| Código: | MD2308 | Sigla: | P I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia Clínica |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=171 |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 49 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 3 | 45 | 81 |
A Disciplina de Psicologia I tem como primeiro objetivo Introduzir a área científica da Psicologia, apresentando os principais conteúdos, modelos e questões da Psicologia e, numa perspetiva interdisciplinar, identificar os possíveis interfaces com a Medicina Dentária.
Tem depois como grande objetivo promover uma visão abrangente do ser humano enquanto ser bio-psico-social e em constante desenvolvimento ao longo de todo o ciclo de vida.
Finalmente, sendo a Medicina Dentária uma área de prestação de cuidados ao outro, interessa promover nos futuros médicos dentistas o desenvolvimento de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal.
Espera-se que, no âmbito desta disciplina, o aluno seja capaz de:
- conhecer o objeto e o método da Psicologia;
- identificar a relação que existe entre a Psicologia e Medicina Dentária;
- conhecer as principais estruturas, funções e dinâmicas psicológicas, encarando a pessoa como um todo complexo, numa perspetiva humanista;
- reconhecer que o ser humano está em constante desenvolvimento, identificando as suas principais etapas e as características específicas de cada uma;
- conhecer e utilizar as principais competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, tanto de uma forma espontânea e natural nas várias situações do dia-a-dia, como deliberada e intencionalmente em situações específicas.
Como resultado das aprendizagens, espera-se que os alunos:
- adquiram o corpo de conhecimentos teórico-práticos relacionados com o domínio científico da Psicologia;
- adquiram as competências anteriormente descritas;
- produzam reflexões teóricas e teórico-práticas sobre os conteúdos expostos nas aulas;
- definam e ensaiem estratégias para gerir as relações interpessoais;
- participem ativamente nas atividades de role-playing e respetiva reflexão crítica, perspetivando os vários contextos e situações relacionais em que o aluno se possa envolver.
Unidade 1 – A Psicologia como Ciência
1.1. Definição, método e objeto
1.2. Relação com a Medicina Dentária
1.3. Os Princípios de uma Ciência Desenvolvimental Aplicada
Unidade 2 – Estruturas, Funções e Dinâmicas Psicológicas
2.1. Perceção
2.2. Memória
2.3. Aprendizagem
2.4. Inteligência
2.5. Emoção
2.6. Personalidade
2.7. Motivação
2.8. Crenças e perceções pessoais
2.9. Perspetiva ecológica do desenvolvimento humano
Unidade 3 - O desenvolvimento Humano
3.1. Ideias chave sobre o desenvolvimento humano
3.2. Dimensões do desenvolvimento Humano
3.3. As principais etapas do desenvolvimento humano
3.3.1. A criança dos 0 aos 3 anos
3.3.2. A criança dos 3 aos 6 anos
3.3.3. A criança dos 6 aos 10 anos
3.3.4. A criança dos 10 aos 13 anos e a adolescência (dos 13 aos 18 anos)
3.3.5. A Idade Adulta e a Terceira Idade
3.4. A anamnese / história clínica
Unidade 4. Comunicação Humana
4.1. Axiomas da Comunicação Humana
4.2. Os estilos de comunicação
4.3. A comunicação não-verbal
4.4. A escuta ativa
4.5. A comunicação verbal
4.6. Competências de Comunicação em Contextos Médicos
4.6.1. Um currículo de competências para a relação médico-paciente
4.6.2. Competências de comunicação e de relacionamento na medicina dentária
Aulas Teóricas
1 hora semanal
Exposição e discussão dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas
1,5 horas semanais
Realização de atividades práticas de aplicação dos conhecimentos (rôle-playing, debates,…)
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Exame | 50,00 | |||
| Participação presencial | 25,00 | |||
| Trabalho escrito | 25,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
A obtenção da frequência implica que o aluno:
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
- realize e entregue os trabalhos solicitados;
- realize o exame de avaliação;
- obtenha a nota mínima de 9,0 valores em cada componente de avaliação (contínua, processual e descontínua, terminal).
De acordo com o “Regulamento da Harmonização do Sistema de Avaliação para as unidades curriculares do Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária”, o cálculo da classificação final será feito da seguinte forma:
45% Contínua, processual - Participação presencial e trabalho escrito;
45% Descontínua, terminal - exame final em época normal
10% Assiduidade
Os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos - finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), e os trabalhadores estudantes, estão dispensados da frequência das aulas. No entanto, deverão realizar a componente contínua processual através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelos docentes. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.