevista é obrigatória classificação positiva – ≥ 10 valores.

Comentários

De acordo com o regulamento em vigor, a soma do número de horas de contacto de um curso deve estar compreendida entre cerca de 25% e aproximadamente 35% do número total de horas de trabalho previsto para o curso.
O Curso de Especialização em Endodontia funcionará com seminários, aulas teóricas, teórico-práticas, práticas clínicas e laboratoriais.
Sendo este curso composto por forte componente prática, o número de horas de contacto ultrapassa ligeiramente os 35% em três unidades curriculares.
Verifica-se, no entanto, uma leve redução do número de horas de contacto no caso das unidades curriculares Introdução à Investigação Científica e Unidade de Projeto, isto porque as mesmas são do tipo orientação tutorial.
As unidades curriculares Apresentação e Discussão de Casos Clínicos I e II serão realizadas com recurso à plataforma Moodle da U.Porto.
Como tal, tendo este curso 3240 horas de trabalho do estudante, das quais:
- 1000 horas de contacto (com sessões de aulas presenciais e aulas em ambiente e-learning);
- 2240 horas de estudo individual (dedicadas a trabalho de pesquisa, entre outras atividades sem contacto);
Deverá conferir 120 créditos ECTS.

Contactos

Informações Adicionais:
Unidade de Gestão Académica - Pós-Graduação
Dr.ª Sandra Carvalho
Telefone FMDUP: +351 220 901 100 - Extensão 201
Telefone Direto FMDUP: +351 220 901 111
E-mail: scarvalho@fmd.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 3624
Docente Responsável: Irene Pina Vaz
Sigla: EENDO
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2016/2017
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Especialização em Endodontia (120 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo