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Psicologia I

Código: MD2308     Sigla: P I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Clínica

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=171
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 49 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 2 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Disciplina de Psicologia I tem como primeiro objetivo Introduzir a área científica da Psicologia, apresentando os principais conteúdos, modelos e questões da Psicologia e, numa perspetiva interdisciplinar, identificar os possíveis interfaces com a Medicina Dentária. 
Tem depois como grande objetivo promover uma visão abrangente do ser humano enquanto ser bio-psico-social e em constante desenvolvimento ao longo de todo o ciclo de vida. 
Finalmente, sendo a Medicina Dentária uma área de prestação de cuidados ao outro, interessa promover nos futuros médicos dentistas o desenvolvimento de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal. 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que, no âmbito desta disciplina, o aluno seja capaz de:

- conhecer o objeto e o método da Psicologia; 

- identificar a relação que existe entre a Psicologia e Medicina Dentária; 

- conhecer as principais estruturas, funções e dinâmicas psicológicas, encarando a pessoa como um todo complexo, numa perspetiva humanista; 

- reconhecer que o ser humano está em constante desenvolvimento, identificando as suas principais etapas e as características específicas de cada uma; 

- conhecer e utilizar as principais competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, tanto de uma forma espontânea e natural nas várias situações do dia-a-dia, como deliberada e intencionalmente em situações específicas. 

Como resultado das aprendizagens, espera-se que os alunos: 

- adquiram o corpo de conhecimentos teórico-práticos relacionados com o domínio científico da Psicologia; 

- adquiram as competências anteriormente descritas; 

- produzam reflexões teóricas e teórico-práticas sobre os conteúdos expostos nas aulas; 

- definam e ensaiem estratégias para gerir as relações interpessoais; 

- participem ativamente nas atividades de role-playing e respetiva reflexão crítica, perspetivando os vários contextos e situações relacionais em que o aluno se possa envolver.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Unidade 1 – A Psicologia como Ciência

1.1. Definição, método e objeto

1.2. Relação com a Medicina Dentária

1.3. Os Princípios de uma Ciência Desenvolvimental Aplicada

 

Unidade 2 – Estruturas, Funções e Dinâmicas Psicológicas

2.1. Perceção

2.2. Memória

2.3. Aprendizagem

2.4. Inteligência

2.5. Emoção 

2.6. Personalidade

2.7. Motivação

2.8. Crenças e perceções pessoais

2.9. Perspetiva ecológica do desenvolvimento humano

 

Unidade 3 - O desenvolvimento Humano

3.1. Ideias chave sobre o desenvolvimento humano

3.2. Dimensões do desenvolvimento Humano

3.3. As principais etapas do desenvolvimento humano

3.3.1. A criança dos 0 aos 3 anos

3.3.2. A criança dos 3 aos 6 anos

3.3.3. A criança dos 6 aos 10 anos

3.3.4. A criança dos 10 aos 13 anos e a adolescência (dos 13 aos 18 anos)

3.3.5. A Idade Adulta e a Terceira Idade

3.4. A anamnese / história clínica

 

Unidade 4. Comunicação Humana

4.1. Axiomas da Comunicação Humana

4.2. Os estilos de comunicação

4.3. A comunicação não-verbal

4.4. A escuta ativa

4.5. A comunicação verbal

4.6. Competências de Comunicação em Contextos Médicos

4.6.1. Um currículo de competências para a relação médico-paciente

4.6.2. Competências de comunicação e de relacionamento na medicina dentária

Bibliografia Obrigatória

Gleitman Henri; Psicologia. ISBN: 978-972-31-1059-3
Dworkin, Samuel F.; Behavioral science and dental practice. ISBN: 0-8016-1484-8
Ridruejo Alonso, P.; Psicología médica. ISBN: 84-486-0143-2
Mostofsky David I.; Behavioral dentistry. ISBN: 978-0-8138-1273-7
Silverman Jonathan; Skills for communicating with patients. ISBN: 978-1-85775-640-1
DeVito Joseph A.; The^interpersonal communication book. ISBN: 978-0-205-62570-3

Bibliografia Complementar

Brennan James F.; History and systems of psychology. ISBN: 978-0-13-048119-X
Custódio Rodrigues; Manual de Psicologia I - O que é e tem sido a Psicologia, Contraponto, 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas
1 hora semanal
Exposição e discussão dos conteúdos programáticos.

Aulas teórico-práticas
1,5 horas semanais
Realização de atividades práticas de aplicação dos conhecimentos (rôle-playing, debates,…)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Exame 50,00
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência implica que o aluno:
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
- realize e entregue os trabalhos solicitados;
- realize o exame de avaliação;
- obtenha a nota mínima de 9,0 valores em cada componente de avaliação (contínua, processual e descontínua, terminal).

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com o “Regulamento da Harmonização do Sistema de Avaliação para as unidades curriculares do Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária”, o cálculo da classificação final será feito da seguinte forma:
45% Contínua, processual - Participação presencial e trabalho escrito; 
45% Descontínua, terminal - exame final em época normal
10% Assiduidade

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos - finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), e os trabalhadores estudantes, estão dispensados da frequência das aulas. No entanto, deverão realizar a componente contínua processual através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelos docentes. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.

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