| Código: | MD3505 | Sigla: | MDPC I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina Dentária |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 78 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 3 | - | 3 | 45 | 81 |
Os estudantes deverão desenvolver conhecimentos, competências e capacidades no âmbito da medicina dentária preventiva , saúde pública e saúde pública comunitária, para compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais e serem capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clinico e num contexto comunitário.
Espera-se no final do semestre que os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em regime clinico e em contexto comunitário.
Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências de planear e desenvolver ações de Promoção de Saúde Oral Comunitária.
Os conteúdos programáticos possibilitam o cumprimento dos objectivos e aferição dos resultados de aprendizagem, porquanto possibilitam ao estudante adquirir conceitos básicos de medicina dentária preventiva e saúde oral comunitária, permitindo deste modo , adquirir competências que permitam implementar medidas preventivas em regime clinico e em contexto comunitário.
Introdução aos conceitos de Saúde Pública Oral; Definição de saúde oral; Determinantes de saúde oral.
Prevenção e saúde oral comunitária; Tendências em saúde Oral.
Medição da Saúde e Doença Oral.
Educação para a saúde oral.
Prevenção e promoção de Saúde Oral em contexto comunitário e clinico.
Estratégias de prevenção e controlo das doenças orais.
Métodos de controlo da placa bacteriana.
Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.
Selantes de fissuras.
Dieta, nutrição num contexto de saúde oral.
Prevenção do trauma oral.
Programas de Saúde Oral Nacional e Europeus
Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo:
Grávida; Criança; Adolescentes; Adulto; Idosos; População medicamente comprometida; População portadora de necessidades especiais.
Aulas Teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP) nas quais estudantes são convidados a participar em actividades relacionadas com vários aspectos práticos dos diversos métodos quer de investigação epidemiológica ( p. ex. levantamento e recolha de dados) quer de aplicação clínica e comunitária da Medicina Dentária Preventiva (p. ex. selantes de fissura; determinação do pH salivar).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 32,00 |
| Teste | 60,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 8,00 |
| Total: | 100,00 |
Assiduidade requerida legalmente (mínimo de 75% do tempo de contacto no contexto teórico -prático e a obtenção de nota mínima (10/20 valores) em cada um dos componentes de avaliação ( avaliação teórica e teórico prática).
Nota final minima 10 em 20 valores.
Avaliação teórica (60% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê de pelo menos um teste escrito.
Nota minima da avliação teórica 10/20.
Avaliação TP - 40% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho (máximo de 4), apresentação de um trabalho (oral e escrita) a realizar em grupos constituídos por 2 a 3 elementos .
Obrigatoriedade de realização de todos os componentes de avaliaçãoTP.
Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10/20 valores):
Fichas de trabalho – 20% do componente teórico-prático
Trabalho de “Promoção de saúde oral” (apresentação oral e escrita) – 80 % do componente teórico-prático.
Cálculo da classificação final:
Classificação final = Avaliação teórica (máximo 12 valores) + avaliação teórico-prática (máximo 8 valores)
-----------------------------------------------------------------------------------
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2017/2018.