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Diagnóstico e Terapêutica II

Código: 1020     Sigla: DTII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2012/2013 - 2S (de 01-02-2013 a 31-07-2013)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 11 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da Unidade Curricular de Oclusão e ATM é proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem no diagnóstico dos distúrbios temporomandibulares, bem como no diagnóstico diferencial com outras patologias orofaciais, com sinais e sintomas sobreponíveis.

Os estudantes devem desenvolver competências para, de forma autónoma, poder diagnosticar, na prática clínica, distúrbios temporomandibulares e efectuar diagnósticos diferenciais com outros síndromes orofaciais. Devem adquirir competências para referir o doente a um colega mais habilitado, quando reconhece que os tratamentos necessários excedem as suas capacidades. Devem também ser competentes na elaboração de trabalhos multidisciplinares e na realização de pesquisas científicas.

O objectivo da Componente de Dentisteria da Unidade Curricular de Diagnóstico e Terapêutica II é disponibilizar aos estudantes informação sobre as metodologias mais adequadas e os meios actualmente disponíveis para elaborar projectos de investigação que envolvam a área do Diagnóstico e/ou da Terapêutica em Dentisteria.
Pretende-se que no final da formação os estudantes adquiram competências na construção de metodologias consistentes com a investigação que se desenvolve na área da Dentisteria e na análise das metodologias descritas nos artigos publicados em revistas científicas.

O objetivo da Unidade Curricular de Odontopediatria e Pacientes Especiais é proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica destes grupos particulares de pacientes, incluindo o diagnóstico diferencial e as diferentes opções de tratamento de patologias dento-maxilo-faciais.

Os estudantes devem desenvolver competências para, de forma autónoma, poder diagnosticar, na prática clínica, problemas complexos da criança e do paciente especial, adquirindo competências para referir o doente a um colega mais habilitado, quando reconhece que os tratamentos necessários excedem as suas capacidades. Devem também ser competentes para elaborar trabalhos multidisciplinares, realizar pesquisas científicas, usar as metodologias mais adequadas e os meios atualmente disponíveis para elaborar projetos de investigação e interpretar e analisar as metodologias descritas nos artigos publicados em revistas científicas.

Programa

Diagnóstico dos distúrbios temporomandibulares.
- Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares
- Análise do capitulo da metodologia de artigos de Dentisteria publicados em revistas científicas
- Investigação em Dentisteria do Diagnóstico à Terapêutica
- Técnicas de controlo psicológico em Odontopediatria.
- Análise de metodologias de trabalhos de investigação.
- Investigação em Odontopediatria e em Pacientes com Necessidades Especiais.

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6 (Pag. 126-217)
Fernandes A, Mourato P, Xavier M, Andrade C, Fernandes C, Palha M; Characterization of the somatic evolution of portuguese children with trisomy 21 – preliminary results., Down Syndrome Research & Practice 2001;6(3):134-138, 2001
Moura CP, Vales F, Andrade D, Cunha LM, Barros H, Clemente M; Rapid maxillary expansion and nasal patency of the Down Syndrome Pediatric Population., Otolaryngology – Head and Neck Surgery, August 2004., 2004
Moura CP, Vales F, Andrade D, Cunha LM, Barros H, Pueshel SM, et al; Rapid maxillary expansion and nasal patency in children with Down syndrome., Rhinology. 2005 Jun;43(2):138-42, 2005
Moura C, Andrade D, Cunha L, Cunha M, Clemente M, Pueshel SM; Down syndrome: Rapid Maxillary Expansion and ENT Evolution., Otolaryngology - Head and Neck Surgery 2006; 135(2):261, 2006
Moura C, Andrade D, Cunha LM, Tavares MJ, Cunha MJ, Pueshel SM, et al; Down syndrome: otolaryngological effects of rapid maxillary expansion., The Journal of Laryngology & Otology Cambridge University Press 2008; 122:1318-1324, 2008
Andrade C, Tavares P, Rebelo P, Palha M, Tavares M; Placa modificada para tratamento de hipotonia oro-muscular em crianças com idade compreendida entre os 2 meses e os 2 anos., Ortodontia 1998;3(2):111-117, 1998
Fernandes A, Mourato P, Xavier M, Andrade C, Fernandes C, Palha M; Caracterização da evolução somática de crianças portuguesas com trissomia 21 – resultados preliminares. -, Acta Pediatr Port 1998;29:261-8, 1998
Andrade C, Costa R, Macedo P, Rebelo P; Hospital para atendimento de pacientes com necessidades especiais – um sonho ou uma realidade?, Boletim T21 2002;8, 2002
Moura CP, Silveira H, Andrade D, Palha M, Clemente MP; Trissomia 21 – Perspectiva Otorrinolaringológica., ISSN 0871-3413. ArquiMed, 2004:61-65, 2004
Paula Vaz, João Paulo Dias, Paula Macedo, David Andrade, M.ª Purificação Tavares; Síndrome Moebius-Poland – Caso Clínico., Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina dentária e Cirurgia Maxilofacial Volume 47 – N.3 – Julho/Setembro , 2006
Macho V, Seabra M, Pinto A, Soares D, Andrade C; Alterações craniofaciais e particularidades orais na Trissomia , Acta Pediatr Port 2008;39(5):190-194, 2008
Viviana Macho, Mariana Seabra, Cristina Areias, Orquídea Ribeiro, Casimiro de Andrade; Comparação dos cuidados de saúde oral numa população com trissomia 21 e seus irmãos., JADA, Vol. 8 – Nº 5, Setembro/Outubro 2008, 2008
Areias C, Macho V, Frias-Bulhosa J, Guimarães H, Andrade C; Saúde Oral em Pediatria., Acta Pediatr Port. 2008; 39(4): 163-70, 2008
Seabra M, Macho V, Pinto A, Soares D, Andrade C; A importância das anomalias dentárias de desenvolvimento., Act Pediatr Port. 2008; 39(5):195-200, 2008
Carlos Estrela; Metodologia Científica, Artes Médicas, 2005. ISBN: 85-7424-046-0

Observações Bibliográficas

Lista completa de Bibliografia em
http://www.paediatric-dentistry.com/others/biblio-DiagTer2.html

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da unidade curricular de Oclusão e ATM distribui-se por aulas teóricas. Estas aulas, com recurso a meios audiovisuais, têm, como finalidade, transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia e despertar a motivação.
O ensino da Componente de Dentisteria da Unidade Curricular de Diagnóstico e Terapêutica II distribui-se através de aulas teorico-práticas com recurso a meios audiovisuais e análise e pesquisa de artigos.
O ensino da unidade curricular de Odontopediatria e Pacientes Especiais tem como base a realização de seminários interativos, com recurso a meios audiovisuais, e têm como finalidade transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia e despertar a motivação. O aluno é estimulado a efetuar a análise e pesquisa de trabalhos de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 38,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A frequência na UC de Oclusão e ATM é obtida por:
- presença em 75% das aulas;
- realização de 1 (um) teste escrito (em data a combinar com os estudantes);

A frequência na Componente de Dentisteria da Unidade Curricular de Diagnóstico e Terapêutica II é obtida por:
- presença em 75% das aulas;
- realização de 1 (um) teste escrito;

A frequência na UC de Odontopediatria e Pacientes Especiais é obtida por:
- presença em 80% das aulas e de acordo com as normas do Conselho Pedagógico da FMDUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação descontínua - 90% (teste escrito)
Assiduidade - 10%
Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Classificação máxima: 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Sem obrigatoriedade, os estudantes podem fazer trabalhos de pesquisa, dentro do plano curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

Prova escrita (50%) + Prova oral (50%)

Observações

Os trabalhos opcionais de pesquisa devem tomar a forma de artigo científico, poster ou comunicação livre.
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