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Diagnóstico e Terapêutica I

Código: 1001     Sigla: DTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 6 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Disciplina dirigida a estudantes do primeiro ano –3º ciclo.

Desenvolvimento de competências de diagnóstico e da integração nas terapêuticas interdisciplinares.

Valorização da casuística clínica para criação de bancos de dados para futura utilização no âmbito da pesquisa científica.

Consciencialização para a visão holística nos processos de diagnóstico e terapêutica.  

Motivação do interesse pela carreira académica.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacitação do estudante para o exercício adequado de desenvolvimento de competências de diagnóstico e de integração em terapêuticas interdisciplinares, com principal enfase na obtenção de estratégias para uso em investigação. 

Competência em incorporar na prática clínica e/ou académica das capacidade de comunicação e resolução de problemas abrangentes e interpares.

Aptidão para a utilização sistemática de raciocínios essenciais para a moderna filosofia da abordagem holística e humanista dos pacientes sem omitir a devida valorização das ferramentas elevado tecnológico em permanente atualização.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa

Pesquisa clínica.

Tratamento interdisciplinar em Medicina Dentária.

Abordagem diagnóstica e terapêutica em casos inter-disciplinares.

Bibliografia Obrigatória

KEIM R.G.; THE EDITOR'S CORNER The Art of Interdisciplinary Teamwork, JCO, VOLUME 47: NUMBER 9 : PAGE 513 : Sep :, 2013
KEIM R.G; THE EDITOR'S CORNER The Symphony of Interdisciplinary Care , JCO VOLUME 44 : NUMBER 10 : PAGE 581 : Oct : , 2010
Ordem dos Médicos Dentistas; Tabela de Códigos e Nomenclatura da Ordem dos Médicos Dentistas
Ordem dos Médicos Dentistas; Código Deontológico

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrem em ambiente de seminário interativo com apresentação de temas relevantes e de casos clínicos interdisciplinares.

Seminários e orientação tutorial no planeamento clínico.
Avaliação distribuída com dois testes – a meio e no final do semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento para o 3º ciclo UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distrinbuída por dois testes - a meio e no final do semestre, com ponderação igual. Nota final= 50%+50%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento para o 3º ciclo UP.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento para o 3º ciclo UP.
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