Diagnóstico e Terapêutica I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Disciplina dirigida a estudantes do primeiro ano –3º ciclo.
Desenvolvimento de competências de diagnóstico e da integração nas terapêuticas interdisciplinares.
Valorização da casuística clínica para criação de bancos de dados para futura utilização no âmbito da pesquisa científica.
Consciencialização para a visão holística nos processos de diagnóstico e terapêutica.
Motivação do interesse pela carreira académica.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacitação do estudante para o exercício adequado de desenvolvimento de competências de diagnóstico e de integração em terapêuticas interdisciplinares, com principal enfase na obtenção de estratégias para uso em investigação.
Competência em incorporar na prática clínica e/ou académica das capacidade de comunicação e resolução de problemas abrangentes e interpares.
Aptidão para a utilização sistemática de raciocínios essenciais para a moderna filosofia da abordagem holística e humanista dos pacientes sem omitir a devida valorização das ferramentas elevado tecnológico em permanente atualização.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
Pesquisa clínica.
Tratamento interdisciplinar em Medicina Dentária.
Abordagem diagnóstica e terapêutica em casos inter-disciplinares.
Bibliografia Obrigatória
KEIM R.G.; THE EDITOR'S CORNER The Art of Interdisciplinary Teamwork, JCO, VOLUME 47: NUMBER 9 : PAGE 513 : Sep :, 2013
KEIM R.G; THE EDITOR'S CORNER The Symphony of Interdisciplinary Care , JCO VOLUME 44 : NUMBER 10 : PAGE 581 : Oct : , 2010
Ordem dos Médicos Dentistas; Tabela de Códigos e Nomenclatura da Ordem dos Médicos Dentistas
Ordem dos Médicos Dentistas; Código Deontológico
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrem em ambiente de seminário interativo com apresentação de temas relevantes e de casos clínicos interdisciplinares.
Seminários e orientação tutorial no planeamento clínico.
Avaliação distribuída com dois testes – a meio e no final do semestre.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
50,00 |
| Participação presencial |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento para o 3º ciclo UP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distrinbuída por dois testes - a meio e no final do semestre, com ponderação igual. Nota final= 50%+50%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento para o 3º ciclo UP.
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento para o 3º ciclo UP.