Atividade Clínica V
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O curso visa a formação e o treino de acordo com as normas internacionalmente aceites e devidamente regulamentadas para a especialidade de Odontopediatria.
No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:
- Em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- A continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- A investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- A colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objetivo a saúde infantil.
- A ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- A exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- A atuar como perito em Odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Resultados de aprendizagem e competências
Graduar profissionais em Odontopediatria que:
- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- Sejam competentes para actuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Em suma, esta Unidade Curricular aplica na prática Clínica os conhecimentos obtidos pelos alunos, tratando doentes com diferentes problemas.
A Odontopediatria é uma das áreas de especialidade da Medicina dentária reconhecidas e reguladas a nível europeu. Em Portugal, a obtenção do título de especialista em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas é obrigatoriamente precedida de formação mínima teórico-prática em departamento universitário ou unidade de ensino superior tendo pelo menos 3 anos de duração e com reconhecimento prévio de idoneidade por parte da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
É internacionalmente reconhecida a necessidade de formação especializada nesta unidade curricular da medicina dentária, na medida em que tanto a evidência científica como a experiência clínica demonstram que a aquisição de competências clínicas na área da Odontopediatria exige educação teórica e prática adicional após a conclusão de estudos pré-graduados que cumpram requisitos e critérios específicos.
Durante o curso é dedicada especial atenção ao desenvolvimento de atitude científica e profissional, à interpretação da literatura científica e a catividades de investigação, bem como à apresentação oral e escrita dos resultados de trabalhos clínicos e de investigação.
Para além das matérias teóricas obrigatórias, os alunos participarão ativamente no diagnóstico e tratamento de pacientes infantis com diversos tipos de patologias.
Diagnosticar e tratar ou fazer referência apropriada de condições singulares na dentição primária incluindo também a dentição permanente em desenvolvimento, mas não limitada a:
Perda de dentes e sua relação com o espaço anterior e posterior. Apinhamento temporário ou definitivo e irregularidade dos dentes. Hábitos orais.
Erupção ectópica.
Mordida cruzada anterior/posterior.
Fecho do diastema por uso de aparelhos fixos simples ou removíveis. Diagnosticar a adaptação correta para referir o paciente a um ortodontista. Técnicas usadas para o tratamento ortodôntico de más oclusões.
Plano de Tratamento e- Discussão de Casos Clínicos
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
McDonald, Ralph E.;
Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.;
Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
David, Andrade e Guedes-Pinto; textos escolhidos odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-138-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Acompanhamento dos estudantes durante a prática clínica. Organização do processo de cada paciente em Odontopediatria
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho de campo |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
10,00 |
| Trabalho de campo |
125,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Por favor consultar o regulamento da UP.
Fórmula de cálculo da classificação final
90%- avaliação contínua dos trabalhos práticos
10%- assiduidade