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Diagnóstico e Terapêutica II

Código: 1020     Sigla: DTII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 8 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica em medicina dentária, incluindo diagnóstico diferencial e diferentes opções de tratamento.

Disponibilizar aos estudantes informação sobre as metodologias mais adequadas e os meios atualmente disponíveis para elaborar projetos de investigação que envolvam a área do Diagnóstico e/ou da Terapêutica em Medicina Dentária.

Promover capacidade crítica e argumentativa na investigação científica.

Desenvolver capacidade de comunicação científica, na forma escrita e oral.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ser capazes de analisar e compreender o processo de Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Dentária, na sua relação com a investigação científica. 

Espera-se que os estudantes melhorem a sua capacidade argumentativa, assim como o seu pensamento crítico. A capacidade de comunicação científica oral e escrita deve ser igualmente potenciada.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

Módulo 1:“Identificação e exploração de fontes e recursos de informação em Ciências da Saúde”

Módulo 2: “Estudos de Síntese”

Módulo 3: "Escrita Científica"



Bibliografia Obrigatória

Serrano, P; Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2004. ISBN: 972-708-300-5
Lesaffre, E., Feine, J., Leroux, B., Declerck, D.; Statistical and Methodological Aspects of Oral Health Research, 2009
Wang, G.T., Park, K.; Student Research and Report Writing: From Topic Selection to the Complete Paper, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Todos os módulos serão lecionados na tipologia Seminário, em formato interativo, que incluem lecionação de conceitos teóricos, com  exemplificação das diversas tarefas e respetiva atividade prática.

A avaliação será distribuída sem exame final, tendo por base a participação ativa nos seminários e a avaliação dos vários projetos executados durante o semestre.




Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 36,00
Elaboração de projeto 22,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Apresentação dos projetos solicitados pelos docentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua com base na presença nas aulas e participação nos seminários (30%)

Avaliação ponderada dos projetos executados durante o semestre (70%)




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