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Anatomia I

Código: MD1101     Sigla: A I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3545
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 134 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 7 108 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Américo dos Santos Afonso Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Teorico-Prática: 1,00
Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 4 8,00
José Manuel Maia Da Costa 8,00
Teorico-Prática Totais 4 4,00
Tiago Emanuel Azenha Rama 1,00
João Paulo Martins Dias 2,00
José Manuel Maia Da Costa 1,00
Prática Totais 4 12,00
Tiago Emanuel Azenha Rama 4,00
João Paulo Martins Dias 4,00
José Manuel Maia Da Costa 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O ensino/aprendizagem da Anatomia é um suporte fundamental para qualquer curso da área médica, sendo essencialmente no início da licenciatura que o desenvolvimento das capacidades de observação e descrição morfológicas encontra terreno mais favorável.
Neste sentido, para que as características do funcionamento normal do organismo possam ser compreendidas e para que os desvios da normalidade possam ser interpretados, é indispensável a aquisição precoce de conhecimentos anatómicos. De igual modo, a linguagem médica tem particularidades terminológicas que têm por base uma nomenclatura anatómica, permitindo a todos os que se dedicam a esta área, compreender e serem compreendidos.

No curso de Medicina Dentária entende o corpo docente da disciplina de Anatomia, que a mesma seja leccionada de forma topográfica, de modo a que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para a sua vida profissional.

OBJECTIVOS

Esta disciplina tem por objectivos:
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos morfo-funcionais dos diferentes aparelhos e sistemas, de modo a que cada aluno obtenha a noção geral da unidade desses componentes para, mais tarde, analisar a integração morfológica e funcional do corpo humano.
- Aprofundar os conhecimentos morfo-funcionais dos componentes da cabeça e pescoço preparando o aluno para as disciplinas profissionalizantes.

Programa

AULAS TEÓRICAS

Abertura do Curso. Introdução ao estudo da Anatomia Humana.
Terminologia e nomenclatura anatómica.
Introdução ao estudo do sistema osteo-articular.
Crânio ósseo (I): Normas frontal, vertical, occipital, lateral e basal.
Crânio ósseo (II): Fossas cranianas anterior, média e posterior.
Face óssea (I): Esqueleto facial superior. Cavidade orbitaria. Fossas nasais e seios paranasais.
Face óssea (II): Maxila e palato ósseo.
Face óssea (III): Mandíbula. Articulação temporomandibular. Osso hióide.
Fossa infratemporal e espaço pterigomandibular. Fossa pterigopalatina.
Introdução ao estudo do sistema muscular.
Músculos superficiais da cabeça.
Músculos da mastigação.
Cavidade oral. Glândulas salivares. Língua. Palato mole. Vascularização e inervação.
Faringe. Deglutição.
Laringe. Glândulas tiróide e paratiróide. Vascularização e inervação. Fonação.
Músculos e fáscias do pescoço. Triângulos do pescoço. Plexo cervical.
Vascularização do pescoço e das regiões superficiais da cabeça.
Introdução ao estudo do sistema nervoso.
Espinal medula. Meninges. Sistema ventrículo-subaracnóideu. Vascularização do encéfalo. Seios venosos da dura-máter. Bolbo e protuberância. 4º ventrículo.
Mesencéfalo. Cerebelo.
Diencéfalo. Telencéfalo.
Órbita. Globo ocular e conteúdo orbitário.
Nervo Olfactivo. Nervo óptico. Nervos oculomotor, troclear e abducente.
Ouvido e nervo vestibulococlear.
Nervo trigémio (V) e nervo facial (VII).
Nervo glossofaríngeo (IX), vago (X), acessório (XI) e hipoglosso (XII)



AULAS TEORICO-PRÁTICAS E PRÁTICAS

Ossos do crânio: Occipital, parietal, frontal, esfenóide e temporal.
Ossos da face: Etmóide, ossos nasais, zigomático, vómer e palatino. Cavidade orbitaria e nasal. Seios paranasais.
Maxila e mandíbula. Articulação temporomandibular. Osso hióide.
Músculos da mastigação.
Fossa infratemporal e espaço pterigomandibular. Fossa pterigopalatina.
Músculos superficiais da cabeça.
Cavidade oral. Glândulas salivares.
Língua. Palato mole. Vascularização e inervação.
Faringe, Laringe. Glândulas tiróide e paratiróide. Vascularização e inervação.
Músculos e fáscias do pescoço. Triângulos do pescoço.
Plexo cervical. Vascularização do pescoço e das regiões superficiais da cabeça.
Espinal medula. Meninges. Sistema ventrículo-subaracnóideu. Vascularização do encéfalo. Seios venosos da duramáter.
Bolbo e protuberância. 4º Ventrículo.
Mesencéfalo. Cerebelo. Diencéfalo. Telencéfalo.
Órbita. Globo ocular e conteúdo orbitário.
Nervo óptico. Nervos oculomotor, troclear e abducente. Nervo Olfactivo.
Ouvido e nervo vestibulococlear.
Nervo trigémio. Nervo facial. Nervos glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso.

Bibliografia Obrigatória

Neil S. Norton; Netter Atlas de Cabeça e Pescoço, Elsevier, 2007. ISBN: 9788535222456
Netter Frank H.; Atlas of human anatomy. ISBN: 1-929007-11-6
Moore, Keith L.; Clinically oriented anatomy. ISBN: 0-7817-3639-0
Johnson D.R.; Anatomy for dental students. ISBN: 0-19-262673-6
Sobotta, Johannes 1869-1945; Sobotta. ISBN: 3-437-41940-4

Bibliografia Complementar

Nolte, John; The human brain. ISBN: 0-323-01320-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas Teóricas: de introdução a grandes temas, de síntese de matérias versadas nas aulas práticas e de explanação de temas de difícil abordagem nas aulas práticas.

- Aulas Teórico-Práticas: de introdução aos temas a abordar nas aulas práticas. Será definido para cada aula um grupo de 2 a 3 alunos que irá efectuar uma apresentação multimédia sobre a matéria definida no programa da disciplina para a respectiva data. O docente responsável por essa aula irá complementar e discutir com a respectiva turma as matérias abordadas.

- Aulas Práticas: estudo, em grupos pequenos, de temas de acessível abordagem prática sobre modelos anatómicos. A auto-aprendizagem desempenha papel fundamental. Os temas abordados devem ser preparados previamente pelos alunos, por forma a obterem o máximo rendimento da observação dos modelos anatómicos.

Software

http://www.visiblebody.com/

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências da Saúde > Ciências Médicas
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A avaliação contínua será efectuada ao longo do período lectivo e está cotada para 2 valores distribuídos da seguinte forma:

- Trabalhos de grupo realizados pelos alunos: 1 valor
- Gincanas práticas: 1 valor

O período de avaliação de cada semestre inclui uma época normal e uma época de recurso. Esta avaliação final abrangerá toda a matéria constante do plano curricular. Cada avaliação incluirá uma prova prática e outra teórica:

- Prova prática: habitualmente denominada de “gincana”. Os alunos deverão identificar sucessivamente as estruturas assinaladas nas peças dos modelos anatómicos, dispondo de 1 minuto para cada conjunto de 2 estruturas. Para obter a classificação de 9 valores, o aluno terá que identificar correctamente 24 das 30 estruturas. Somente serão admitidos à prova escrita os estudantes que obtiverem classificação igual ou superior a 9 valores na prova prática.

- Prova teórica: exame escrito com 60 questões, cotado para 20 valores. As questões serão de escolha múltipla em que apenas uma entre cinco alíneas estará correcta, e resposta curta. Somente será aprovado o aluno que obtiver uma classificação igual ou superior a 9 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Final = prova teórica (x3) + prova prática (x1) / 4 : 16 valores
Avaliação Contínua (AC): 2 valores
Assiduidade (ASS) 2 valores
TOTAL: 20 valores

Fórmula de Cálculo: 0,8*(3T+1P)/4 + AC + ASS

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de trabalhos de revisão, investigação, ou casos clínicos, com acompanhamento no Moodle. Estes trabalhos implicam pesquisa e investigação bibliográfica e são facultativos. Os melhores trabalhos serão apresentados sob a forma de Comunicação Oral ou Poster nas Jornadas de Medicina Dentaria da Universidade do Porto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto de trabalhador estudante, atleta profissional ou dirigente associativo, podem ser avaliados por exame final, fora dos períodos de avaliação normal, de acordo com a lei vigente.

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota é obrigatório fazer um exame com as componentes teórica e prática da disciplina, mantendo-se o mesmo critério de avaliação aplicado à época de recurso.
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