| Código: | MIMD030205 | Sigla: | OOMDP I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina Dentária |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 64 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 | 3 | - | 3 | 45 | 81 |
| NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo | 3 | - | 3 | 45 | 81 |
Os conteúdos programáticos orientam-se no sentido de que no final da UC o estudante seja detentor dos conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam participar ativamente na resolução de casos do âmbito da Odontopediatria. Atitudes a desenvolver numa compreensão dirigida e aprofundada dos aspetos morfofuncionais do aparelho estomatognático, nas suas várias etapas de desenvolvimento.
Pretende-se que o estudante esteja apto a desenvolver estratégias preventivas, num contexto clinico.Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria. Imagiologia em Odontopediatria. Materiais dentários em odontopediatria. Implicações das diferenças entre os dentes temporários e permanentes e das anomalias dentárias de desenvolvimento. Importância do primeiro molar permanente. Particularidades psicológicas da criança. Normas de conduta. Fisiopatologia e terapêutica da cárie-em dentição temporária e permanente; especificidades da terapêutica pulpar. Condutas minimamente invasivas. Particularidades da anestesia, patologia periodontal, cirurgia e patologia oral na criança e adolescente.
Crescimento craniofacial pós-natal. Desenvolvimento, maturação e envelhecimento da oclusão. Fisiopatologia das funções orofaciais. Disfunções, parafunções e hábitos orais. Etiologia geral da má oclusão. Educação, motivação e promoção da saúde oral no paciente odontopediátrico, portador de aparelhos ortodônticos e no Pacientes portadores de necessidades especiais.
As aulas de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital e análogos.
A aprendizagem por estudo de caso apresenta-se particularmente válida (PBL), num contexto pré-clínico de simulação de situações reais de necessidade de promoção de saúde oral e tratamento da patologia; favorece a integração do conhecimento científico com a prática clínica futura, cultiva o raciocínio clínico e permite o desenvolvimento de estratégias de comunicação clínica e de trabalho de equipa.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 36,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Total: | 81,00 |
Teóricas –expositivas
Teórico-práticas - aprendizagem baseada em problemas
Vigora o regime de frequência da UP, vide regulamentos UP e FMDUP.
(75% horas de contacto)
Avaliação contínua
Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal. No entanto, para conhecimento das regras legalmente estipuladas para cada caso, deverão consultar os seguintes regulamentos consoante a situação:
- Decreto-lei 358/70 de 29 de Julho
- Decreto-lei 152/91 de 23 de Abril
- Portaria n.º 947/87 de 10 de Dezembro
- Lei n.º 90/2001 de 20 de Agosto
- Decreto-lei n.º 125/95 de 31 de Maio