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Genética orofacial

Código: EORTO 21     Sigla: GENORO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 1 9 27
Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 2 - 1 9 27

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar competências que permitam a identificação e reconhecimento de características genéticas e/ou dos seus padrões de hereditariedade normais, variantes da normalidade e patológicas crânio e orofaciais.  

 

Fornecer conhecimentos que possibilitem a identificação das principais síndromes genéticas com manifestações orofaciais, bem como o conhecimento sobre as mais atuais ferramentas de diagnóstico utilizadas em Genética.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Administrar competências aos futuros pós-graduados em Ortodontia para adquirirem capacidades de:

 

- identificar alterações genéticas e/ou hereditárias,

- reconhecer as principais Síndromas com manifestações Cranio ou Orofaciais,

- compreensão acerca das diversas ferramentas de diagnóstico disponíveis atualmente em Genética,

- interpretar os resultados de testes genéticos prescritos aos seus pacientes e serem capazes de compreender as suas implicações clínicas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Genética Aplicada.
Patologia genética, mutações e polimorfismos.

A Face  - parametros de normalidade e de doenças genéticas. 

Anomalias que podem ser observadas nas estruturas craniofaciais e orofaciais.

Abordagem sistematizada para a observação de defeitos congénitos e/ou genéticos. 
Diagnóstico precoce, prevenção e/ou intercepção de malformações congénitas e/ou alterações genéticas – no período pré-natal e pós natal.
Diagnóstico precoce, prevenção e/ou intercepção de malformações congénitas e/ou alterações genéticas – período 0-3.
Alterações craniofaciais, genes e fenótipo. Síndromes com expressão craniofacial e orofacial. 

Testes genéticos. 

Tecnologia molecular aplicada ao diagnóstico, prognóstico e avaliação do risco.

NSG – e outras novidaes em Genética.

Bibliografia Obrigatória

Strachan T. Read AP; Human molecular genetics - Concepts and Applications. , 2009
Lewis Ricki; Human genetics
Gorlin RJ, Cohen MM JR, Levin LS, ed. ; Syndromes of the Head and Neck., 1990
Buyse ML, MD et al., ed. ; Birth Defects Encyclopedia.
Laskaris George; Color atlas of oral diseases in children and adolescents. ISBN: 0-86577-789-6
 Scully C, Welbury R, Flaitz C, Paes de Almeida O, ed. ; Orofacial health et disease in children and adolescents., 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários presenciais interativos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 10,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 8,00
Total: 28,00

Obtenção de frequência

Vigora o regime geral de obtenção de frequência do Curso de Pós-graduação em Ortodontia da Universidade do Porto.

Na Unidade Curricular de Genética Orofacial para além da presença nos seminários, é exigido a apresentação de tema, definido pelo corpo docente, em formato de apresentação oral/poster, passiveis de submissão em Congresso ou Revista para apresentação ou publicação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Seminários (75%) + Resultado Trabalho (25%).

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