Diagnóstico e Terapêutica II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica em medicina dentária, incluindo diagnóstico diferencial e diferentes opções de tratamento.
Disponibilizar aos estudantes informação sobre as metodologias mais adequadas e os meios atualmente disponíveis para elaborar projetos de investigação que envolvam a área do Diagnóstico e/ou da Terapêutica em Medicina Dentária.
Promover capacidade crítica e argumentativa na investigação científica.
Desenvolver capacidade de comunicação científica, na forma escrita e oral.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de analisar e compreender o processo de Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Dentária, na sua relação com a investigação científica.
Espera-se que os estudantes melhorem a sua capacidade argumentativa, assim como o seu pensamento crítico. A capacidade de comunicação científica oral e escrita deve ser igualmente potenciada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1:“Identificação e exploração de fontes e recursos de informação em Ciências da Saúde”
Módulo 2: “Estudos de Síntese”
Módulo 3: "Escrita Científica"
Bibliografia Obrigatória
Serrano, P; Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2004. ISBN: 972-708-300-5
Lesaffre, E., Feine, J., Leroux, B., Declerck, D.; Statistical and Methodological Aspects of Oral Health Research, 2009
Wang, G.T., Park, K.; Student Research and Report Writing: From Topic Selection to the Complete Paper, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Todos os módulos serão lecionados na tipologia Seminário, em formato interativo, que incluem lecionação de conceitos teóricos, com exemplificação das diversas tarefas e respetiva atividade prática.
A avaliação será distribuída sem exame final, tendo por base a participação ativa nos seminários e a avaliação dos vários projetos executados durante o semestre.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
36,00 |
| Elaboração de projeto |
22,00 |
| Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Apresentação dos projetos solicitados pelos docentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua com base na presença nas aulas e participação nos seminários (30%)
Avaliação ponderada dos projetos executados durante o semestre (70%)