Saúde Pública Oral e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Os estudantes internacionais terão acesso a bibliografia de acompanhamento em língua inglesa
Objetivos
No final do semestre os estudantes estarão aptos a compreender o binómio Saúde/Doença Oral no contexto da Saúde Pública Oral:
a) Saber definir Saúde Pública Oral e discutir as suas implicações para a prática da medicina dentária.
b) Saber descrever estratégias de Saúde Pública Oral e advogar o empenho ativo dos médicos dentistas nas estratégias de saúde pública.
c) Conhecer a organização dos serviços de saúde oral em Portugal e no espaço Europeu.
d) Saber descrever estratégias de Saúde Pública Oral e advogar o empenho ativo ativo dos médicos dentistas nas estratégias de saúde pública.
e) Conhecer os métodos de estruturação dos programas de saúde oral.
Adicionalmente deverão ter adquirido conhecimentos e desenvolver competências e capacidades no âmbito da Medicina Dentária Preventiva e Saúde Oral Comunitária de modo a compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais.
Deverão igualmente ser capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, da educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clínico e num contexto comunitário.
Deverão saber discutir as estratégias de prevenção das doenças orais considerando os fatores de risco comuns associados a patologias sistémicas.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final do semestre os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em contexto comunitário.
Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências para planear e desenvolver ações de Educação e Promoção de Saúde Oral na Comunidade.
Espera que o estudante adquira conhecimentos e competências que lhes permitam implementar, posteriomente, em contexto clínico medidas de prevenção primária para as patologias orais.
Espera-se ainda que o estudante adquira conhecimentos e competências em Saúde Pública Oral que permita advogar o empenho ativo dos futuros médicos dentistas nas estratégias de saúde pública.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes deverão ter conhecimentos da anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permitam compreender o binómio saúde/doença.
Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no âmbito da Saúde Pública e Epidemiologia.
Programa
Conceitos de Saúde Pública Oral.
Perspetiva histórica da Saúde Pública Oral.
Padrões de ocorrência e determinantes das doenças orais na população. A carga global da doença oral.
Desigualdades e Iniquidades em saúde oral.
A abordagem populacional vs. abordagem de grupos de risco. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.
Fontes de informação e Serviços de Saúde Pública Oral.
Os planos e programas de saúde Oral.
Os Profissionais de saúde oral e sua responsabilidade no contexto da Saúde Pública.
Medição da Saúde e Doença Oral num contexto epidemiológico.
Educação e Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clinico.
Estratégias de prevenção primária das doenças orais:
- Métodos de controlo dos biolfilmes orais.
- Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.
- Selantes de fissuras.
- Dieta, nutrição num contexto de saúde oral.
- Prevenção do trauma orofacial.
- Prevenção do cancro oral.
- Novas abordagens preventivas em saúde oral.
Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo.
Bibliografia Obrigatória
Splieth, Christian; Innovations in Preventive Dentistry, Quintessence Publishing, 2021. ISBN: 978-1-78698-099-1
Norman O. Harris;
Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala;
Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6
Blánaid Daly;
Essential dental public health. ISBN: 978-0-19-967937-9
Bibliografia Complementar
Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015
Observações Bibliográficas
Como bibliografia poderá ser ainda indicado aos estudantes a leitura de artigos científicos atuais e com relevância para as temáticas lecionadas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino será aplicado em contexto de aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
As aulas teóricas têm um componente expositivo com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização).
Apesar do componente expositivo, os estudantes serão convidados a participar através de questões colocadas durante a aula mas também com recurso à plataforma Moodlle para colocar questões e discussão dos temas lecionados.
As aulas teórico-práticas decorrerão em ambiente de sala de aula/ ambiente pré-clinico e na comunidade.
No contexto das aulas teórico-práticas serão realizadas ações de promoção de Saúde Oral na comunidade escolar da freguesia de Paranhos no âmbito do Projeto Paranhos Sorridente. Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação de uma ação de Promoção de Sáude Oral.
Ainda no contexto teórico-prático os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de casos clinicos.
A avaliação pré-clinica de procedimentos a serem realizados posteriormete, em contexto clínico, no processo tranversal de aprendizagem será baseada na metodologia OSCE.
Os estudantes terão acesso prévio, atrvés de publicação na plataforma Moddle, aos critérios que serão usadas nos processos de avaliação quer no contexto pré-clinico, quer no contexto comunitário.
Software
Cariogram® software
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
70,00 |
| Trabalho de campo |
15,00 |
| Trabalho escrito |
15,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
30,00 |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Os estudante obtêm frequência da UC com a presença em 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final.
Avaliação teórica (70% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de uma avaliação escrita.
Nota minima da avaliação teórica 10,0 em 20 valores.
Avaliação TP (30% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização acção de promoção de Saúde Oral na Comunidade.
Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0 em 20 valores):
- Fichas de trabalho e avaliação pré-clínica e será valorizada a participação nas aulas teórico -prático –50% do componente teórico-prático.
- Trabalhos de “Promoção de saúde oral” -50% do componente teórico-prático.
A avaliação pré-clinica de procedimentos a serem realizados posteriormete, em contexto clínico, no processo tranversal de aprendizagem será baseada na metodologia OSCE.
Os estudantes terão acesso prévio, publicação na plataforma Moddle, aos critérios que serão usadas nos processos de avaliação quer no contexto pré-clinico, quer no contexto comunitário.
Obrigatoriedade de realização de todos os componentes de avaliação TP independentemente do estatuto do estudante.
Provas e trabalhos especiais
Não está prevista a realização de provas e trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2024/2025.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito e versará as matérias lecionadas nas aulas teóricas e teórico práticas (nota minima 10,0 em 20 valores).